UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Jornalismo - Telejornalismo II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Jornalismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Jornalismo Par048/22

PROFESSOR

Eduarda Mayara Demeneck de Figueiredo


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Telejornalismo II

0-19939

4

80


EMENTA

Experimentação nas diferentes etapas de produção. Rotina produtiva dos noticiários e a

responsabilidade e ética do profissional. Tipos de telejornais e linguagens telejornalísticas. Produção

de telejornal. Rotina produtiva dos noticiários e a responsabilidade e ética do profissional. Princípios da extensão universitária. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar um aprofundamento temático da linguagem do telejornal. Aprendendo na prática como se faz um telejornal diário e como é a rotina nas redações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Capacitar o aluno a exercer as diferentes funções em telejornalismo: pauteiro, repórter, editor de texto, chefe de reportagem, apresentador, editor-chefe e produtor, entre outras.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1


A TV COMO MEIO DE INFORMAÇÃO:
- Imagem / Edição
- Da notícia ao telejornal
- Estilos Editoriais
- Critérios de Noticiabilidade
- Análise de Telejornais
- Organização do Telejornal
- O texto no Telejornal
- Fechamento do telejornal

46

2

PRÁTICA:
Produção da matéria: contato com as fontes, o lugar, horário
- Gravação: linguagem da imagem, enquadramento, posicionamento, planos
- Entrevista: na rua e em estúdio
- Edição de vídeo / texto: ilha de edição, laboratório de texto
- Apresentação: roteiro, espelho, texto, cabeça.

36

 

TOTAL DE HORAS

82 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Será avaliado o processo de apropriação dos conteúdos discutidos ao longo do semestre por meio de trabalhos em grupo, discussões de textos e exercícios individuais e/ou em grupos.

HABILIDADES

Serão avaliadas: capacidade de argumentação, análise, síntese e reflexão; capacidade de trabalhar em grupo; expressão oral e escrita adequadas.

ATITUDES

Serão avaliadas; iniciativa, participação em sala durante as discussões em sala, assiduidade, pontualidade, respeito aos colegas e docentes. Além da criatividade nos materiais apresentados.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

x

x

x

2.0

A definir

Telejornal I

1 e 2

x

x

x

2.5

13/10/2025

x

02/12/2025

Telejornal II

1 e 2

2.5

03/11/2025

x

02/12/2025

Reportagem Final

1 e 2

3.0

29/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004. 544p. ISBN 852300792x

2

SQUIRRA, Sebastião. Aprender telejornalismo: produção e técnica. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 2004. 187p. ISBN 8511220267

3

BRASIL, Antônio. A revolução das imagens: uma nova proposta para o telejornalismo na era digital. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005. 161p. ISBN 8573933992


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

PATERNOSTRO, Vera Iris. TEXTO NA TV MANUAL DE TELEJORNALISMO, O. ISBN 8535204660

2

CUNHA, Albertino Aor da. Telejornalismo. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1990. 141 p. ISBN 852240597-2

3

KUPSTAS, Marcia. Comunicação: em debate. 1.ed. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 1997. 144 p. (Debate na Escola) ISBN 8516018334

4

SEBASTIAO SQUIRRA. Aprender Telejornalismo: Produção e Técnica. ISBN 9788511220261

5

S. SQUIRRA. Boris Casoy: o âncora no telejornalismo brasileiro. ISBN 8532610242

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática