PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa, Maria Candida Melo Pereira |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório IV |
0-18228 |
8º |
6 |
120 |
EMENTA |
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Prática de Ensino: orientação para regência de classe em língua portuguesa e língua inglesa e literaturas no Ensino Médio. Relatório final e apresentação dos resultados obtidos durante a prática de ensino. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver nos acadêmico-estagiários a capacidade de analisar criticamente as diversas metodologias que fundamentam o ensino da língua, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para reorganizar a sua prática pedagógica no Ensino Médio. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Instrumentalizar os acadêmico-estagiários com as informações necessárias, para que possam desenvolver o seu plano de ensino com vistas à prática do ensino da língua portuguesa. - Orientar e discutir com os acadêmicos a busca bibliográfica e outros recursos para a preparação e efetivação do Estágio Supervisionado. - Orientar e discutir com os acadêmicos o material didático a serem aplicados no Estágio Supervisionado. - Trabalhar a estrutura de elaboração do Plano de Aula - Orientar no que diz respeito à intervenção no campo de estágio e auxiliar na elaboração dos planos de aula do Estágio Supervisionado. - Acompanhar a elaboração dos planos de aula do Campo de Estágio, condição indispensável para a regência. - Acompanhar e observar, sempre que possível, os estagiários durante o período de regência em sala de aula campo. - Trabalhar, discutir, realizar seminários sobre leituras a respeito da formação do professor. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Retomada do Plano de Ensino para regência |
08 |
2 |
2. Planejamento: |
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3 |
3. Relatório |
14 |
4 |
4. Registro de observação na regência de classe. |
10 |
5 |
5. Formação do Professor |
12 |
6 |
6. Acompanhamento na elaboração do relatório |
20 |
7 |
Preparação para a regência em sala de aula |
30 |
8 |
Acompanhamento do estágio |
20 |
9 |
Apresentação final do Relatório |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
126 h |
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Estratégias:Debates discussões, conclusões Pesquisa de campo e trabalho em grupo Trabalho em grupo. Recursos multimídias, seminário, participação, trabalho em grupo Discussões, debates e feedback Leitura, pesquisa, seminários, Orientação em grupo e individual. Pesquisa bibliográfica e Internet durante as aulas de Estágio Supervisionado |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
1. Entendimento das normas e conteúdos no regulamento de estágio em vigor. 2. A observação dos prazos para devolução do estágio, bem como o cumprimento do cronograma estabelecido. 3. Desenvolvimento adequado do tema escolhido. 4. Desempenho individual e de grupo na pesquisa de campo. |
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HABILIDADES |
1. Capacidade de entendimento das normas elencadas no Regulamento de Estágio em vigor, bem como em suas implicações didáticas. 2. A solicitude em apresentar-se, juntamente com os demais membros da equipe de estágio, à Supervisão de acordo com o cronograma. 3. Capacidade de relacionar a teoria e a prática e vice-versa. 4. Capacidade de apresentar hipóteses para possíveis soluções de problemas metodológicos apresentados no Ensino Médio. |
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ATITUDES |
1. Participação nas aulas e no trabalho de equipe. 2. Responsabilidade na condução de trabalho em grupo e individual, demonstrando amadurecimento linguístico e segurança nas ações empreendidas. 3. Desenvoltura na apresentação e desenvolvimento do trabalho nas escolas ou em mini-cursos oferecidos de acordo com modalidade escolhida pela equipe. |
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OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Relatório do Estágio Supervisionado |
Todos |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
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Plano de Ensino – Apresentação |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
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Trabalho desenvolvido em sala de aula Vídeo Conferência |
Todos |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
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Regência de classe (Síncrona) |
Todos |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. v. 2, 144 p. ISBN 85-86584-71-1. |
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2 |
BARCELOS, Ana Maria; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. 2.ed. Campinas: Pontes, 2010. 236 p. ISBN 8571132216 |
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3 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina: versão preliminar. 2.ed. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 1997. 822 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
Ensino de língua portuguesa / 2010 - ( Livros ) - Acervo 132892CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 232p. (Coleção Idéias Em Ação) ISBN 9788522105885 Número de Chamada: 372.6 E56. |
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2 |
ALVARENGA, Marina & Ana Cecília de Morais - Manual de Orientação - Estágio Supervisionado. CENGAGE, 2009 |
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3 |
Prática de ensino e o estágio supervisionado, A - 2. ed. / 1994 - ( Livros ) - Acervo 223RIBEIRO, Maria Luisa Santos; KULCSAR, Rosa; KENSKI, Vani Moreira; BOULOS, Yara; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; PONTUSCHKA,nídia Nacib. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 2.ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1994. 139 p. (Coleção Magistério, Formação E Trabalho Pedagógico) 107 ISBN 85-308-0197-0 Número de Chamada: 370.733 P912 |
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4 |
MIRANDA, Maria Irene & SILVA, Lazara Cristina da. Estágio Supervisionado e Prática de Ensino. Porto Alegre: Junqueira & Marin, 2008. |
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5 |
MAGNER, Maria Margarete da Rosa. Processos e retrocessos na implementação da Base Nacional Comum Curricular no município de Lages e os desafios das professoras que atuam na educação infantil. Lages, 2020. 94 p. Disponível em: http://biblioteca.uniplaclages.edu.br/biblioteca/repositorio/000002/0000021c.pdf. Acesso em: 9 nov. 2020. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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