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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
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PROFESSOR |
Schayla Letyelle Costa Pissetti, Carlos Eduardo de Liz |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Práticas Extensionistas |
0-19964 |
4º |
3 |
60 |
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EMENTA |
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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
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OBJETIVO GERAL |
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Desenvolver os projetos de extensão produzidos nos semestres anteriores articulados às vivências universitárias de ensino e pesquisa, em um constante intercâmbio com a sociedade. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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- Revisitar os projetos de extensão escritos nos semestres anteriores; - Definir os locais para o desenvolvimento dos projetos e estabelecer os contatos necessários para viabilizá-los; - Produzir os materiais necessários para a execução dos cronogramas dos projetos; - Promover ações extensionistas ao longo do semestre conforme o perfil do curso; - Planejar, avaliar e reavaliar constantemente os projetos de extensão com vistas ao aprimoramento das práticas dos próximos semestres; - Desenvolver projetos e/ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
1.1 Definição da organização das ações do semestre; |
10 |
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2 |
2.1 Desenvolvimento dos cronogramas dos projetos de extensão ao longo do semestre; |
30 |
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3 |
3.1 Orientação dos grupos de trabalho para as atividades de extensão. |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
60 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
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HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
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ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
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OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
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|
Execução das práticas extensionistas ao longo do semestre |
Todas |
|
|
|
5 |
A definir |
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Autoavaliação |
Todas |
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|
1 |
A definir |
x |
A definir |
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Seminário Integrador |
Todas |
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|
2 |
A definir |
x |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
OLIVEIRA, Andrea. Extensão universitária como práxis dialógica: o olhar das instituições comunitárias de educação superior brasileiras. Curitiba: CRV, 2022. 152 p. ISBN 978-85-251-4153-4. |
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2 |
OLIVEIRA, Irlane Mais de; CHASSOT, Attico. Saberes que sabem à extensão universitária. Jundiaí: Paco, 2019. 166 p. ISBN 978-85-462-1846-2. |
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3 |
TAVARES, Christiane Andrade Regis; FREITAS, Katia Siqueira de. Extensão universitária: o patinho feio da academia. Jundiaí: Paco, 2016. 153 p. ISBN 978-85-462-0424-3. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.); GODOY, Herminia Prado (coord.). Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir. São Paulo: Cortez, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788524922367. |
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2 |
FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir. Educação e mudança. 11.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986. 79 p. (Educação E Comunidade) 5218 |
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3 |
BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. |
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4 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. |
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5 |
BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. ampl. São Paulo: Pearson, 2014. |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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