|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Matemática |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática - Par779/17 |
|
PROFESSOR |
Silvia Aparecida Correa e Correa Moreira |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Análise Matemática II |
0-18262 |
8º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Modelos matemáticos aplicados ao ensino fundamental e médio. Modelos matemáticos envolvendo equações diferenciais ordinárias. Dinâmica populacional: modelos discretos; contínuos; multiespecíficos e estabilidade. Modelos matemáticos envolvendo equações diferenciais parciais. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver no acadêmico as habilidades que permitam compreender a ciência, resolvendo problemas com capacidades de compreender, sistematizar e abstrair conhecimentos, conceitos e teoremas elencados na ementa e relativos à disciplina. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1. Entender, estudar e analisar a estrutura dos conteúdos apresentados; 2. Aprimorar conhecimentos e habilidades do formalismo matemático, especialmente no uso de teoremas e na realização de demonstrações de proposições, tanto por indução quanto por contradição. 3. Consolidar o fundamento matemático dos acadêmicos; 4. Possibilitar a capacidade do pensamento com rigor matemático. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1.Revisão conceitos básicos |
08 |
|
2 |
2.Conjuntos Compactos |
08 |
|
3 |
Avaliação 01 |
04 |
|
4 |
3. Conjuntos Conexos |
08 |
|
5 |
4. Espaços Topológicos |
08 |
|
6 |
Avaliação 02 |
04 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
||
|
Estratégias:Aula expositiva. Listas de exercícios. Estudos de caso. Avaliação individual. Atividades em grupo. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Avaliações individuais e Avaliação integrativa |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 01 |
1 e 2 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 02 |
4 e 5 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Atividades da disciplina |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
LIMA, Elon Lages. Espaços métricos. 3. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 1993. 299 p. (Projetos euclides). |
|||||||||||
|
2 |
LIMA, Elon Lages. Análise real. 6. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2002. v.1, 189 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 8524401169. |
|||||||||||
|
3 |
D`AMBROSIO, Ubiratan. Métodos de topologia. Blumenau: Ed. da FURB, 1994. 119 p. ISBN 85-7114-033-2. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
PAULO OSWALDO BOAVENTURA NETTO & SAMUEL JURKIEWICZ. Grafos: Introdução e Prática. Edgard Blucher 2009 ISBN 9788521204732 |
|||||||||||
|
2 |
LIMA, Elon Lages. Elementos de topologia geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/a Indústria e Comércio, 1970. 299 p. 7820 |
|||||||||||
|
3 |
LIPSCHUTZ, Seymour. Topologia geral. São Paulo: McGraw-Hill Medical, 1973. 301 p. (Coleção schaum). |
|||||||||||
|
4 |
DOMINGUES, Hygino H. Espaços métricos e introdução a topologia. São Paulo: Atual, 1982. 184 p. |
|||||||||||
|
5 |
LEITHOLD, Louis. O cálculo com geometria analítica. 2.ed. São Paulo: Não Cadastrada, c.1982. 526 p. 5545 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |