PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par047/22 |
PROFESSOR |
Mauricio Pereira Branco |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Amputações, Próteses e Órteses |
0-19915 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Amputações, classificações e indicações. Fisioterapia pré e pós amputação. Próteses para membros superiores e inferiores. Fisioterapia pré e pós protetização. Órteses: tipos, indicações e prescrições. Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao acadêmico conhecimentos na área de fisioterapia em órteses e próteses, capacitando-o a atuar na área, bem como na avaliação - tratamento e prescrição de órteses e próteses. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- conhecer os níveis de amputação e uso de órteses (fisiopatologia); - avaliar o paciente com indicação de prótese ou órtese; - avaliar o paciente na pré e pós amputação/órtese; - avaliação e tratamento do coto amputado; - prescrever órteses e próteses; - tratar efeitos adversos a protetização ( problemas posturais, marcha...). |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Ementa. |
2 |
2 |
História das amputações. |
2 |
3 |
Tipos de amputações - Tipos de próteses e órtese. |
2 |
4 |
Avaliação no individuo amputado em ambiente Hospitalar e ambulatorial. |
4 |
5 |
Tratamento Fisioterapêutico em ambiente Hospitalar e ambulatorial no individuo amputado. |
10 |
6 |
Avaliação em ambiente Hospitalar e ambulatorial - prescrição de órteses. |
8 |
7 |
Tratamento Fisioterapêutico em ambiente Hospitalar e ambulatorial em indivíduos que utilizam órteses. |
6 |
8 |
Avaliações |
6 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Mostrar interesse ao conteúdo teórico e desenvolvimento relacionado com as atividades práticas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Relacionar os conhecimentos teóricos com os conhecimentos práticos. Preparar o aluno para enfrentar o mercado de trabalho, com uma visão atual, global e crítica sobre determinado assunto. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade e frequência nas aulas; Atitudes éticas; Raciocínio crítico; Participação ativa nas aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
xxx |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
06/11/2025 |
|
|
||||
Avaliação 01 |
a definir |
x |
x |
x |
3.0 |
07/08/2025 |
x |
14/08/2015 |
||||
Avaliação 02 |
a definir |
x |
x |
x |
3.0 |
11/09/2025 |
x |
18/09/2025 |
||||
Avaliação 03 |
a definir |
x |
x |
x |
3.0 |
13/11/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
PEDRINELLI, André. Tratamento do paciente com amputação. São Paulo: Instituto de Ortopedia e Traumatologia, 2004. 343p. ISBN 8572414886 |
|||||||||||
2 |
JOSÉ ANDRÉ CARVALHO. Amputações de membros inferiores. 3. Barueri: Manole, 2021. E-Book. ISBN 9786555765205. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555765205. |
|||||||||||
3 |
CARVALHO, José André. Órteses: um recurso terapêutico complementar. 2.ed. Barueri: Editora Manole Ltda, 2013. 373p. ISBN 9788520433650. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
O`SULLIVAN, Susan B. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 5.ed. Barueri: Editora Manole Ltda, 2010. |
|||||||||||
2 |
KISNER, Carolyn. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 5.ed. Barueri: Editora Manole Ltda, 2009 |
|||||||||||
3 |
Reabilitação : amputados, amputações, próteses - 2.ed. / 2000 - ( Livros ) - Acervo 41579BOCCOLINI, Fernando. Reabilitação: amputados, amputações, próteses. 2.ed. São Paulo: Robe, 2000 |
|||||||||||
4 |
SILVA, Rafael Duarte; CAMPOS, Vinícius Castro Campos. Cinesioterapia: fundamentos teóricos para prática. Belo Horizonte: Coopmed, 2006. 145p. ISBN 978858500279 |
|||||||||||
5 |
HANSEN, John T.; LAMBERT, David R. Anatomia clínica de Netter. Porto Alegre: Artmed, 2007. 667 p. ISBN 9788536307404 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |