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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Jornalismo |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo Par048/22 |
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PROFESSOR |
Giovani Letti |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Empreendedorismo |
0-19950 |
6º |
4 |
80 |
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EMENTA |
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Análise de oportunidades de mercado. Perfil do empreendedor para o mercado de comunicação. Conhecimentos, habilidades e atitudes para empreender. Ideia de negócio. Construção do modelo de negócio. Validação do modelo de negócio. Estruturação da empresa. Criação do mínimo produto viável. Validação do mínimo produto viável. Apresentação do negócio para parceiros e/ou investidores. Fontes de recursos e investimentos. Questões legais e contábeis para o início de um negócio. Comparadores e contadores. Blocos aritméticos. Blocos de relógio de tempo real. |
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OBJETIVO GERAL |
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Estimular o empreendedorismo, tanto como método de aprendizado, como opção profissional. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Identificar oportunidades de negócios nas áreas do jornalismo, comunicação e produção de conteúdo. Apresentar métodos e ferramentas para análise de mercado, entendimento do consumidor, geração de ideias, estruturação e validação de modelos de negócio. Preparar os acadêmicos para apresentações e conversas com potenciais investidores. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Perfil do empreendedor para o mercado de comunicação. Conhecimentos, habilidades e atitudes para empreender. O profissional em T. |
4 |
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2 |
Análise de oportunidades de mercado. Situação do mercado de jornalismo, comunicação e produção de conteúdo. Ameaças e oportunidades. Ferramentas de análise de mercado: Matriz BCG, Análise SWOT e Matriz de Oceano Azul. |
16 |
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3 |
Entendimento do consumidor. Geração de ideias de negócio. Ferramentas de imersão e ideação: Design Thinking e Value Proposition Design. |
16 |
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4 |
Construção de um modelo de negócio. Como entregar valor para o mercado. Ferramenta de construção de modelo de negócio: Business Model Canvas. |
16 |
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5 |
Formas de validação da ideia e do modelo de negócio. A importância dos protótipos na validação. Conceito de mínimo produto viável. |
8 |
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6 |
Apresentação do negócio para potenciais parceiros, clientes e investidores. Técnicas para fazer um Elevator Pitch. |
12 |
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7 |
Fontes de recursos e investimentos. Estruturação da empresa. Questões legais e contábeis para o início de um negócio. |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares. |
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Estratégias:ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas. |
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HABILIDADES |
Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas. |
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ATITUDES |
Frequência. Pontualidade. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 1 |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
Todas |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
SAHIL LAVINGIA. O empreendedor minimalista. 1. São Paulo: Actual, 2022. PDF. ISBN 9786587019390. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786587019390. |
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2 |
YVES PIGNEUER.; ALEXANDRE OSTERWALDER. Business model generation. 1. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. PDF. ISBN 9786555204605. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555204605. |
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3 |
ERIC RIES. A Startup Enxuta. Lua de Papel ISBN 9788581780047 |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
JOHN DOERR. Avalie o que importa. 1. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. E-Book. ISBN 9788550807508. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788550807508. |
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2 |
STEFANO MASTROGIACOMO.; ALEXANDER OSTERWALDER. High-impact tools for teams. 1. Rio de Janeiro: Alta Books, 2023. E-Book. ISBN 9786555209457. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555209457. |
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3 |
BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2010. 149p. ISBN 9788535238624 |
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4 |
W. CHAN KIM & RENEE MAUBORGNE. A Estratégia do Oceano Azul. Rio de Janeiro Campus 2005 ISBN 8535215247 |
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5 |
RENATA VILENKY. Startup. 1. São Paulo: Expressa, 2021. E-Book. ISBN 9786587958262. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786587958262. |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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