|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Matemática |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática - Par779/17 |
|
PROFESSOR |
Neusa Maria Sens de Barros |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
História da Matemática |
0-18260 |
8º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Matemática: na pré-história; na antiguidade; na idade média; moderna e contemporânea. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Propiciar ao acadêmico um contato e aprofundamento com a metodologia de História da Matemática, a fim de aplicar como recurso pedagógico em suas aulas. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Compreender a evolução da matemática desde sua origem até o desenvolvimento do cálculo. - Refletir sobre as concepções que envolvem a história da matemática e a história da humanidade. - Entender a linha do tempo que compõe a história da matemática. - Analisar os sistemas de numeração que já fizeram parte da história humana. - Estudar a história da matemática na antiguidade (Egito, Mesopotâmia, Grécia, Babilônia) - Conhecer a importância da matemática nos vários períodos que dividiu a história da humanidade: Idade média, Renascimento, Idade Moderna e Contemporânea. - Conhecer a evolução da história da Matemática no Brasil. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
A Matemática: Invenção ou descoberta@p0 (reflexão) |
04 |
|
2 |
Origens (pré-história) |
02 |
|
3 |
Na antiguidade: |
10 |
|
4 |
A matemática europeia na idade média |
08 |
|
5 |
A Matemática nos séculos XVI, XVII , XVIII e XIX: |
08 |
|
6 |
A História da Matemática no Brasil. |
08 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 04 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: preparação de material para a Seminário de educação matemática. |
||
|
Estratégias:Aula expositiva e dialogada. Estudos dirigidos. Análise de textos e debates. Pesquisas sobre a história da Matemática. Atividades em duplas e equipes. Seminário. Cartazes e exposição de materiais. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Conhecer e estudar a história da Matemática. Leitura e interpretação e saber aplicar essa metodologia em aulas práticas. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Participação em palestras e eventos promovidos pelo curso. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Integrativa |
1,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Estudo de textos e apresentação em Seminário |
2,3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Atividades em sala de aula |
4,5,6 |
x |
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Prova escrita individual |
1,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
CARL B. BOYER. História da matemática. 1. São Paulo: Blucher, 2012. PDF. ISBN 9788521216117. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788521216117. |
|||||||||||
|
2 |
GUELLI, Oscar. Dando corda na trigonometria. 9. ed. São Paulo: Ática, 2000. v. 6, 64 p. (Contando a história da matemática). ISBN 850804425-9. |
|||||||||||
|
3 |
WILLIAM P. BERLINGHOFF; FERNANDO Q. GOUVÊA; FERNANDO Q. GOUVÊA. A matemática através dos tempos. 1. São Paulo. PDF. ISBN 9788521216278. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788521216278. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
IMENES, Luiz Márcio; LELLIS, Marcelo. Os números na história da civilização. 12 ed.São Paulo: Scipione, 2000. |
|||||||||||
|
2 |
SINGH, Simon. O último teorema de Fermat. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. |
|||||||||||
|
3 |
MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria àngela. História na educação matemática: propostas e desafios. 3. São Paulo: Autêntica, 2019. Recurso on line |
|||||||||||
|
4 |
SILVA, Clovis Pereira da. A matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. 3. São Paulo: Blucher, 2003. Recurso online |
|||||||||||
|
5 |
SOUSA, Alex Rodrigo dos Santos et al. História da Matemática. Porto Alegre: SAGAH, 2021. Recurso online. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |