|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Jornalismo |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo Par048/22 |
|
PROFESSOR |
Eduarda Mayara Demeneck de Figueiredo |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Telejornalismo II |
0-19939 |
4º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Experimentação nas diferentes etapas de produção. Rotina produtiva dos noticiários e a responsabilidade e ética do profissional. Tipos de telejornais e linguagens telejornalísticas. Produção de telejornal. Rotina produtiva dos noticiários e a responsabilidade e ética do profissional. Princípios da extensão universitária. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Possibilitar um aprofundamento temático da linguagem do telejornal. Aprendendo na prática como se faz um telejornal diário e como é a rotina nas redações. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Capacitar o aluno a exercer as diferentes funções em telejornalismo: pauteiro, repórter, editor de texto, chefe de reportagem, apresentador, editor-chefe e produtor, entre outras. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
|
46 |
|
2 |
PRÁTICA: |
36 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
82 h |
|
|
||
|
Estratégias: |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Será avaliado o processo de apropriação dos conteúdos discutidos ao longo do semestre por meio de trabalhos em grupo, discussões de textos e exercícios individuais e/ou em grupos. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Serão avaliadas: capacidade de argumentação, análise, síntese e reflexão; capacidade de trabalhar em grupo; expressão oral e escrita adequadas. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Serão avaliadas; iniciativa, participação em sala durante as discussões em sala, assiduidade, pontualidade, respeito aos colegas e docentes. Além da criatividade nos materiais apresentados. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Integrativa |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Telejornal I |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.5 |
13/10/2025 |
x |
02/12/2025 |
||||
|
Telejornal II |
1 e 2 |
|
|
|
2.5 |
03/11/2025 |
x |
02/12/2025 |
||||
|
Reportagem Final |
1 e 2 |
|
|
|
3.0 |
29/11/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004. 544p. ISBN 852300792x |
|||||||||||
|
2 |
SQUIRRA, Sebastião. Aprender telejornalismo: produção e técnica. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 2004. 187p. ISBN 8511220267 |
|||||||||||
|
3 |
BRASIL, Antônio. A revolução das imagens: uma nova proposta para o telejornalismo na era digital. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005. 161p. ISBN 8573933992 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
PATERNOSTRO, Vera Iris. TEXTO NA TV MANUAL DE TELEJORNALISMO, O. ISBN 8535204660 |
|||||||||||
|
2 |
CUNHA, Albertino Aor da. Telejornalismo. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1990. 141 p. ISBN 852240597-2 |
|||||||||||
|
3 |
KUPSTAS, Marcia. Comunicação: em debate. 1.ed. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 1997. 144 p. (Debate na Escola) ISBN 8516018334 |
|||||||||||
|
4 |
SEBASTIAO SQUIRRA. Aprender Telejornalismo: Produção e Técnica. ISBN 9788511220261 |
|||||||||||
|
5 |
S. SQUIRRA. Boris Casoy: o âncora no telejornalismo brasileiro. ISBN 8532610242 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |