PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa, Maria Candida Melo Pereira |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório II |
0-19970 |
6º |
6 |
120 |
EMENTA |
|||
Planejamento educacional e avaliação da aprendizagem. Prática docente em língua portuguesa e língua inglesa no ensino fundamental. Registro e a socialização das experiências. Elaboração do relatório parcial com as vivências no ensino fundamental. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver nos acadêmico-estagiários a capacidade de analisar criticamente as diversas metodologias que fundamentam o ensino da língua, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para reorganizar a sua prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Instrumentalizar os acadêmico-estagiários para que possam desenvolver o seu projeto com vistas à prática do ensino da Língua Portuguesa. - Apresentar as normas para a elaboração do relatório parcial. - Apresentar estrutura de elaboração do plano de ensino e do plano de aula. - Apresentar estrutura de elaboração do relatório do Estágio Supervisionado - Elaborar e apresentar o Projeto e o Plano de Ensino. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Seminário sobre os projetos e realidade das escolas observadas |
04 |
2 |
Plano de Ensino do Estágio Supervisionado |
10 |
3 |
Plano de aula |
20 |
4 |
Relatório |
10 |
5 |
Formação do professor |
10 |
6 |
Regência em sala de aula |
20 |
7 |
Acompanhamento no campo de estágio |
20 |
8 |
Apresentação final do Relatório |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
104 h |
|
Estratégias:Aulas expositivas, comentário sobre a observação na escola campo. Seminário, pesquisa, recursos de multimídia, participação Aula expositiva. Orientação para a realização do Relatório. Leitura, pesquisa bibliográfica. Assiduidade. Leitura, pesquisa bibliográfica. Trabalho em grupo e orientação. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
1. Entendimento das normas e regulamentações do conteúdo explicitado no regulamento de estágio em vigor. 2. Intervenção na sala de aula na escola Campo de acordo como planejado. 3. Seminário sobre o projeto e plano de atuação na escola. 4. Desempenho na pesquisa de campo e em sala de aula. |
|||||||||||
HABILIDADES |
1. Capacidade de entendimento das normas elencadas no regulamento de estágio em vigor, bem como de suas implicações didáticas. 2. Produção oral e escrita, compreensão oral e escrita e reflexão escrita. 3. Capacidade de teorizar e voltar à prática, para depois teorizar novamente, refazendo o que for necessário. 4. Demonstrar claramente os princípios e objetivos no ensino de língua para o Ensino Fundamental - séries finais. 5. Capacidade de apresentar hipóteses para possíveis soluções de problemas metodológicos apresentados no ensino de língua para o Ensino Fundamental. |
|||||||||||
ATITUDES |
1. Dedicação ao desenvolvimento do Plano de Ensino do estágio, observando o cronograma estabelecido. 2. Participação no trabalho de equipe. 3. Responsabilidade na condução dos trabalhos de grupo e individuais, demonstrando amadurecimento linguístico e segurança nas ações empreendidas. 4. Desenvoltura na apresentação e desenvolvimento da regência de classe nas escolas, de acordo com a modalidade escolhida pela equipe. 5. Responsabilidade, engajamento nas atividades em sala de aula, pontualidade, ética, interesse. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Planos de Aula |
2, 3, 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Regência de Classe |
Todos |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Plano de Ensino – Elaboração e Apresentação |
6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Trabalho desenvolvido em sala de aula: participação, frequência, criatividade, envolvimento |
Todos |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Devolução de Estágio |
8 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. v. 2, 144 p. ISBN 85-86584-71-1. |
|||||||||||
2 |
HARMER, Jeremy. How to teach english with technology. São Paulo: Pearson Longman, 2011. il. |
|||||||||||
3 |
RODRIGUES, Maria Socorro Pereira; LEITÃO, Glória da Conceição Mesquita. Estágio curricular supervisionado com ênfase no desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade. Texto e Contexto, Florianópolis, v.9, n.3, set. 2000, p.216-229. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GONÇALVES, Maria Silvia. O mundo na sala de aula: intertextualidade nos anos finais do ensino fundamental. 2017. |
|||||||||||
2 |
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 2005. |
|||||||||||
3 |
POTTER, Louise. Guia para o ensino de Língua Estrangeira: orientações sobre a arte de ensinar idiomas. Disal, 2012. |
|||||||||||
4 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: língua portuguesa: caderno de atividades. Florianópolis: Cogem, 2014. Disponível on-line: www.propostacurricular.sed.sc.gov.br |
|||||||||||
5 |
MAGNER, Maria Margarete da Rosa. Processos e retrocessos na implementação da Base Nacional Comum Curricular no município de Lages e os desafios das professoras que atuam na educação infantil. Lages, 2020. 94 p. Disponível em: http://biblioteca.uniplaclages.edu.br/biblioteca/repositorio/000002/0000021c.pdf. Acesso em: 9 nov. 2020. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |