UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Portuguesa VI - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Maria Candida Melo Pereira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Portuguesa VI

0-19973

4

80


EMENTA

Teorias semânticas. A significação das palavras: sinonímia, antonímia, hiponímia, homonímia,

polissemia e ambiguidade. Figuras de linguagem. Análise dos fenômenos semânticos nos níveis:

estrutural, textual e discursivo. Pragmática. Dêixis, atos de fala e inferências.


OBJETIVO GERAL

Perceber a construção da estrutura textual e as relações de sentido que se estabelecem na construção da sentença.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar as diferentes possibilidades de leitura da frase – implícitos e explícitos. • Reconhecer a inexistência de neutralidade da língua. • Entender, perceber o e como se dá a construção do sentido na constituição da oração. • Relacionar o texto a diferentes níveis de leitura. Associar a frase à carga comunicativa e à intenção do enunciado.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 Significado
1.1 A natureza do significado – atribuições de trocas de significado
1.2 Condição discursiva

12

2

2 O sentido entre as palavras e as sentenças
2.1 A palavra e suas acepções
2.2 As funções da linguagem – elaboração do processo comunicativo
2.3 O papel das funções na construção da/na busca pela carga significativa

18

3

3 Os fenômenos semânticos
3.1 Categorias semânticas: dêixis e foricidade, referenciação, predicação e verificação
3.2 Inferência e pressuposição
3.3 Conectividade
3.4 O discurso e as categorias semânticas: cognitivas, sociais e discursivas
3.5 A ambigüidade

14

4

4 O significado lexical
4.1 O léxico e lexicalização
4.2 Traços semânticos
4.3 Patrimônio linguístico e cultural
4.4 Campos semânticos e campos lexicais
4.5 Polissemia e homonímia
4.6 O léxico: criações e sentido; sinonímia, paráfrase, antonímia, hiponímia

16

5

5 Metáfora e metonímia na construção da carga significativa
5.1 A metonímia
5.2 Teoria da metáfora
5.3 Os diferentes níveis de metáfora
5.4 O emprego da metáfora e da metonímia no dia a dia

12

 

TOTAL DE HORAS

72 h


Estratégias:Aula expositiva dialogada. Pesquisa bibliográfica. Trabalho em grupo. Levantamento e análise do uso do verbo em diferentes estruturas, coletadas em sala de aula (EF), observados aspectos sintáticos semânticos. Pesquisa de campo sobre o emprego da flexão na oralidade Pesquisa em diferentes autores. Análise de textos Leitura, pesquisa, seminários


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Atividades individuais e em grupo, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados

HABILIDADES

Raciocínio Crítico e lógico. Percepção da frase e suas estruturas mais profundas

ATITUDES

Produção e análise de textos observada a carga significativa

OUTRAS

Análise de diferentes estruturas linguísticas e provas

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 01

1, 2

x

x

x

3.0

A definir

Avaliação 02

3

x

x

x

3.0

A definir

Avaliação 03

4, 5

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Editora contexto, 2011. 220p. ISBN 9788572444231.

2

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 8.ed.rev. e atual. São Paulo: Editora Ática, 2007. 87 p. (Princípios) ISBN 9788508091638

3

KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti; PAVANI, Cinara Ferreira. Prática textual: atividade de leitura e escrita. 6.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. 181 p. ISBN 9788532632920


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GERALDI, João Wanderlei, IlARI, Rodolfo. Semântica em português. São Paulo: Ática, 2006.

2

HENRIQUES, Claudio César. Léxico e semântica: estudos produtivos sobre língua e significação Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

3

KOCH, Ingedore, ELIAS, Vanda. Compreender e ler: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011

4

KOCH, IngedoreGrunfeld Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Cortez, 2018.

5

MASIP, Vicente. Interpretação de textos: curso integrado de lógica e linguística. São Paulo, EPU, 2014.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática