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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Matemática |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática - Par779/17 |
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PROFESSOR |
Marta Aparecida de Lima Machado Calegari |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Gestão de Processos Educacionais |
0-18266 |
8º |
2 |
40 |
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EMENTA |
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Gestão e Organização da Educação. Teorias da Administração e da Gestão Educacional. Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico. |
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OBJETIVO GERAL |
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Instrumentalizar os futuros professores para compreender os principais aspectos da gestão democrática, bem como para atuar na gestão de processos educativos, que compreendem diferentes dimensões e espaços: escolares, sistemas educacionais formais e não formais e empresariais. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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- Analisar a gestão escolar a partir do contexto social, histórico e político contemporâneo, considerando os diferentes planos, programas e ações da política educacional brasileira. - Desenvolver reflexões sobre o papel da gestão no âmbito da organização do processo educativo. Compreender os aspectos políticos da gestão, numa dimensão democrática e participativa. - Identificar os conceitos das teorias da administração e da gestão educacional. - Analisar conceitos relacionados às teorias da gestão educacional - Desenvolver práticas inovadoras numa perspectiva crítica. - Compreender a função social, política e pedagógica do Projeto Político Pedagógico. - Conceituar e caracterizar a avaliação institucional interna e externa. - Compreender os limites e possibilidades da avaliação institucional na gestão do projeto pedagógico da escola. - Aplicar conhecimentos teóricos e práticos no planejamento de processos educacionais. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Gestão e organização da educação A escola na sociedade contemporânea. Formação do |
14 |
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2 |
Teorias da administração e da gestão educacional Teorias da administração. Perspectivas de |
12 |
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undefined |
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TOTAL DE HORAS |
26 h |
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Estratégias: |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliação com intencionalidade formativa, em processo |
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HABILIDADES |
Capacidade de desenvolver pensamento crítico reflexivo à partir das contribuições teóricas e a realidade. |
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ATITUDES |
Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1, 2, 3 |
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2.0 |
20/11/2025 |
x |
A definir |
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Participação nas aulas, questões das aulas |
1, 2, 3 |
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2.0 |
27/11/2025 |
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Trabalho em Grupo |
1, 2, 3 |
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25/09/2025 |
x |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. 408 p. ISBN 85-249-0944-7. |
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2 |
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez Editora, 1986. 175 p. |
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3 |
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 17.ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2004. 192 p. (Magistério Formação E Trabalho Pedagógico) ISBN 8530803701 |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
HARDT, Lúcia Schneider (org.). Coordenação pedagógica: (per)formações e cartografias. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015. ISBN 9788587103840. |
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2 |
VIVIANE KLAUS. Gestão & Educação. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. PDF. ISBN 9788551300619. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788551300619. |
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3 |
SILVA, Kátia Aparecida Rodrigues da; CAMARGO, Arleide Wolff. Gestão democrática educacional: novos olhares, novas abordagens. Urubici, 2005. 35 p. |
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4 |
VITOR HENRIQUE PARO. Diretor escolar: educador ou gerente@p0 v.56. (Coleção questões da nossa época). 1. São Paulo: Cortez, 2015. PDF. ISBN 9788524923845. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524923845. |
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5 |
MORGANA DOMÊNICA HATTGE.; MAURA CORCINI LOPES. Inclusão escolar: Conjunto de práticas que governam. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. E-Book. ISBN 9786586040265. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786586040265. |
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6 |
LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. |
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7 |
SOUSA, José Vieira. Teorias administrativas. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. p. 47-62. |
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8 |
FREITAS, Luiz Carlos de et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 7. ed., 2. reimp. Petrópolis: Vozes, 2017. |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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