|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Matemática |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática - Par779/17 |
|
PROFESSOR |
Neusa Maria Sens de Barros, RODRIGO BRANCO |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Estágio Curricular Obrigatório |
0-18263 |
8º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Elaboração de relatório final. Preparação e devolução do estágio curricular obrigatório |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Preparar o profissional da educação, na área da matemática visando à prática pedagógica, teoricamente fundamentado, historicamente comprometido. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Orientar a escrita do relatório final de estágio com agendamento individual e/ou equipe. - Acompanhar e/ou orientar a devolutiva nas escolas do estágio; - Atuar no campo de estágio, promovendo o encerramento das atividades; - Oportunizar aprofundamento teórico metodológico através da pesquisa e extensão na perspectiva da melhoria do ensino da matemática; |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
-Apresentar o modelo de relatório adotado pelo curso de Matemática para o relatório final. |
20 |
|
2 |
Orientação individual na construção do relatório final conforme cronograma: |
20 |
|
3 |
- Preparação de material para a devolução no campo de estágio e no Seminário em Educação Matemática. |
20 |
|
4 |
- Preparação do Seminário de devolução dos relatórios de estágio. |
20 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Atividades de pesquisa relacionado a coleta de dados |
||
|
Estratégias:-Aula expositiva e dialogada - Seminário - Orientação individual na construção do relatório -Trabalho em grupo - Estudo individual - Estudo dirigido - Trocas de experiências |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
A avaliação do ensino e da aprendizagem será processual a partir da análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora. Será considerado ainda o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil tanto para os espaços formais quanto para os não formais. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Capacidade de desenvolvimento das atividades propostas e qualidade dos trabalhos. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação, envolvimento, disciplina, assiduidade, respeito, ordem, interação e trabalho em equipe. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Participação em palestras e eventos promovidos pelo curso. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
31/10/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 01 |
Todas |
x |
x |
x |
3 |
15/11/2025 |
x |
30/09/2025 |
||||
|
Avaliação 02 |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
17/10/2025 |
x |
18/10/2025 |
||||
|
Avaliação 03 |
Todas |
x |
x |
x |
3 |
01/11/2025 |
x |
06/12/2025 |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2000. 127p ISBN 8572441360. |
|||||||||||
|
2 |
DIEZ, Carmen Lucia Fornari; HORN, Geraldo Balduino. Orientações para elaboração de projetos e monografias. Petrópolis: Vozes, 2005. 122 p. ISBN 853263091. |
|||||||||||
|
3 |
FREITAS, Helena Costa Lopes. O trabalho como princípio articulador da prática de ensino e nos estágios. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1996. 248 p. (Coleção Magistério. Formação E Trabalho Pedagógico) 10021 ISBN 853080394-9 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), |
|||||||||||
|
2 |
D`AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 3. ed. Campinas: Summus, 1986. 115 p. ISBN 85-323-0250-5. |
|||||||||||
|
3 |
BIANCHINI, Fernanda Aparecida Morais. A formação dos professores: realidade e perspectivas. Lages: Ed. do Autor, 2000. 37 p. |
|||||||||||
|
4 |
SONIA BARBOSA CAMARGO IGLIORI. Compreender o Trabalho dos Professores Brasileiros do Ensino Básico: Uma Abordagem pelos Recursos. 1. São Paulo: Blucher, 2021. PDF. ISBN 9786555500813. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555500813. |
|||||||||||
|
5 |
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2012. 224 p. ISBN 9788524915789. |
|||||||||||
|
obs:Outras |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |