|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Jornalismo |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Jornalismo Par048/22 |
|
PROFESSOR |
Luiz Augusto Del Moura da Silva |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Assessoria de Imprensa II |
0-19940 |
4º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Análise de mídia. Relatórios de avaliação. Coletivas de imprensa. Reflexão sobre a profissão e a ética no trabalho do assessor. Entrevistas coletivas e individuais. Gerenciamento de crise. Estratégias para lidar com os jornalistas e a mídia em geral. Media Trainning. Assessoria de imprensa e mídias digitais (desafios e oportunidades). Manual de assessoria de imprensa. Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Apanhado geral sobre Jornalismo Institucional e Assessoria de Imprensa. Serão abordados desde os conceitos, passando por questões práticas como os serviços oferecidos, até mesmo a realização de contratos para prestação de serviços, fornecendo ao aluno todos os subsídios necessários para o desenvolvimento de trabalhos na área de comunicação institucional e assessoria de imprensa. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Capacitar o aluno ao planejamento, produção, captação, redação, edição e tendências de assessoria de imprensa no Brasil, com ênfase nas novas plataformas jornalísticas. Possibilitar a prática extensionista para o acadêmico |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Terceirização de serviços. Contratos, custos, gastos e investimentos. |
20 |
|
2 |
- Rotinas produtivas (Captação e redação de textos jornalísticos; Produção de matérias). |
60 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
|
||
|
Estratégias:Aulas expositivas; atividades individuais e coletivas, em sala de aula, em ambientes pertinentes à prática do Jornalismo, estas últimas acompanhadas pelo professor quando pertinente e possível. Leitura e análise de textos. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Será avaliado o processo de apropriação dos conteúdos discutidos ao longo do semestre por meio de trabalhos em grupo, discussões de textos e exercícios individuais e/ou em grupos |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Serão avaliadas: capacidade de argumentação, análise, síntese e reflexão; capacidade de trabalhar em grupo; expressão oral e escrita adequadas. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Serão avaliadas; iniciativa, participação em sala durante as discussões em sala, assiduidade, pontualidade, respeito aos colegas e docentes. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
A participação na prática extensionista do acadêmico |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Prova Integrativa |
1 |
|
|
|
2 |
07/10/2025 |
|
|
||||
|
Prova |
2 |
|
|
|
02 |
23/09/2025 |
x |
08/10/2025 |
||||
|
avaliação de desempenho |
3 |
|
|
|
02 |
28/10/2025 |
|
|
||||
|
Pratica 2 |
4 |
|
|
|
3 |
04/11/2025 |
x |
02/12/2025 |
||||
|
desempenho |
5 |
|
|
|
1 |
03/12/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4.ed.rev. e ampl. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2011. 444p. ISBN 9788522463619 |
|||||||||||
|
2 |
FERRARETTO, Elisa Kopplin; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: teoria e prática. 6.ed.rev. e atual. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2009. 157p. ISBN 9788532305282 |
|||||||||||
|
3 |
REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial, comunicação institucional: Conceitos estragéias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. 5.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1986. 182 p. (Novas Buscas Em Comunicação) 7237 |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Marketing político e governamental: um roteiro para campanhas políticas e estratégias de comunicação. 2.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1985. 87 p. (Novas Buscas Em Comunicação) 19571 |
|||||||||||
|
2 |
BUENO, Wilson da Costa (org.). Estratégias de comunicação nas mídias sociais. Barueri: Manole, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788520447437. |
|||||||||||
|
3 |
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: alinhando teoria e prática. Barueri: Manole, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788520446430. |
|||||||||||
|
4 |
MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia. São Paulo: Editora contexto, 2015. 121p. ISBN 9788572442800 |
|||||||||||
|
5 |
CARVALHO, Cláudia. Manual prático de assessoria de imprensa. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2009. 42p. ISBN 9788535235530. |
|||||||||||
|
obs:O acadêmico que ingressar com alguma licença médica ou justificativa de falta, deverá consultar o classroom da disciplina e fazer um resumo no estilo resenha, sobre o conteúdo da(s) aula(s) que não compareceu. Em caso de ter ocorrido uma atividade prática, deverá entrar em contato com o professor para saber qual atividade deverá executar. |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |