UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Estágio Curricular Obrigatório II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa, Maria Candida Melo Pereira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório II

0-19970

6

120


EMENTA

Planejamento educacional e avaliação da aprendizagem. Prática docente em língua portuguesa e

língua inglesa no ensino fundamental. Registro e a socialização das experiências. Elaboração do

relatório parcial com as vivências no ensino fundamental.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver nos acadêmico-estagiários a capacidade de analisar criticamente as diversas metodologias que fundamentam o ensino da língua, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para reorganizar a sua prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Instrumentalizar os acadêmico-estagiários para que possam desenvolver o seu projeto com vistas à prática do ensino da Língua Portuguesa. - Apresentar as normas para a elaboração do relatório parcial. - Apresentar estrutura de elaboração do plano de ensino e do plano de aula. - Apresentar estrutura de elaboração do relatório do Estágio Supervisionado - Elaborar e apresentar o Projeto e o Plano de Ensino.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Seminário sobre os projetos e realidade das escolas observadas

04

2

Plano de Ensino do Estágio Supervisionado
2.1 Estrutura
2.2 Elaboração

10

3

Plano de aula
3.1 Estrutura
3.2 Elaboração

20

4

Relatório
3.1 Estrutura
3.2 Elaboração
3.3 Acompanhamento da elaboração do relatório

10

5

Formação do professor
5.1 BNCC do Ensino Fundamental e Médio da Língua Portuguesa e Inglesa

10

6

Regência em sala de aula
6.1 Preparação
6.2 Elaboração dos Planos de Aula
6.3 Confecção do material didático

20

7

Acompanhamento no campo de estágio
7.1 Regência de classe

20

8

Apresentação final do Relatório
8.1 Devolução do Estágio (Campo de Estágio)
8.2 Seminário sobre a regência de classe (IES)

10

 

TOTAL DE HORAS

104 h


Estratégias:Aulas expositivas, comentário sobre a observação na escola campo. Seminário, pesquisa, recursos de multimídia, participação Aula expositiva. Orientação para a realização do Relatório. Leitura, pesquisa bibliográfica. Assiduidade. Leitura, pesquisa bibliográfica. Trabalho em grupo e orientação.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

1. Entendimento das normas e regulamentações do conteúdo explicitado no regulamento de estágio em vigor. 2. Intervenção na sala de aula na escola Campo de acordo como planejado. 3. Seminário sobre o projeto e plano de atuação na escola. 4. Desempenho na pesquisa de campo e em sala de aula.

HABILIDADES

1. Capacidade de entendimento das normas elencadas no regulamento de estágio em vigor, bem como de suas implicações didáticas. 2. Produção oral e escrita, compreensão oral e escrita e reflexão escrita. 3. Capacidade de teorizar e voltar à prática, para depois teorizar novamente, refazendo o que for necessário. 4. Demonstrar claramente os princípios e objetivos no ensino de língua para o Ensino Fundamental - séries finais. 5. Capacidade de apresentar hipóteses para possíveis soluções de problemas metodológicos apresentados no ensino de língua para o Ensino Fundamental.

ATITUDES

1. Dedicação ao desenvolvimento do Plano de Ensino do estágio, observando o cronograma estabelecido. 2. Participação no trabalho de equipe. 3. Responsabilidade na condução dos trabalhos de grupo e individuais, demonstrando amadurecimento linguístico e segurança nas ações empreendidas. 4. Desenvoltura na apresentação e desenvolvimento da regência de classe nas escolas, de acordo com a modalidade escolhida pela equipe. 5. Responsabilidade, engajamento nas atividades em sala de aula, pontualidade, ética, interesse.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Planos de Aula

2, 3, 4

x

x

x

2.0

A definir

Regência de Classe

Todos

x

x

x

2.0

A definir

Plano de Ensino – Elaboração e Apresentação

6

x

x

x

2.0

A definir

Trabalho desenvolvido em sala de aula: participação, frequência, criatividade, envolvimento

Todos

x

x

x

2.0

A definir

Devolução de Estágio

8

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. v. 2, 144 p. ISBN 85-86584-71-1.

2

HARMER, Jeremy. How to teach english with technology. São Paulo: Pearson Longman, 2011. il.

3

RODRIGUES, Maria Socorro Pereira; LEITÃO, Glória da Conceição Mesquita. Estágio curricular supervisionado com ênfase no desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade. Texto e Contexto, Florianópolis, v.9, n.3, set. 2000, p.216-229.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GONÇALVES, Maria Silvia. O mundo na sala de aula: intertextualidade nos anos finais do ensino fundamental. 2017.

2

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 2005.

3

POTTER, Louise. Guia para o ensino de Língua Estrangeira: orientações sobre a arte de ensinar idiomas. Disal, 2012.

4

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: língua portuguesa: caderno de atividades. Florianópolis: Cogem, 2014. Disponível on-line: www.propostacurricular.sed.sc.gov.br

5

MAGNER, Maria Margarete da Rosa. Processos e retrocessos na implementação da Base Nacional Comum Curricular no município de Lages e os desafios das professoras que atuam na educação infantil. Lages, 2020. 94 p. Disponível em: http://biblioteca.uniplaclages.edu.br/biblioteca/repositorio/000002/0000021c.pdf. Acesso em: 9 nov. 2020.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática