|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Matemática |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
|
PROFESSOR |
Juliano Machado Menegazzo |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Cálculo II |
0-19992 |
4º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Integrais indefinidas. Integrais definidas. Técnicas de integração. Aplicações da integral definida. Diferenciação parcial e total. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construindo um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Aplicar convenientemente as técnicas de integração, para cada caso, bem como suas aplicações; - Conceituar funções de várias variáveis; - Trabalhar com conceitos de derivadas parciais e suas aplicações. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1. Sistemas de coordenadas polares, cilíndricas e esféricas |
4 |
|
2 |
2. Integral |
30 |
|
3 |
3. Funções de várias variáveis |
16 |
|
4 |
4. Derivadas parciais e aplicações |
30 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
||
|
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual;; SE – Seminário; ; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas remotas. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
|
OUTRAS |
- |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 1 |
1,2 |
x |
|
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 2 |
2,3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 3 |
4 |
x |
|
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
GONÇALVES, Mirian Buss; FLEMMING, Diva Marília. Cálculo B: funções de várias variáveis, integrais múltiplas, integrais curvilíneas e de superfície. 2. ed.rev. e ampl. São Paulo: Pearson Education, 2007. 434 p. ISBN 9788576051169 |
|||||||||||
|
2 |
FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A: funções, limite, derivação e integração. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2007. 448 p. ISBN 9788576051152. |
|||||||||||
|
3 |
IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos; MACHADO, Nílson José. Fundamentos de matemática elementar: limites, derivados, noções de integral. 5. ed. São Paulo: Atual, 1993. v. 8, 269 p. ISBN 85-7056-439-2. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
EDWARDS JUNIOR, C. H.; PENNEY, David E. Cálculo com geometria analítica. 4. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1994. v. 1, 486 p. ISBN 85-7054-066-3. |
|||||||||||
|
2 |
LARSON, Roland; HOSTETLER, Robert P.; EDWARDS, Bruce H. Cálculo com geometria análitica. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998. v. 2, 1260 p. ISBN 85-216-1109-9. |
|||||||||||
|
3 |
STEWART, James. Cálculo. 7.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 2015. v. 1, 1151 p. ISBN 9788522106608. |
|||||||||||
|
4 |
SWOKOWSKI, Earl Williom. Cálculo com geometria analítica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994. v. 2, 763 p. |
|||||||||||
|
5 |
WAITS, Bert K.; FOLEY, Gregory D.; KENNEDY, Daniel; DEMANA, Franklin D. Pré-cálculo. São Paulo: Pearson Education, 2009. 380 p. ISBN 9788588639379 |
|||||||||||
|
obs:• Cada prova terá uma lista de revisão a qual valerá 0,5 do valor da prova. (Exceto para avaliação integrativa). |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |