|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Jornalismo |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo - Par777/17 |
|
PROFESSOR |
Luiz Augusto Del Moura da Silva |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Estágio Curricular Supervisionado |
0-18472 |
8º |
10 |
200 |
|
EMENTA |
|||
|
Desenvolve estudos comunicacionais supervisionados aplicados em organizações da sociedade civil e empreendimentos comunicacionais. Práticas supervisionadas aplicadas envolvendo os conteúdos adquiridos em disciplinas específicas da área sob enfoque teórico, investigativo e de treinamento, realizadas em instituições privadas, públicas, organizações não-governamentais, comunitárias e educacionais. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
O aluno será capaz identificar as questões éticas, técnicas e o planejamento que envolve a realização do estágio supervisionado. Atividades práticas no campo temático. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Desenvolver as técnicas de captação e elaboração de reportagens para a instituições do terceiro setor. Conhecer e desenvolver as técnicas a serem aplicadas ao jornalismo digital em assessorias de imprensa, instituições do segmento audiovisual e outras empresas e instituições que utilizam estas ferramentas. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Atividades práticas |
200 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
200 h |
|
|
||
|
Estratégias:Atividades individuais e coletivas, em ambiente virtual, em ambientes pertinentes à prática do Jornalismo, estas últimas acompanhadas pelo professor quando pertinente e possível. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Será avaliado o processo de apropriação dos conteúdos discutidos ao longo do semestre por meio de trabalhos em grupo, discussões de textos e exercícios individuais e/ou em grupos. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Serão avaliadas: capacidade de argumentação, análise, síntese e reflexão; capacidade de trabalhar em grupo; expressão oral e escrita adequadas. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Serão avaliadas; iniciativa, participação em sala durante as discussões em sala, assiduidade, pontualidade, respeito aos colegas e docentes. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Comprometimento com as atividades propostas é fundamental |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 01 Relatórios prévios |
2 |
|
|
|
3 |
15/09/2025 |
x |
06/10/2025 |
||||
|
Avaliação 02 relatórios finais |
3 |
|
|
|
5 |
19/11/2025 |
x |
02/12/2025 |
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
BOCK, Sílvio Duarte. Orientação profissional: a abordagem sócio histórica. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 188 p. ISBN 8524908505 |
|||||||||||
|
2 |
DEFFUNE, Deisi; DEPRESBITERIS, Léa. Competências, habilidades e currículos de educação profissional: crônicas e reflexões. São Paulo: SENAC SP, 2000. 76 p. ISBN 8573591366. |
|||||||||||
|
3 |
PERELLÓ, Jorge Solivellas. Pedagogia do estágio: experiências de formação profissional. Belo Horizonte: PUC MINAS, Centro de Integração Empresa-escola, 1998. 289 p. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
GRANEMANN, Camila; FLORIANI, Sílvia dos Santos; NUNES, Thiany Cristina da Silva; KANAN, Lilia Aparecida. Relatório de estágio básico supervisionado em organizações. Lages: Ed. do Autor, 2005. 68 p. |
|||||||||||
|
2 |
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 176 p. ISBN 8524905573 |
|||||||||||
|
3 |
PERELLÓ, Jorge Solivellas. Pedagogia do estágio: experiências de formação profissional. Belo Horizonte: PUC MINAS, Centro de Integração Empresa-escola, 1998. 289 p. |
|||||||||||
|
4 |
MERCADO DE TRABALHO: conjuntura e análise. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego,. |
|||||||||||
|
5 |
DEFFUNE, Deisi; DEPRESBITERIS, Léa. Competências, habilidades e currículos de educação profissional: crônicas e reflexões. São Paulo: SENAC SP, 2000. 76 p. ISBN 8573591366. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |