PLANO DE ENSINO | 2025/2 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR | Maria Candida Melo Pereira |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Língua Portuguesa IV | 0-19961 | 4º | 2 | 40 |
EMENTA |
Emprego e colocação das palavras como recurso estilístico. Significação das construções gramaticais. Distinção entre classe gramatical e função sintática. Sintaxe interna. Constituintes oracionais: termos essenciais, integrantes e acessórios. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender a funcionalidade dos diferentes sintagmas (dada a categoria gramatical) na constituição da oração. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar os diferentes sintagmas e sua função na frase. - Perceber a oração pelas diferentes partes constitutivas. - Reconhecer o papel do sintagma verbal na estruturação da frase. - Entender a formação do sintagma e a classe gramatical envolvida. - Perceber o emprego da classe gramatical na construção do sentido. - Relacionar os diferentes articuladores de coesão a estrutura da frase. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1. Sintaxe Interna. Elementos essenciais da oração 1.1. Sujeito e Predicado 1.2. Termos integrantes: Objetos, complemento nominal, agente da passiva; predicativo do sujeito e predicativo do objeto 1.3. Termos acessórios: adjunto adnominal e adverbial. | 06 |
2 | 2. A estrutura da oração 2.1. Os constituintes oracionais: palavras de classe aberta - sintagmas verbais e nominais | 08 |
3 | 3. O sintagma nominal 3.1. O sintagma nominal 3.2. As categorias nominais 3.3. As categorias e funções 3.4. Os determinantes e os modificadores 3.5.. O sintagma preposicionado 3.6 O papel dos articuladores | 10 |
4 | 4. O sintagma verbal 4.1. O papel do sintagma verbal na elaboração da oração 4.2. O sintagma verbal e a percepção do sentido: a voz, 4,3, O modo 4.4. O tempo 4.5. O aspecto | 08 |
5 | 5. Palavras de classe fechada 5.1. O sintagma preposicionado 5.1. 1. Estrutura do sintagma preposicionado 5.2. O sintagma adverbial 5.2.1. A colocação do sintagma adverbial na frase | 08 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
Estratégias:Trabalho individual. Pesquisa de campo sobre os diferentes empregos para as palavras. Jogos de palavras. Leituras recomendadas. Pesquisa bibliográfica e Exercício de decomposição de palavras. Pesquisa bibliográfica. Observação dos usos da linguagem |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Na construção do significado, agir a partir da percepção de que a frase é uma sequência de sintagmas diferentes. | ||||||||
HABILIDADES | Atividades individuais, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados. | ||||||||
ATITUDES | Raciocínio crítico e lógico. Emprego das classes em suas funções | ||||||||
OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação 1 | 1 e 2 | x | x | x | 2.0 | A definir |
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Avaliação 2 | 3 | x | x | x | 2.0 | A definir |
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Avaliação 3 | 4 | x | x | x | 2.0 | A definir |
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Avaliação 4 | 5 | x | x | x | 2.0 | A definir |
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Avaliação Integrativa |
| x | x | x | 2.0 | A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019. |
2 | RONCARATI, Cláudia. As cadeias do texto: construindo sentidos. São Paulo: Parábola, 2010. |
3 | SAUTCHUK, Inez. Prática de morfossintaxe: como e por que aprender análise(morfo)sintática. 3. Barueri: Manole, 2018. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BARBOSA, Cláudia Soares (org.). Sintaxe do português. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2016. |
2 | BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019. |
3 | GONÇALVES, Francisco de Souza; STUDZINSKI, Nadia; BARBOSA, Cláudia Soares. Morfossintaxe 2. Porto Alegre: SAGAH, 2019. |
4 | MEDEIROS, João Bosco; TOMASI, Carolina. Como escrever textos: gêneros e sequências textuais. São Paulo: Atlas, 2017. |
5 | NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2.reimp. São Paulo: UNESP, 2000. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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