|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Jornalismo |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo Par048/22 |
|
PROFESSOR |
Carlos Eduardo Canani |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Estudos de Linguagem |
0-19941 |
4º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Comunicação humana: linguagem, língua e fala. Noções de fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Leitura e interpretação de textos. Produção de textos: as tipologias textuais e os gêneros jornalísticos. Revisão ortográfica e gramatical. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Propiciar aos estudantes a compreensão dos diferentes modos de organização discursiva no campo jornalístico, por meio do estudo e da análise de textos representativos da área, considerando os níveis fonológico, morfológico, sintático e semântico da linguagem, com vistas ao aprimoramento da competência textual e ao exercício qualificado da produção jornalística. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1. Analisar a comunicação humana e a linguagem em suas distintas funções, manifestações e níveis de estruturação. 2. Compreender a organização dos recursos fonéticos, sintáticos, semânticos e lexicais na constituição de frases, parágrafos e textos. 3. Desenvolver competências de leitura, interpretação e produção de textos jornalísticos, orais e escritos, com consciência crítica dos mecanismos linguísticos envolvidos. 4. Identificar e empregar os recursos linguísticos essenciais à construção de textos coesos e coerentes. 5. Aplicar, de forma eficiente, crítica e autônoma, os conhecimentos linguísticos adquiridos à prática jornalística em diferentes suportes e contextos profissionais. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Unidade 1 – Fundamentos da Linguagem e da Comunicação |
16 |
|
2 |
Unidade 2 – Estrutura e Funcionamento da Língua: Fonética, Ortografia e Morfologia |
24 |
|
3 |
Unidade 3 – Estruturação Sintática e Normas da Língua |
24 |
|
4 |
Unidade 4 – Compreensão, Sentido e Leitura Crítica |
08 |
|
5 |
Unidade 5 – Produção Textual e Gêneros Jornalísticos |
08 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
1. Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares e planejamento de seminário. 2. No caso de ausências às aulas, para justificar as faltas será necessária a produção de ensaio descritivo sobre o conteúdo das aulas em que não compareceu, conforme material disponibilizado no Classroom. |
||
|
Estratégias:ARM - Aula com Recurso Multimídia; AEX - Aula Expositiva Dialogada; ET - Estudo de Texto; TG - Trabalho em Grupo; SE - Seminário; PT – Produção Textual; TI – Trabalho Individualizado; ExC - Exercícios Extraclasse. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Os conhecimentos serão avaliados por meio do acompanhamento da apreensão dos conceitos problematizados ao longo do semestre à medida que estiverem sendo trabalhados. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Investigação da resposta diante das questões propostas; Participação de maneira efetiva, crítica e coerente durante as aulas ministradas; Identificação do nível adequado de linguagem em cada contexto e uso do mesmo; Aplicação dos conceitos estudados em sua área de atuação, conforme perfil do egresso do curso de Jornalismo. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina; Ser responsável, assíduo, atento, pontual e participativo durante as aulas; Demonstrar iniciativa, autonomia, criticidade e colaboração. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Participação em eventos relativos ao curso. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 1 - Elementos da comunicação, funções a linguagem e variação linguística |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
04/08/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação 2 - Acentuação gráfica |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
22/09/2025 |
x |
06/10/2025 |
||||
|
Avaliação 3 - Morfologia e flexão nominal e verbal |
2 |
x |
x |
x |
3.0 |
27/10/2025 |
x |
03/11/2025 |
||||
|
Seminário em grupos – Jornal Falado |
3, 4 e 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
24/11/2025 |
|
|
||||
|
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramatica completa. São Paulo Nova Geração |
|||||||||||
|
2 |
GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e linguagem. São Paulo: Pearson Education, 2012. 258p. ISBN 9788564574397 |
|||||||||||
|
3 |
PATRICIA CEOLIN DO NASCIMENTO. Técnicas de redação em jornalismo. 1. São Paulo: Saraiva Uni, 2012. E-Book. ISBN 9788502121829. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788502121829. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
BRETON, P. A argumentação na comunicação. Bauru: EDUSC, 1999. |
|||||||||||
|
2 |
CARNEIRO, Agostinho Dias. Redação em construção: a escritura do texto. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2001. |
|||||||||||
|
3 |
COIMBRA, Oswaldo. O texto na reportagem impressa: um curso sobre sua estrutura. São Paulo: Ática, 2002. |
|||||||||||
|
4 |
GIRAUTA, Fred; NEWMAN, Mario; QUADROS, Mariana. Língua Portuguesa: introdução à produção de texto e leitura. Rio de Janeiro: CCAA, 2006. |
|||||||||||
|
5 |
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de teoria narrativa. São Paulo: Ática, 1988. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |