|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Matemática |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
|
PROFESSOR |
Silvia Aparecida Correa e Correa Moreira |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Estatística |
0-19993 |
4º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Estatística descritiva. Tabelas e gráficos. Medidas de tendência central, medidas de dispersão. Assimetria e curtose. Noções de probabilidade. Correlação e regressão. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construindo um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Familiarizar o estudante com termos, convenções e técnicas empregados na Estatística; - Identificar as formas de apresentação dos dados e definir seu emprego de acordo com os dados disponíveis; - Conhecer o significado e a utilização das medidas de estatística descritiva; - Aplicar a estatística relacionada às medidas de tendência central e de dispersão; - Exercitar as técnicas de cálculo de probabilidade; - Desenvolver a capacidade de sistematização e interpretação de resultados numéricos. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA |
04 |
|
2 |
TABELAS E GRÁFICOS |
04 |
|
3 |
DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS E MEDIDAS DESCRITIVAS |
28 |
|
4 |
Atividade Avaliativa |
08 |
|
5 |
NOÇÕES DE PROBABILIDADE |
16 |
|
6 |
Atividade Avaliativa |
04 |
|
7 |
CORRELAÇÃO E REGRESSÃO |
14 |
|
8 |
Atividade Avaliativa |
02 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
||
|
Estratégias:*Descrição das Estratégias: ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Avaliações individuais e Avaliação integrativa |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 01 |
01, 02 e 03 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 02 |
05 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 03 |
07 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação integrativa |
Avaliação integrativa |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Trabalhos da disciplina |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
CRESPO, Antônio Arnot. Estatística. 20. ed. São Paulo: Saraiva Uni, 2020. 1 recurso online (57 p. ISBN 9788571440814. |
|||||||||||
|
2 |
DOWNING, Douglas. Estatística aplicada. 2. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2002. 351 p. ISBN 8502036289 |
|||||||||||
|
3 |
DOWNING, Douglas; CLARK, Jeffrey. Estatística aplicada. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2011. 351 p. (Série essencial). ISBN 978850210416. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
MARTINS, Gilberto de Andrade. Estatística geral e aplicada. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 421 p. ISBN 8522441723. |
|||||||||||
|
2 |
MOORE, David S. A estatística básica e sua prática. 3. ed. São Paulo: LTC, 2005. 658 p. ISBN 8521614438 |
|||||||||||
|
3 |
PAULINO, Carlos Daniel; TURKMAN, Antonia Amaral; MURTEIRA, Bento. Estatística bayesiana. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. 446 p. ISBN 9723110431. |
|||||||||||
|
4 |
TOLEDO, Geraldo Luciano. Estatística básica. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1995. 459 p. |
|||||||||||
|
5 |
TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística. 9.ed. São Paulo: LTC, 2005. 656 p. ISBN 8521614314 |
|||||||||||
|
obs:A avaliação será Processual e Contínua, com base nas avaliações e das atividades realizadas em todas as aulas. A recuperação de cada atividade acontecerá após correção da avaliação. Os materiais da disciplina, atividades e as aulas serão disponibilizadas no WhatsApp e Google sala de aula e o código será disponibilizado no grupo do WhatsApp. A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). No caso de mudança de decreto ou cenário, as estratégias de ensino podem sofrer modificações. |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |