PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Maria Candida Melo Pereira |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Língua Portuguesa II |
0-19314 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Vocábulo: definição, formas, sistema aberto e fechado. Léxico, lexicalização. Estrutura dos vocábulos: segmentação morfemática. Os morfemas de significação interna e externa. Enriquecimento do léxico. Composição e derivação. Neologismo e outros processos de formação de palavras. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender a estrutura mórfica da Língua Portuguesa |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- identificar o valor semântico que cada palavra apresenta; - identificar os processos de formação de palavras; - Identificar as possibilidades de sentido que a palavra adquire em diferentes contextos. - Perceber na palavra as partes mínimas portadoras de significados; - Analisar as palavras a partir dos processos de formação de novos vocábulos; - Reconhecer o vocábulo como um subsistema em expansão contínua; - Perceber os processos de flexão e as possíveis alterações no interior da palavra |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. A palavra e o vocábulo |
06 |
2 |
2. A segmentação morfo-femática |
08 |
3 |
3 As palavras – formação |
10 |
4 |
4. O léxico |
6 |
5 |
5. A flexão |
08 |
|
TOTAL DE HORAS |
38 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
1. Provas escritas 2. Apresentação oral e escrita de pesquisa 3. Apresentação de trabalhos 4. Seminário sobre o conteúdo pesquisado 5. Desempenho na pesquisa de campo e em sala de aula. |
|||||||||||
HABILIDADES |
1. Cooperação e interação com o grupo 2. Produção oral e escrita, compreensão oral e escrita e reflexão escrita. 3. Interesse nos debates 4. Participação e organização nos trabalhos em grupo e individual. |
|||||||||||
ATITUDES |
1. Uso de diferentes estruturas em seu processo enunciativo e a conseqüente associação do teórico com a linguagem empregada no cotidiano. 2. Participação no trabalho de equipe. 3. Responsabilidade na condução dos trabalhos de grupo e individuais, demonstrando amadurecimento linguístico e segurança nas ações empreendidas. 4. Desenvoltura na apresentação e desenvolvimento do trabalho oferecido, de acordo com a modalidade escolhida pela equipe. 5. Responsabilidade, engajamento nas atividades em sala de aula, pontualidade, ética, interesse. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
A palavra e o vocabulário |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
A segmentação morfo-femática |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
A palavra e o léxico |
3, 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
A flexão nominal e verbal |
5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CAMARA JR, Joaquim Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. 35ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 124 p. ISBN 853260061-1 |
|||||||||||
2 |
ALAIN POLGUERE. Lexicologia e semântica lexical. 1. São Paulo: Contexto, 2018. PDF. ISBN 9788552000709. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788552000709. |
|||||||||||
3 |
KEHDI, Valter. Morfemas do português. 7. ed. São Paulo: Editora Ática, 2007. 72 p (Série princípios) ISBN 9788508107957 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
SOUZA e SILVA, Maria Cecília. Linguística Aplicada ao Português – Morfologia. São Paulo: Cortez, 2011. |
|||||||||||
2 |
CORREIA, Margarita. Neologia em português. São Paulo: Parábola, 2012 |
|||||||||||
3 |
KEHDI, Valter. Formação de palavras em português. São Paulo: Ática, 2007 |
|||||||||||
4 |
LAROCA, Maria Nazaré de Carvalho. Manual de morfologia do português. 5 ed . São Paulo: Pontes, 2011. |
|||||||||||
5 |
AZEREDO, José Carlos.Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha 2011 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |