UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Estágio Curricular Obrigatório IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa, Maria Candida Melo Pereira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório IV

0-18228

6

120


EMENTA

Prática de Ensino: orientação para regência de classe em língua portuguesa e língua inglesa e literaturas no Ensino Médio. Relatório final e apresentação dos resultados obtidos durante a prática de ensino.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver nos acadêmico-estagiários a capacidade de analisar criticamente as diversas metodologias que fundamentam o ensino da língua, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para reorganizar a sua prática pedagógica no Ensino Médio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Instrumentalizar os acadêmico-estagiários com as informações necessárias, para que possam desenvolver o seu plano de ensino com vistas à prática do ensino da língua portuguesa. - Orientar e discutir com os acadêmicos a busca bibliográfica e outros recursos para a preparação e efetivação do Estágio Supervisionado. - Orientar e discutir com os acadêmicos o material didático a serem aplicados no Estágio Supervisionado. - Trabalhar a estrutura de elaboração do Plano de Aula - Orientar no que diz respeito à intervenção no campo de estágio e auxiliar na elaboração dos planos de aula do Estágio Supervisionado. - Acompanhar a elaboração dos planos de aula do Campo de Estágio, condição indispensável para a regência. - Acompanhar e observar, sempre que possível, os estagiários durante o período de regência em sala de aula campo. - Trabalhar, discutir, realizar seminários sobre leituras a respeito da formação do professor.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Retomada do Plano de Ensino para regência
1.1 Retorno à escola para possíveis adaptações
1.2 Elaboração de planos de aula
1.3 Início da regência das aulas

08

2

2. Planejamento:
2.1 Plano de Ensino em Língua Portuguesa e Inglesa
2,2 Regência de classe no Campo do Estágio Supervisionado Obrigatório em Língua Portuguesa e Inglesa

3

3. Relatório
3.1 Estrutura
3.2 Elaboração
3.3 Apresentação

14

4

4. Registro de observação na regência de classe.
4.1 Seminário

10

5

5. Formação do Professor
5.1 Leitura e discussões sobre o tema

12

6

6. Acompanhamento na elaboração do relatório
6.1 Seminário

20

7

Preparação para a regência em sala de aula
7.1 Elaboração dos Planos de Aula
7.2 Confecção do material didático

30

8

Acompanhamento do estágio
8.1 Regência de classe

20

9

Apresentação final do Relatório
9.1 Devolução do Estágio
9.2 Seminário sobre a regência de classe

12

 

TOTAL DE HORAS

126 h


Estratégias:Debates discussões, conclusões Pesquisa de campo e trabalho em grupo Trabalho em grupo. Recursos multimídias, seminário, participação, trabalho em grupo Discussões, debates e feedback Leitura, pesquisa, seminários, Orientação em grupo e individual. Pesquisa bibliográfica e Internet durante as aulas de Estágio Supervisionado


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

1. Entendimento das normas e conteúdos no regulamento de estágio em vigor. 2. A observação dos prazos para devolução do estágio, bem como o cumprimento do cronograma estabelecido. 3. Desenvolvimento adequado do tema escolhido. 4. Desempenho individual e de grupo na pesquisa de campo.

HABILIDADES

1. Capacidade de entendimento das normas elencadas no Regulamento de Estágio em vigor, bem como em suas implicações didáticas. 2. A solicitude em apresentar-se, juntamente com os demais membros da equipe de estágio, à Supervisão de acordo com o cronograma. 3. Capacidade de relacionar a teoria e a prática e vice-versa. 4. Capacidade de apresentar hipóteses para possíveis soluções de problemas metodológicos apresentados no Ensino Médio.

ATITUDES

1. Participação nas aulas e no trabalho de equipe. 2. Responsabilidade na condução de trabalho em grupo e individual, demonstrando amadurecimento linguístico e segurança nas ações empreendidas. 3. Desenvoltura na apresentação e desenvolvimento do trabalho nas escolas ou em mini-cursos oferecidos de acordo com modalidade escolhida pela equipe.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Relatório do Estágio Supervisionado

Todos

x

x

x

2.0

A definir

Plano de Ensino – Apresentação

2

x

x

x

2.0

A definir

Trabalho desenvolvido em sala de aula Vídeo Conferência

Todos

x

x

x

3.0

A definir

Regência de classe (Síncrona)

Todos

x

x

x

3.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. v. 2, 144 p. ISBN 85-86584-71-1.

2

BARCELOS, Ana Maria; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. 2.ed. Campinas: Pontes, 2010. 236 p. ISBN 8571132216

3

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina: versão preliminar. 2.ed. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 1997. 822


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Ensino de língua portuguesa / 2010 - ( Livros ) - Acervo 132892CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 232p. (Coleção Idéias Em Ação) ISBN 9788522105885 Número de Chamada: 372.6 E56.

2

ALVARENGA, Marina & Ana Cecília de Morais - Manual de Orientação - Estágio Supervisionado. CENGAGE, 2009

3

Prática de ensino e o estágio supervisionado, A - 2. ed. / 1994 - ( Livros ) - Acervo 223RIBEIRO, Maria Luisa Santos; KULCSAR, Rosa; KENSKI, Vani Moreira; BOULOS, Yara; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; PONTUSCHKA,nídia Nacib. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 2.ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1994. 139 p. (Coleção Magistério, Formação E Trabalho Pedagógico) 107 ISBN 85-308-0197-0 Número de Chamada: 370.733 P912

4

MIRANDA, Maria Irene & SILVA, Lazara Cristina da. Estágio Supervisionado e Prática de Ensino. Porto Alegre: Junqueira & Marin, 2008.

5

MAGNER, Maria Margarete da Rosa. Processos e retrocessos na implementação da Base Nacional Comum Curricular no município de Lages e os desafios das professoras que atuam na educação infantil. Lages, 2020. 94 p. Disponível em: http://biblioteca.uniplaclages.edu.br/biblioteca/repositorio/000002/0000021c.pdf. Acesso em: 9 nov. 2020.

obs:

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