UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Jornalismo - Empreendedorismo - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Jornalismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Jornalismo Par048/22

PROFESSOR

Giovani Letti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Empreendedorismo

0-19950

4

80


EMENTA

Análise de oportunidades de mercado. Perfil do empreendedor para o mercado de comunicação.

Conhecimentos, habilidades e atitudes para empreender. Ideia de negócio. Construção do modelo de

negócio. Validação do modelo de negócio. Estruturação da empresa. Criação do mínimo produto

viável. Validação do mínimo produto viável. Apresentação do negócio para parceiros e/ou

investidores. Fontes de recursos e investimentos. Questões legais e contábeis para o início de um

negócio. Comparadores e contadores. Blocos aritméticos. Blocos de relógio de tempo real.


OBJETIVO GERAL

Estimular o empreendedorismo, tanto como método de aprendizado, como opção profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar oportunidades de negócios nas áreas do jornalismo, comunicação e produção de conteúdo. Apresentar métodos e ferramentas para análise de mercado, entendimento do consumidor, geração de ideias, estruturação e validação de modelos de negócio. Preparar os acadêmicos para apresentações e conversas com potenciais investidores.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Perfil do empreendedor para o mercado de comunicação. Conhecimentos, habilidades e atitudes para empreender. O profissional em T.

4

2

Análise de oportunidades de mercado. Situação do mercado de jornalismo, comunicação e produção de conteúdo. Ameaças e oportunidades. Ferramentas de análise de mercado: Matriz BCG, Análise SWOT e Matriz de Oceano Azul.

16

3

Entendimento do consumidor. Geração de ideias de negócio. Ferramentas de imersão e ideação: Design Thinking e Value Proposition Design.

16

4

Construção de um modelo de negócio. Como entregar valor para o mercado. Ferramenta de construção de modelo de negócio: Business Model Canvas.

16

5

Formas de validação da ideia e do modelo de negócio. A importância dos protótipos na validação. Conceito de mínimo produto viável. 

8

6

Apresentação do negócio para potenciais parceiros, clientes e investidores. Técnicas para fazer um Elevator Pitch.

12

7

Fontes de recursos e investimentos. Estruturação da empresa. Questões legais e contábeis para o início de um negócio.

8

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares.


Estratégias:ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas.

HABILIDADES

Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas.

ATITUDES

Frequência. Pontualidade. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1

1, 2, 3

x

x

x

4

A definir

x

A definir

Avaliação 2

Todas

x

x

x

4

A definir

x

A definir

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SAHIL LAVINGIA. O empreendedor minimalista. 1. São Paulo: Actual, 2022. PDF. ISBN 9786587019390. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786587019390.

2

YVES PIGNEUER.; ALEXANDRE OSTERWALDER. Business model generation. 1. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. PDF. ISBN 9786555204605. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555204605.

3

ERIC RIES. A Startup Enxuta. Lua de Papel ISBN 9788581780047


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

JOHN DOERR. Avalie o que importa. 1. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. E-Book. ISBN 9788550807508. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788550807508.

2

STEFANO MASTROGIACOMO.; ALEXANDER OSTERWALDER. High-impact tools for teams. 1. Rio de Janeiro: Alta Books, 2023. E-Book. ISBN 9786555209457. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555209457.

3

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2010. 149p. ISBN 9788535238624

4

W. CHAN KIM & RENEE MAUBORGNE. A Estratégia do Oceano Azul. Rio de Janeiro Campus 2005 ISBN 8535215247

5

RENATA VILENKY. Startup. 1. São Paulo: Expressa, 2021. E-Book. ISBN 9786587958262. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786587958262.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática