UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Cálculo II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Juliano Machado Menegazzo


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cálculo II

0-19992

4

80


EMENTA

Integrais indefinidas. Integrais definidas. Técnicas de integração. Aplicações da integral definida.

Diferenciação parcial e total.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construindo um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Aplicar convenientemente as técnicas de integração, para cada caso, bem como suas aplicações; - Conceituar funções de várias variáveis; - Trabalhar com conceitos de derivadas parciais e suas aplicações.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Sistemas de coordenadas polares, cilíndricas e esféricas

4

2

2. Integral
2.1. Conceito de anti-diferencial
2.2. Fórmulas de integrais imediatas
2.3. Integração por mudança de variáveis
2.4. Integração por partes
2.5. Integração de funções racionais
2.6. Teorema fundamental do cálculo
2.7. Integral definida
2.8. Aplicações da integral definida: comprimento de arco, cálculo de área e volume, massa e centro de massa

30

3

3. Funções de várias variáveis
3.1 Definição, domínio e imagem
3.2 Construção de gráficos, curvas de nível
3.3 Limite e continuidade

16

4

4. Derivadas parciais e aplicações
4.1 Definição, notação e interpretação geométrica.
4.2 Cálculo de derivadas parciais
4.3 Derivadas parciais de função implícita
4.4 Derivadas parciais sucessivas
4.5 Teorema das derivadas mistas
4.6 Diferenciabilidade
4.7 Regra da cadeia
4.8 Derivadas direcionais e vetor gradiente
4.9 Aplicações das derivadas parciais

30

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula.


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual;; SE – Seminário; ; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas remotas. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

-

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 1

1,2

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2

2,3

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 3

4

x

x

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GONÇALVES, Mirian Buss; FLEMMING, Diva Marília. Cálculo B: funções de várias variáveis, integrais múltiplas, integrais curvilíneas e de superfície. 2. ed.rev. e ampl. São Paulo: Pearson Education, 2007. 434 p. ISBN 9788576051169

2

FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A: funções, limite, derivação e integração. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2007. 448 p. ISBN 9788576051152.

3

IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos; MACHADO, Nílson José. Fundamentos de matemática elementar: limites, derivados, noções de integral. 5. ed. São Paulo: Atual, 1993. v. 8, 269 p. ISBN 85-7056-439-2.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

EDWARDS JUNIOR, C. H.; PENNEY, David E. Cálculo com geometria analítica. 4. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1994. v. 1, 486 p. ISBN 85-7054-066-3.

2

LARSON, Roland; HOSTETLER, Robert P.; EDWARDS, Bruce H. Cálculo com geometria análitica. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998. v. 2, 1260 p. ISBN 85-216-1109-9.

3

STEWART, James. Cálculo. 7.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 2015. v. 1, 1151 p. ISBN 9788522106608.

4

SWOKOWSKI, Earl Williom. Cálculo com geometria analítica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994. v. 2, 763 p.

5

WAITS, Bert K.; FOLEY, Gregory D.; KENNEDY, Daniel; DEMANA, Franklin D. Pré-cálculo. São Paulo: Pearson Education, 2009. 380 p. ISBN 9788588639379

obs:• Cada prova terá uma lista de revisão a qual valerá 0,5 do valor da prova. (Exceto para avaliação integrativa).

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