PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Jaime Farias Dresch |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Gestão de Processos Educacionais I |
0-18232 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Gestão e Organização da Educação. Teorias da Administração e da Gestão Educacional. Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico. |
OBJETIVO GERAL |
Instrumentalizar os futuros professores para compreender os principais aspectos da gestão democrática,bem como para atuar na gestão de processos educativos, que compreendem diferentes dimensões eespaços: escolares, sistemas educacionais formais e não formais e empresariais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Analisar a gestão escolar a partir do contexto social, histórico e político contemporâneo, considerando osdiferentes planos, programas e ações da política educacional brasileira. Desenvolver reflexões sobre opapel da gestão no âmbito da organização do processo educativo. Compreender os aspectos políticos dagestão, numa dimensão democrática e participativa. Identificar os conceitos das teorias da administração eda gestão educacional. Analisar conceitos relacionados às teorias da gestão educacional Desenvolverpráticas inovadoras numa perspectiva crítica. Compreender a função social, política e pedagógica doProjeto Político Pedagógico. Conceituar e caracterizar a avaliação institucional interna e externa. Compreender os limites e possibilidades da avaliação institucional na gestão do projeto pedagógico daescola. Aplicar conhecimentos teóricos e práticos no planejamento de processos educacionais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Gestão e organização da educação A escola na sociedade contemporânea. Formação dodiretor escolar. A estrutura da escola e a educação. Gestão escolar e autonomia. |
14 |
2 |
Teorias da administração e da gestão educacional Teorias da administração. Perspectivas degestão educacional. Análise de conceitos: aprendizagem, empreendedorismo,neoliberalismo. Teorias da gestão educacional: inovação, gerencialismo. |
12 |
3 |
Avaliação institucional e planejamento estratégico Projeto PolíticoPedagógico. Avaliaçãoinstitucional. Análise de conceitos: avaliação, estatísticas, currículo. Avaliação institucionalcomo política de regulação. Planejamento e projeto institucional. |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais da seguinteAtividade Prática Extraclasse: Trabalho em Grupo (contextualização institucional). |
Estratégias:AED (aula expositiva e dialogada). TI (trabalho individual). TG (trabalho em grupo).Leitura individual e coletiva. Produção textual. Resolução de problemas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A avaliação do ensino e da aprendizagem será em processo.Portanto, de acordo com cada conteúdo o conhecimento seráverificado através de processos individuais e grupais, e ao final serávalidada com a participação individual de todos os alunos através deuma entrevista. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Sistematização e produção individual e coletiva de textos.Capacidade de estabelecer relação entre as contribuições teóricas ea realidade. Análise reflexivo-crítica. As habilidades, como asatitudes serão avaliadas também no processo de apropriação econstrução de cada conhecimento proposta na disciplina por meiodas atividades de escrita, orais e de outra natureza, quando for ocaso. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhosindividuais. Assiduidade e pontualidade. Interação e socializaçãodos conhecimentos e experiências do processo. As atitudes serãoavaliadas também no processo de apropriação e construção decada conhecimento proposta na disciplina, envolve dimensões departicipação consistente, processos de solidariedade e outrosacordos definidos no coletivo da turma. |
|||||||||||
OUTRAS |
Textos parciais e finais a partir do aprofundamento teórico da temática deintervenção do estágio. Relatório de estágio. Avaliação Colegiada. Asestratégias serão desenvolvidas a partir da problematização e métodosativos de aprendizagem, podendo ser utilizadas: exposição dialogada,seminários, trabalhos individuais e em grupos. Ainda, mapas conceituais,portfólios, estudo dirigido, estudo de caso e outros de acordo com cadaconteúdo e a operação de pensamento necessário para o processo deaprendizagem. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
26/11/2025 |
x |
03/12/2025 |
||||
Participação nas aulas, questões das aulas |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
03/12/2025 |
|
|
||||
Prova Escrita Coletiva |
1, 2 |
x |
x |
x |
3.0 |
24/09/2025 |
x |
01/10/2025 |
||||
Trabalho em Grupo (contextualizaçãoinstitucional) |
1 |
x |
x |
x |
3.0 |
17/09/2025 |
x |
20/08/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DOURADO, Luís Fernandes; PARO, Vitor Henrique. Políticas públicas & educação básica. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2001. 158 p. ISBN 8585833882 |
|||||||||||
2 |
GERALDO JOSÉ SANT´ANNA. Planejamento, gestão e legislação escolar. 1. São Paulo: Érica, 2014. PDF. ISBN 9788536522319. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536522319. |
|||||||||||
3 |
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005. 205 p. ISBN 8585819073. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
HARDT, Lúcia Schneider (org.). Coordenação pedagógica: (per)formações e cartografias. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015. ISBN 9788587103840. |
|||||||||||
2 |
LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. 203 p. (Coleção trans.). ISBN 85-85490-15-2. |
|||||||||||
3 |
NILBO RIBEIRO NOGUEIRA. Projeto político-pedagógico (PPP). 1. São Paulo: Érica, 2009. PDF. ISBN 9788536522326. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536522326. |
|||||||||||
4 |
VITOR HENRIQUE PARO. Administração escolar: introdução crítica. 17. São Paulo: Cortez, 2022. E-Book. ISBN 9786555552508. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555552508. |
|||||||||||
5 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014. 190 p. |
|||||||||||
6 |
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 17.ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2004. 192 p. (Magistério Formação E Trabalho Pedagógico) ISBN 8530803701 |
|||||||||||
7 |
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. 408 p. ISBN 85-249-0944-7. |
|||||||||||
8 |
VIVIANE KLAUS. Gestão & Educação. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. PDF. ISBN 9788551300619. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788551300619. |
|||||||||||
9 |
SILVA, Kátia Aparecida Rodrigues da; CAMARGO, Arleide Wolff. Gestão democrática educacional: novos olhares, novas abordagens. Urubici, 2005. 35 p. |
|||||||||||
10 |
VITOR HENRIQUE PARO. Diretor escolar: educador ou gerente@p0 v.56. (Coleção questões da nossa época). 1. São Paulo: Cortez, 2015. PDF. ISBN 9788524923845. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788524923845. |
|||||||||||
11 |
DRESCH, Jaime Farias. Performatividade discursiva e avaliação da educação: uma análise político-epistemológicado SARESP na Folha de São Paulo e no Jornal da APEOESP (1995-2010). São Paulo: Pimenta Cultural, 2024. 282 p. ISBN 978-85-7221-279-3. |
|||||||||||
12 |
MORGANA DOMÊNICA HATTGE.; MAURA CORCINI LOPES. Inclusão escolar: Conjunto de práticas que governam. 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. E-Book. ISBN 9786586040265. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786586040265. |
|||||||||||
13 |
ROTHEN, José Carlos; SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros (org.). Avaliação da educação: referências parauma primeira conversa. São Carlos: EdUFSCar, 2018. |
|||||||||||
14 |
LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. |
|||||||||||
15 |
SOUSA, José Vieira. Teorias administrativas. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. p. 47-62. |
|||||||||||
16 |
FREITAS, Luiz Carlos de et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 7. ed., 2. reimp. Petrópolis:Vozes, 2017. |
|||||||||||
17 |
MANTOAN, MARIA TERESA EGLÉR; PRIETO, Rosângela Gavioli; ARANTES, Valéria Amorim (org.). Inclusãoescolar: pontos e contrapontos. 8. ed. São Paulo: Summus, 2023. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |