UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Estágio Curricular Obrigatório - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática - Par779/17

PROFESSOR

Neusa Maria Sens de Barros, RODRIGO BRANCO


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório

0-18263

4

80


EMENTA

Elaboração de relatório final. Preparação e devolução do estágio curricular obrigatório


OBJETIVO GERAL

Preparar o profissional da educação, na área da matemática visando à prática pedagógica, teoricamente fundamentado, historicamente comprometido.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Orientar a escrita do relatório final de estágio com agendamento individual e/ou equipe. - Acompanhar e/ou orientar a devolutiva nas escolas do estágio; - Atuar no campo de estágio, promovendo o encerramento das atividades; - Oportunizar aprofundamento teórico metodológico através da pesquisa e extensão na perspectiva da melhoria do ensino da matemática;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

-Apresentar o modelo de relatório adotado pelo curso de Matemática para o relatório final.
-Atendimentos individuais a fim de organizar as informações coletadas nos campos de estágio do Ensino Fundamental e Médio.

20

2

Orientação individual na construção do relatório final conforme cronograma:
- Rever itens do projeto (objetivos, justificativa, metodologia, referencial teórica e referências bibliográficas)
- Correção ortográfica e do texto
- Anexos e apêndices (planos de aula, gráficos, fichas de presença e de avaliação)

20

3

- Preparação de material para a devolução no campo de estágio e no Seminário em Educação Matemática.
- Acompanhar os alunos e equipes na devolução no campo de estágio.

20

4

- Preparação do Seminário de devolução dos relatórios de estágio.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Atividades de pesquisa relacionado a coleta de dados


Estratégias:-Aula expositiva e dialogada - Seminário - Orientação individual na construção do relatório -Trabalho em grupo - Estudo individual - Estudo dirigido - Trocas de experiências


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação do ensino e da aprendizagem será processual a partir da análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora. Será considerado ainda o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil tanto para os espaços formais quanto para os não formais.

HABILIDADES

Capacidade de desenvolvimento das atividades propostas e qualidade dos trabalhos.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação, envolvimento, disciplina, assiduidade, respeito, ordem, interação e trabalho em equipe.

OUTRAS

Participação em palestras e eventos promovidos pelo curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

Todas

x

x

x

2

31/10/2025

Avaliação 01

Todas

x

x

x

3

15/11/2025

x

30/09/2025

Avaliação 02

Todas

x

x

x

2

17/10/2025

x

18/10/2025

Avaliação 03

Todas

x

x

x

3

01/11/2025

x

06/12/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2000. 127p ISBN 8572441360.

2

DIEZ, Carmen Lucia Fornari; HORN, Geraldo Balduino. Orientações para elaboração de projetos e monografias. Petrópolis: Vozes, 2005. 122 p. ISBN 853263091.

3

FREITAS, Helena Costa Lopes. O trabalho como princípio articulador da prática de ensino e nos estágios. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1996. 248 p. (Coleção Magistério. Formação E Trabalho Pedagógico) 10021 ISBN 853080394-9


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC),

2

D`AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 3. ed. Campinas: Summus, 1986. 115 p. ISBN 85-323-0250-5.

3

BIANCHINI, Fernanda Aparecida Morais. A formação dos professores: realidade e perspectivas. Lages: Ed. do Autor, 2000. 37 p.

4

SONIA BARBOSA CAMARGO IGLIORI. Compreender o Trabalho dos Professores Brasileiros do Ensino Básico: Uma Abordagem pelos Recursos. 1. São Paulo: Blucher, 2021. PDF. ISBN 9786555500813. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555500813.

5

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2012. 224 p. ISBN 9788524915789.

obs:Outras

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