UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Portuguesa IV - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2025/2

 

CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Maria Candida Melo Pereira

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Portuguesa IV

0-19961

2

40

 

EMENTA

Emprego e colocação das palavras como recurso estilístico. Significação das construções gramaticais. Distinção entre classe gramatical e função sintática. Sintaxe interna. Constituintes oracionais: termos essenciais, integrantes e acessórios.

 

OBJETIVO GERAL

Compreender a funcionalidade dos diferentes sintagmas (dada a categoria gramatical) na constituição da oração.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar os diferentes sintagmas e sua função na frase.

- Perceber a oração pelas diferentes partes constitutivas.

- Reconhecer o papel do sintagma verbal na estruturação da frase.

- Entender a formação do sintagma e a classe gramatical envolvida.

- Perceber o emprego da classe gramatical na construção do sentido.

- Relacionar os diferentes articuladores de coesão a estrutura da frase.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.     Sintaxe Interna. Elementos essenciais da oração

1.1. Sujeito e Predicado

1.2. Termos integrantes: Objetos, complemento nominal, agente

da passiva; predicativo do sujeito e predicativo do objeto

1.3. Termos acessórios: adjunto adnominal e adverbial.

06

2

2. A estrutura da oração

2.1. Os constituintes oracionais: palavras de classe aberta

- sintagmas verbais e nominais

08

3

3. O sintagma nominal

3.1. O sintagma nominal

3.2. As categorias nominais 

3.3. As categorias e funções

3.4. Os determinantes e os modificadores

3.5.. O sintagma preposicionado

3.6 O papel dos articuladores

10

4

4. O sintagma verbal

4.1. O papel do sintagma verbal na elaboração da oração

4.2. O sintagma verbal e a percepção do sentido: a voz, 

4,3, O modo

4.4. O tempo

4.5. O aspecto

08

5

5. Palavras de classe fechada

5.1. O sintagma preposicionado

5.1. 1. Estrutura do sintagma preposicionado

5.2. O sintagma adverbial

5.2.1. A colocação do sintagma adverbial na frase

08

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse:

 

Estratégias:Trabalho individual. Pesquisa de campo sobre os diferentes empregos para as palavras. Jogos de palavras. Leituras recomendadas. Pesquisa bibliográfica e Exercício de decomposição de palavras. Pesquisa bibliográfica. Observação dos usos da linguagem

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Na construção do significado, agir a partir da percepção de que a frase é uma sequência de sintagmas diferentes.

HABILIDADES

Atividades individuais, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados.

ATITUDES

Raciocínio crítico e lógico. Emprego das classes em suas funções

OUTRAS

 

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 2

3

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 3

4

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 4

5

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação Integrativa

 

x

x

x

2.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

 CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019.

2

RONCARATI, Cláudia. As cadeias do texto: construindo sentidos. São Paulo: Parábola, 2010.

3

SAUTCHUK, Inez. Prática de morfossintaxe: como e por que aprender análise(morfo)sintática. 3. Barueri: Manole, 2018.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARBOSA, Cláudia Soares (org.). Sintaxe do português. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2016.

2

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

3

GONÇALVES, Francisco de Souza; STUDZINSKI, Nadia; BARBOSA, Cláudia Soares. Morfossintaxe 2. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

4

MEDEIROS, João Bosco; TOMASI, Carolina. Como escrever textos: gêneros e sequências textuais. São Paulo: Atlas, 2017.

5

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2.reimp. São Paulo: UNESP, 2000.

obs:

 

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