PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Maria Candida Melo Pereira |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Língua Portuguesa VI |
0-19973 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Teorias semânticas. A significação das palavras: sinonímia, antonímia, hiponímia, homonímia, polissemia e ambiguidade. Figuras de linguagem. Análise dos fenômenos semânticos nos níveis: estrutural, textual e discursivo. Pragmática. Dêixis, atos de fala e inferências. |
OBJETIVO GERAL |
Perceber a construção da estrutura textual e as relações de sentido que se estabelecem na construção da sentença. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Identificar as diferentes possibilidades de leitura da frase – implícitos e explícitos. • Reconhecer a inexistência de neutralidade da língua. • Entender, perceber o e como se dá a construção do sentido na constituição da oração. • Relacionar o texto a diferentes níveis de leitura. Associar a frase à carga comunicativa e à intenção do enunciado. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 Significado |
12 |
2 |
2 O sentido entre as palavras e as sentenças |
18 |
3 |
3 Os fenômenos semânticos |
14 |
4 |
4 O significado lexical |
16 |
5 |
5 Metáfora e metonímia na construção da carga significativa |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
72 h |
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Estratégias:Aula expositiva dialogada. Pesquisa bibliográfica. Trabalho em grupo. Levantamento e análise do uso do verbo em diferentes estruturas, coletadas em sala de aula (EF), observados aspectos sintáticos semânticos. Pesquisa de campo sobre o emprego da flexão na oralidade Pesquisa em diferentes autores. Análise de textos Leitura, pesquisa, seminários |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Atividades individuais e em grupo, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados |
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HABILIDADES |
Raciocínio Crítico e lógico. Percepção da frase e suas estruturas mais profundas |
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ATITUDES |
Produção e análise de textos observada a carga significativa |
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OUTRAS |
Análise de diferentes estruturas linguísticas e provas |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa² |
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x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Avaliação 01 |
1, 2 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
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Avaliação 02 |
3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
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Avaliação 03 |
4, 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Editora contexto, 2011. 220p. ISBN 9788572444231. |
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2 |
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 8.ed.rev. e atual. São Paulo: Editora Ática, 2007. 87 p. (Princípios) ISBN 9788508091638 |
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3 |
KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti; PAVANI, Cinara Ferreira. Prática textual: atividade de leitura e escrita. 6.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. 181 p. ISBN 9788532632920 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
GERALDI, João Wanderlei, IlARI, Rodolfo. Semântica em português. São Paulo: Ática, 2006. |
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2 |
HENRIQUES, Claudio César. Léxico e semântica: estudos produtivos sobre língua e significação Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. |
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3 |
KOCH, Ingedore, ELIAS, Vanda. Compreender e ler: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011 |
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4 |
KOCH, IngedoreGrunfeld Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Cortez, 2018. |
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5 |
MASIP, Vicente. Interpretação de textos: curso integrado de lógica e linguística. São Paulo, EPU, 2014. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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