UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - História da Matemática - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática - Par779/17

PROFESSOR

Neusa Maria Sens de Barros


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

História da Matemática

0-18260

2

40


EMENTA

Matemática: na pré-história; na antiguidade; na idade média; moderna e contemporânea.


OBJETIVO GERAL

Propiciar ao acadêmico um contato e aprofundamento com a metodologia de História da Matemática, a fim de aplicar como recurso pedagógico em suas aulas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a evolução da matemática desde sua origem até o desenvolvimento do cálculo. - Refletir sobre as concepções que envolvem a história da matemática e a história da humanidade. - Entender a linha do tempo que compõe a história da matemática. - Analisar os sistemas de numeração que já fizeram parte da história humana. - Estudar a história da matemática na antiguidade (Egito, Mesopotâmia, Grécia, Babilônia) - Conhecer a importância da matemática nos vários períodos que dividiu a história da humanidade: Idade média, Renascimento, Idade Moderna e Contemporânea. - Conhecer a evolução da história da Matemática no Brasil.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

A Matemática: Invenção ou descoberta@p0 (reflexão)
Textos reflexivos sobre a História da Matemática

04

2

Origens (pré-história)
- O conceito de número
- Tábua cronológica

02

3

Na antiguidade:
- Origens da Matemática – Babilônia, Egito, Grécia.
- Sistemas de Numeração (slides)
- Origens da Geometria
- A Matemática na Grécia – a nova visão da Matemática.
- Thales, Pitágoras, Platão, Euclides, Aristóteles e Arquimedes.

10

4

A matemática europeia na idade média
- Transição para Europa ocidental
- Problemas novos relacionando a matemática e as ciências naturais.
- A Matemática no Renascimento
- Napier e os Logaritmos
- Galileu, Kepler e Cavalieri.

08

5

A Matemática nos séculos XVI, XVII , XVIII e XIX:
- O conceito de diferencial de Leibniz; A era Bernoulli.
- Os fundamentos do Cálculo: A crítica de Berkeley.
- Cálculo das funções (Lagrange)
- D’Alembert, Gauss, Abel e Galois
- O surgimento da Geometria não-euclidiana.
- A passagem do Cálculo para a Análise – o Limite como conceito fundamental (Cauchy).
- A aritmetização da Análise (Weierstrass, Dedekind e Cantor)

08

6

A História da Matemática no Brasil.
- A Matemática no Brasil no período colonial.
- A Matemática no Brasil no Império.
- José Saturnino da Costa Pereira e Joaquim Gomes de Souza.
- A influência de matemáticos oriundos da Europa na matemática brasileira.
- O surgimento da Educação Matemática no Brasil. (Júlio César de Melo e Sousa, Osvald de Souza e outros)
- Um panorama da situação atual da Matemática e a Educação Matemática no Brasil (Artur Ávila e a medalha Fields)

08

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 04 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: preparação de material para a Seminário de educação matemática.


Estratégias:Aula expositiva e dialogada. Estudos dirigidos. Análise de textos e debates. Pesquisas sobre a história da Matemática. Atividades em duplas e equipes. Seminário. Cartazes e exposição de materiais.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecer e estudar a história da Matemática. Leitura e interpretação e saber aplicar essa metodologia em aulas práticas.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

Participação em palestras e eventos promovidos pelo curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1,2,3,4,5,6

x

x

x

2.0

A definir

Estudo de textos e apresentação em Seminário

2,3

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Atividades em sala de aula

4,5,6

x

2

A definir

x

A definir

Prova escrita individual

1,2,3,4,5,6

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CARL B. BOYER. História da matemática. 1. São Paulo: Blucher, 2012. PDF. ISBN 9788521216117. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788521216117.

2

GUELLI, Oscar. Dando corda na trigonometria. 9. ed. São Paulo: Ática, 2000. v. 6, 64 p. (Contando a história da matemática). ISBN 850804425-9.

3

WILLIAM P. BERLINGHOFF; FERNANDO Q. GOUVÊA; FERNANDO Q. GOUVÊA. A matemática através dos tempos. 1. São Paulo. PDF. ISBN 9788521216278. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788521216278.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

IMENES, Luiz Márcio; LELLIS, Marcelo. Os números na história da civilização. 12 ed.São Paulo: Scipione, 2000.

2

SINGH, Simon. O último teorema de Fermat. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

3

MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria àngela. História na educação matemática: propostas e desafios. 3. São Paulo: Autêntica, 2019. Recurso on line

4

SILVA, Clovis Pereira da. A matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. 3. São Paulo: Blucher, 2003. Recurso online

5

SOUSA, Alex Rodrigo dos Santos et al. História da Matemática. Porto Alegre: SAGAH, 2021. Recurso online.

obs:

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