UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Jornalismo - Estudos de Linguagem - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Jornalismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Jornalismo Par048/22

PROFESSOR

Carlos Eduardo Canani


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estudos de Linguagem

0-19941

4

80


EMENTA

Comunicação humana: linguagem, língua e fala. Noções de fonologia, morfologia, sintaxe e

semântica. Leitura e interpretação de textos. Produção de textos: as tipologias textuais e os gêneros

jornalísticos. Revisão ortográfica e gramatical.


OBJETIVO GERAL

Propiciar aos estudantes a compreensão dos diferentes modos de organização discursiva no campo jornalístico, por meio do estudo e da análise de textos representativos da área, considerando os níveis fonológico, morfológico, sintático e semântico da linguagem, com vistas ao aprimoramento da competência textual e ao exercício qualificado da produção jornalística.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Analisar a comunicação humana e a linguagem em suas distintas funções, manifestações e níveis de estruturação. 2. Compreender a organização dos recursos fonéticos, sintáticos, semânticos e lexicais na constituição de frases, parágrafos e textos. 3. Desenvolver competências de leitura, interpretação e produção de textos jornalísticos, orais e escritos, com consciência crítica dos mecanismos linguísticos envolvidos. 4. Identificar e empregar os recursos linguísticos essenciais à construção de textos coesos e coerentes. 5. Aplicar, de forma eficiente, crítica e autônoma, os conhecimentos linguísticos adquiridos à prática jornalística em diferentes suportes e contextos profissionais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade 1 – Fundamentos da Linguagem e da Comunicação
1.1 Apresentação da disciplina
1.2 Comunicação e linguagem
1.2.1 Elementos da comunicação
1.2.2 Linguagem, língua e fala
1.2.3 Funções da linguagem
1.2.4 Níveis de linguagem

16

2

Unidade 2 – Estrutura e Funcionamento da Língua: Fonética, Ortografia e Morfologia
2.1 Conceitos básicos de fonética: fonemas, sons e letras, dígrafos e encontros vocálicos
2.2 Acentuação gráfica
2.2.1 Acento grave indicativo de crase
2.3 Tópicos de ortografia
2.4 Morfologia
2.4.1 Revisão das classes gramaticais
2.4.2 Flexão nominal e verbal

24

3

Unidade 3 – Estruturação Sintática e Normas da Língua
3.1 Análise sintática
3.1.1 Frase, oração e período
3.1.2 Termos essenciais da oração: tipos de sujeito e predicado
3.2 Estudo da pontuação
3.3 Tópicos especiais de revisão ortográfica e gramatical
3.3.1 Concordância nominal e verbal
3.3.2 Regência nominal e verbal
3.3.3 Colocação pronominal

24

4

Unidade 4 – Compreensão, Sentido e Leitura Crítica
4.1 Tipos de leitura: informativa e crítica
4.2 Técnicas de leitura
4.3 Compreensão textual
4.4 O dito e o não dito: pressupostos e subentendidos
4.5 Noções de semântica
4.5.1 Polissemia
4.5.2 Denotação e conotação
4.6 O texto e a linguagem no jornalismo literário

08

5

Unidade 5 – Produção Textual e Gêneros Jornalísticos
5.1 Tipologias textuais
5.2 Gêneros textuais
5.3 Propriedades textuais e revisão: clareza, concisão, coesão, coerência e correção de desvios linguísticos
5.4 Planejamento textual
5.5 Revisão e aprimoramento de textos
5.6 Encerramento da disciplina: reflexão sobre os aprendizados e sua aplicabilidade acadêmica e profissional

08

 

TOTAL DE HORAS

80 h

1. Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares e planejamento de seminário. 2. No caso de ausências às aulas, para justificar as faltas será necessária a produção de ensaio descritivo sobre o conteúdo das aulas em que não compareceu, conforme material disponibilizado no Classroom.


Estratégias:ARM - Aula com Recurso Multimídia; AEX - Aula Expositiva Dialogada; ET - Estudo de Texto; TG - Trabalho em Grupo; SE - Seminário; PT – Produção Textual; TI – Trabalho Individualizado; ExC - Exercícios Extraclasse.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os conhecimentos serão avaliados por meio do acompanhamento da apreensão dos conceitos problematizados ao longo do semestre à medida que estiverem sendo trabalhados.

HABILIDADES

Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Investigação da resposta diante das questões propostas; Participação de maneira efetiva, crítica e coerente durante as aulas ministradas; Identificação do nível adequado de linguagem em cada contexto e uso do mesmo; Aplicação dos conceitos estudados em sua área de atuação, conforme perfil do egresso do curso de Jornalismo.

ATITUDES

Apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina; Ser responsável, assíduo, atento, pontual e participativo durante as aulas; Demonstrar iniciativa, autonomia, criticidade e colaboração.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1 - Elementos da comunicação, funções a linguagem e variação linguística

1

x

x

x

1.0

04/08/2025

Avaliação 2 - Acentuação gráfica

2

x

x

x

2.0

22/09/2025

x

06/10/2025

Avaliação 3 - Morfologia e flexão nominal e verbal

2

x

x

x

3.0

27/10/2025

x

03/11/2025

Seminário em grupos – Jornal Falado

3, 4 e 5

x

x

x

2.0

24/11/2025

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramatica completa. São Paulo Nova Geração

2

GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e linguagem. São Paulo: Pearson Education, 2012. 258p. ISBN 9788564574397

3

PATRICIA CEOLIN DO NASCIMENTO. Técnicas de redação em jornalismo. 1. São Paulo: Saraiva Uni, 2012. E-Book. ISBN 9788502121829. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788502121829.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRETON, P. A argumentação na comunicação. Bauru: EDUSC, 1999.

2

CARNEIRO, Agostinho Dias. Redação em construção: a escritura do texto. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2001.

3

COIMBRA, Oswaldo. O texto na reportagem impressa: um curso sobre sua estrutura. São Paulo: Ática, 2002.

4

GIRAUTA, Fred; NEWMAN, Mario; QUADROS, Mariana. Língua Portuguesa: introdução à produção de texto e leitura. Rio de Janeiro: CCAA, 2006.

5

REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de teoria narrativa. São Paulo: Ática, 1988.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática