|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Matemática |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática - Par779/17 |
|
PROFESSOR |
Juliano Machado Menegazzo |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Matemática Aplicada |
0-18261 |
8º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Modelos matemáticos aplicados ao ensino fundamental e médio. Modelos matemáticos envolvendo equações diferenciais ordinárias. Dinâmica populacional: modelos discretos; contínuos; multiespecíficos e estabilidade. Modelos matemáticos envolvendo equações diferenciais parciais. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização e abstração dos conhecimentos citados e relacioná-los com a prática e em especial com suas aplicações. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1. Estabelecer relações entre uma simples fórmula matemática e ume evento físico; 2. Escrever e interpretar fisicamente alguns modelos matemáticos simples; 3. Resolver corretamente os modelos estabelecidos mediante métodos analíticos e numéricos; 4. Desenvolver ideias e abstrações envolvendo matemática e realidade; 5. Aplicar corretamente as séries de Fourier na solução de equações diferenciais parciais. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1 . Modelos matemáticos aplicados ao ensino fundamental e médio. |
40 |
|
2 |
2. Modelos matemáticos envolvendo equações diferenciais ordinárias; |
20 |
|
3 |
3. Dinâmica populacional; |
10 |
|
4 |
4. Equações diferenciais não lineares e estabilidade; |
5 |
|
5 |
5. Equações diferenciais parciais e Séries de Fourier. |
5 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
||
|
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual;; SE – Seminário; ; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; . |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
|
OUTRAS |
- |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 1 |
|
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 2 |
|
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2000. 127p ISBN 8572441360. |
|||||||||||
|
2 |
BIEMBENGUT, Maria Salett; SILVA, Viviane Clotilde da; HEIN, Nelson. Ornamentos criatividade: uma alternativa para ensinar geometria plana. Blumenau: FURB, 1996. 107 p. ISBN 85-7114-054-5. |
|||||||||||
|
3 |
DENNIS G. ZILL ; MICHAEL R. CULLEN; MICHAEL R. CULLEN. Matemática avançada para engenharia, v.1. 3. Porto Alegre. PDF. ISBN 9788577804771. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788577804771. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
BOYCE, William. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. 7. ed. São Paulo: LTC, 2002. 416 p. ISBN 852161313-1 |
|||||||||||
|
2 |
SIMONSEN, Mário Henrique. Matemática financeira aplicada: descontos simples, promissórias e duplicatas, juros compostos..... S.L. [19--]. 50 min. 9643 |
|||||||||||
|
3 |
FIGUEIREDO, Djairo Guedes de. Equações diferenciais aplicadas. Rio de Janeiro 2001 ISBN 857028014-9 |
|||||||||||
|
4 |
FIGUEIREDO, Djairo Guedes de. Análise de fourier e equações diferenciais parciais. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed. Impa, 2000. 274 p. (Projeto euclides) ISBN 852440120-6 |
|||||||||||
|
5 |
ARENALES, Marcos et al. Pesquisa operacional: para cursos de engenharia. Rio de Janeiro: Campus, 2007. 524 p. ISBN 9788535214543. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |