|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
|
PROFESSOR |
Danusia Apparecida Silva |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Produção de Texto I |
0-19974 |
6º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Texto e suas propriedades. Coesão. Coerência. Parágrafo. Processos de reescritura do texto: revisão e retextualização. Multiletramentos e práticas de produção textual em diferentes gêneros e suportes. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Encontrar ideias, coordena-las e expressa-las de maneira eficaz, coerente e enfática. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1 Organizar ideias de modo a elaborar textos lógicos, claros e objetivos. -2 Conhecer técnicas de Produção Textual a fim de redigir de maneira eficiente. -3 Traduzir nos textos as descobertas científicas, os debates sobre as questões de maior importância que acontecem no dia a dia. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
1. Feição estilística da frase. |
10 |
|
2 |
2. Parágrafo descritivo |
4 |
|
3 |
3. Análise de textos descritivos |
8 |
|
4 |
4. Narração |
10 |
|
5 |
5. Crônica |
8 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
|
||
|
Estratégias:AEX, TG, TI, SE, ARSPD |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Leituras. Resenhas expositivas orais. Produção de informativos. Seminários. Trabalhos escritos. Permanente e continuado a partir de participação ativa nas aulas e nas interações orais. Apresentação de trabalhos escritos. Apresentação de trabalhos em grupos e individuais. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Acontecerá num processo dinâmico paralelamente ao desenvolvimento da disciplina, levando em conta participação efetiva durante a aula, criatividade, produção de textos, cadernos. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Os acadêmicos serão avaliados em cada atividade proposta (assiduidade, pontualidade, criatividade) portanto, no processo, considerando aspectos qualitativos e quantitativos quanto às suas produções. Participação efetiva durante as aulas. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Na produção da escrita individual serão atribuídos parecer apreciativo e conceito pelo atendimento aos seguintes aspectos: texto compreensivo-reflexivo, lógica na escrita, utilizando as principais ideias, conceitos estudados; uso do padrão linguístico; argumentos bem desenvolvidos, utilizando vocabulário próprio; uso de afirmações de outros autores dentro da metodologia cientifica; clareza. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 01- Escrita |
|
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 02 - Escrita |
|
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 03 - Participação |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 04 - Oral |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010. 548 p. (Biblioteca de administração pública). ISBN 9788522508310. |
|||||||||||
|
2 |
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Ed. Parábola, 2011. 203p. ISBN 9788588456747 |
|||||||||||
|
3 |
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Editora contexto, 2011. 216p. ISBN 9788572443272 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
ELIAS, Vanda Maria; MARQUESI, Sueli Cristina; Aparecida Lino. Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017. |
|||||||||||
|
2 |
MARTUS, Eduardo. Com todas as letras: Português Simplificado. Porto Alegre: Moderna, 2012. |
|||||||||||
|
3 |
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2011 |
|||||||||||
|
4 |
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2011. |
|||||||||||
|
5 |
MARCUSCHI, Luiz Antônio. XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais - novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna. 2012. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |