|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Fisioterapia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par776/17 |
|
PROFESSOR |
Camila Nara Moraes, Simone Regina Alves Julio Rausch |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia na Clínica-Escola II |
0-18199 |
10 |
6 |
120 |
|
EMENTA |
|||
|
Prática supervisionada em Pneumologia, Cardiologia e Angiologia, Ortopedia, Neurologia adulto e pediátrica. Pediatria, fisioterapia desportiva, ginecologia, hidroterapia, e estética. Atuação da fisioterapia no contexto da saúde pública. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Desenvolver as habilidades específicas profissionais que competem ao fisioterapeuta, como domínio de técnicas de avaliação, diagnóstico, tratamento, manuseio de equipamentos e contato direto com os pacientes na Clínica Escola |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Solidificar à formação do acadêmico através das práticas em todas as áreas da fisioterapia; Propiciar condições de desenvolver a fisioterapia com profissionalismo na aplicação de seus saberes; Identificar as prioridades relevantes para a atuação do acadêmico estagiário. Salientar a importância dos cuidados com a utilização dos equipamentos, terapias manuais e a clínica-escola. Solidificar a evolução do tratamento na busca de qualidade de vida. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia na Clínica-Escola 144 h/a |
120 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
120 h |
|
|
||
|
Estratégias:AEX, ARM, ED, EC, LAB |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Domínio dos métodos teórico-práticos aplicado nas diversas patologias; Desempenho nos tratamentos (objetivos e condutas). |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Capacidade em prestar um bom atendimento na área clínica, envolvendo todo conhecimento adquirido durante a graduação; Demostrar habilidade nos manuseios e zelo com os equipamentos; Prática com o paciente. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Responsabilidade, interesse, assiduidade, pontualidade, participação, dedicação e comprometimento nas atividades propostas; Ter postura colaborativa nas aulas práticas; Possuir autonomia nas atividades de auto estudo; Apresentar postura ética e respeitar as diferenças; Pontualidade nos atendimentos; Relacionamento do acadêmico com os professores, colegas, funcionários e pacientes. Ética profissional. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
Paramentação, cuidados biossegurança. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação 01 |
|
x |
x |
x |
6.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 02 |
|
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
DINIZ, Túlio (ed.). Clínica ortopédica da SBOT: prevenção e tratamento das complicações das fraturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. 221 p. ISBN 9788527715157. |
|||||||||||
|
2 |
DIEGO S. FAGUNDES.; GIULIANNA R. BORGES. Anatomia aplicada à fisioterapia. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2018. PDF. ISBN 9788595028210. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595028210. |
|||||||||||
|
3 |
DUTTON, Mark. Fisioterapia ortopédica: exame, avaliação e intervenção. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 1720p. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
FAGUNDES, Diego Santos. Cinesioterapia. Porto Alegre SAGAH 2018 1 recurso online ISBN 9788595026186. |
|||||||||||
|
2 |
MARCHON, Renata Marques. Manual de condutas e práticas de fisioterapia em oncologia oncologia ginecológica. São Paulo Manole 2017 1 recurso online ISBN 9788520454794. |
|||||||||||
|
3 |
KISNER, Carolyn. Exercícios terapêuticos fundamentos e técnicas. 6. São Paulo Manole 2016 1 recurso online ISBN 9788520448762. |
|||||||||||
|
4 |
BORGES, Giulianna da Rocha. Anatomia aplicada à fisioterapia. Porto Alegre SAGAH 2018 1 recurso online ISBN 9788595028210. |
|||||||||||
|
5 |
CASOS clínicos em ortopedia e traumatologia guia prático para formação e atualização em ortopedia. São Paulo Manole 2014 1 recurso online ISBN 9788520441589. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |