UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Álgebra - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2025/2

 

CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Neusa Maria Sens de Barros

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Álgebra

0-19994

4

80

 

EMENTA

Teoria dos conjuntos. Relações. Aplicações. Leis de composição interna. Grupos. Anéis. Corpos.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver o pensamento algébrico, a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Proporcionar as condições para que o acadêmico desenvolva raciocínio algébrico; -Conhecer a Teoria dos Conjuntos e suas aplicações; -Exemplificar alguns tipos de relações; -Aprimorar o conhecimento sobre funções além de representá-las graficamente; -Explorar o campo das Estruturas Algébricas e das Leis de Composição Interna; -Saber reconhecer as estruturas de grupos, anéis e corpos, bem como utilizar suas propriedades.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

- Raciocínio algébrico (Álgebra no Ensino Superior: conceitos, testes e raciocínio lógico)

04

2

TEORIA DOS CONJUNTOS
- Definição, representação e notação de conjuntos;
- Pertinência e Inclusão;
- Operações com conjuntos;
- Conjuntos numéricos;
- Aplicação de conjuntos na resolução de problemas.

16

3

TEORIA DOS NÚMEROS
- Número, numeral e algarismo;
- Múltiplos e divisores de um número;
- M.M.C. e M.D.C.;
- Sistema decimal e sistema não-decimal.

10

4

RELAÇÕES
- Par ordenado e produto cartesiano;
- Relações binárias;
- Relações de equivalência;
- Relações de ordem.

10

5

APLICAÇÕES
- Definição e tipos;
- Domínio e imagem de uma função;
- Representação gráfica;
- Aplicação de funções na resolução de problemas.

05

6

LEIS DE COMPOSIÇÃO INTERNA
- Definição e exemplos;
- Propriedades importantes.

10

7

GRUPOS
- Estrutura e tipos de grupos;
- Propriedades;
- Subgrupos;
- Homomorfismo e Isomorfismo.

10

8

ANÉIS
- Definição e generalidades;
- Propriedades dos anéis;
- Subanéis;
- Anéis quocientes e anéis euclidianos.

10

9

CORPOS
- Definição e generalidades;
- Métodos de demonstrações.

05

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula.

 

Estratégias:Aulas expositivas e dialogada. Uso de projetor multimídia com textos e conceitos. Exercícios em dupla. Resolução de problemas

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe.

OUTRAS

Participação em palestras e eventos promovidos pelo curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1,2,3,4,5

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 1

1,2

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2

3,4,5

x

x

x

3.0

A definir

 

 

Avaliação 3

6,7,8,9

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HEFEZ, Abramo. Curso de algebra. 3. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2002. v. 1, 221 p. (Coleção matemática universitária). ISBN 85-244-0079-X.

2

CURY, Helena Noronha; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Álgebra para a formação do professor. São Paulo: Autêntica, 2015.1 Recurso online

3

 SANTIAGO, Fabio et al. Álgebra. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 Recurso online

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BOULOS, Paulo.; CAMARGO, Ivan de. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005.

2

GONÇALVES, Adilson. Introdução à álgebra. 5. ed. Rio de Janeiro: Impa, 2001.

3

CALLIOLI, Carlos A.; DOMINGUES, Hygino H.; COSTA, Roberto C. F. Álgebra linear e aplicações. 6. ed. São Paulo: Atual Ltda, 1990. Número de chamada: 512.5 C161a

4

IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar: geometria analítica. 4. ed. São Paulo: Atual Ltda, 1993. v. 7. Número de chamada: 510 I22f

5

WINTERLE, Paulo. Vetores e geometria analítica. São Paulo: Pearson Education, 2011. Número de chamada: 516.3 W784v

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática