UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Gestão de Processos Educacionais - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática - Par779/17

PROFESSOR

Marta Aparecida de Lima Machado Calegari


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão de Processos Educacionais

0-18266

2

40


EMENTA

Gestão e Organização da Educação. Teorias da Administração e da Gestão Educacional. Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico.


OBJETIVO GERAL

Instrumentalizar os futuros professores para compreender os principais aspectos da gestão democrática, bem como para atuar na gestão de processos educativos, que compreendem diferentes dimensões e espaços: escolares, sistemas educacionais formais e não formais e empresariais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar a gestão escolar a partir do contexto social, histórico e político contemporâneo, considerando os diferentes planos, programas e ações da política educacional brasileira. - Desenvolver reflexões sobre o papel da gestão no âmbito da organização do processo educativo. Compreender os aspectos políticos da gestão, numa dimensão democrática e participativa. - Identificar os conceitos das teorias da administração e da gestão educacional. - Analisar conceitos relacionados às teorias da gestão educacional - Desenvolver práticas inovadoras numa perspectiva crítica. - Compreender a função social, política e pedagógica do Projeto Político Pedagógico. - Conceituar e caracterizar a avaliação institucional interna e externa. - Compreender os limites e possibilidades da avaliação institucional na gestão do projeto pedagógico da escola. - Aplicar conhecimentos teóricos e práticos no planejamento de processos educacionais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Gestão e organização da educação A escola na sociedade contemporânea. Formação do
diretor escolar. A estrutura da escola e a educação. Gestão escolar e autonomia.

14

2

Teorias da administração e da gestão educacional Teorias da administração. Perspectivas de
gestão educacional. Análise de conceitos: aprendizagem, empreendedorismo,
neoliberalismo. Teorias da gestão educacional: inovação, gerencialismo.

12

undefined

 

TOTAL DE HORAS

26 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação com intencionalidade formativa, em processo

HABILIDADES

Capacidade de desenvolver pensamento crítico reflexivo à partir das contribuições teóricas e a realidade.

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1, 2, 3

2.0

20/11/2025

x

A definir

Participação nas aulas, questões das aulas

1, 2, 3

2.0

27/11/2025

Trabalho em Grupo

1, 2, 3

25/09/2025

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. 408 p. ISBN 85-249-0944-7.

2

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez Editora, 1986. 175 p.

3

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 17.ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2004. 192 p. (Magistério Formação E Trabalho Pedagógico) ISBN 8530803701


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

HARDT, Lúcia Schneider (org.). Coordenação pedagógica: (per)formações e cartografias. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015. ISBN 9788587103840.

2

VIVIANE KLAUS. Gestão & Educação. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. PDF. ISBN 9788551300619. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788551300619.

3

SILVA, Kátia Aparecida Rodrigues da; CAMARGO, Arleide Wolff. Gestão democrática educacional: novos olhares, novas abordagens. Urubici, 2005. 35 p.

4

VITOR HENRIQUE PARO. Diretor escolar: educador ou gerente@p0 v.56. (Coleção questões da nossa época). 1. São Paulo: Cortez, 2015. PDF. ISBN 9788524923845. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524923845.

5

MORGANA DOMÊNICA HATTGE.; MAURA CORCINI LOPES. Inclusão escolar: Conjunto de práticas que governam. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. E-Book. ISBN 9786586040265. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786586040265.

6

LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

7

SOUSA, José Vieira. Teorias administrativas. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. p. 47-62.

8

FREITAS, Luiz Carlos de et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 7. ed., 2. reimp. Petrópolis: Vozes, 2017.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática