PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par776/17 |
PROFESSOR |
Tarso Waltrick |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Pneumologia |
0-18188 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Doenças e afecções respiratórias. Distúrbio ventilatório no paciente cirúrgico. Avaliação pulmonar. Oxigenioterapia. Assistência ventilatória mecânica. Alterações hemodinâmicas na assistência ventilatória. Exames complementares. Intervenção fisioterapêutica. |
OBJETIVO GERAL |
Inter-relação das técnicas e métodos de manuseio em diferentes disfunções pulmonares. Tratamentos em fisioterapia respiratória. Entendimento das patologias pulmonares. Prevenção, Promoção e Reabilitação em fisioterapia respiratória |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Manter atitude ético-profissional, durante as aulas e no exercício da profissão nas diferentes esferas de atuação do fisioterapeuta; - Capacitar a atuação científica e análise crítica no processo ensino-aprendizagem. - Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho. - Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças das condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório |
20 |
2 |
Avaliação em Fisioterapia Respiratória |
30 |
3 |
Tratamento em Fisioterapia Respiratória |
30 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Prova teórica e prática |
|||||||||||
HABILIDADES |
Ser hábil na aplicação dos conhecimentos adquiridos, conseguindo relacionar a teoria com a prática |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade e frequência nas aulas; Atitudes éticas perante o grupo e o material utilizado; Raciocínio crítico; |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação ativa nas aulas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Prova 1 |
1 |
x |
x |
x |
3 |
14/08/2025 |
x |
21/08/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BARBAS, Carmen S. Valente; SCARPINELLA-BUENO, Marco; RODRIGUES JÚNIOR, Milton. Terapia intensiva : pneumologia e fisioterapia respiratória,. Belo Horizonte Atheneu 2005. |
|||||||||||
2 |
BARBAS, Carmen S. Valente; SCARPINELLA-BUENO, Marco; RODRIGUES JÚNIOR, Milton. Terapia intensiva: pneumologia e fisioterapia respiratória. Belo Horizonte: Editora Atheneu, 2004. 236 p. ISBN 8573796847. |
|||||||||||
3 |
MARY-ANN BROAD.; MATTHEW QUINT; JANE CROSS. Fisioterapia respiratória. 3. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022. E-Book. ISBN 9788595159341. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595159341. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
SARMENTO, George. Recursos em fisioterapia cardiorrespiratória. Manole |
|||||||||||
2 |
SANT ANNA JUNIOR, Mauricio de; OLIVEIRA, Jose Egidio Paulo de; CARNEIRO, João Regis Ivar; GUIMARÃES, Fernando Silva; TORRES, Diego de Faria Magalhães; MORENO, Adalgiza Mafra; FERNANDES FILHO, José; CARVALHAL, Renata Ferreira. Força muscular respiratória de mulheres obesas mórbidas e eutróficas. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.18, n.2 , p. 122-126, abr. 2011. |
|||||||||||
3 |
PÉDICO, Marília Leme; BARROSO, Bárbara; SILVA, Jéssica Torres; PERES, Paulo. Fisioterapia respiratória: prevalência e interesse junto aos estudantes de fisioterapia. FisioBrasil: a revista do fisioterapeuta brasileiro, Rio de Janeiro, v.16, n.109 , p. 11-16, jul. 2012. |
|||||||||||
4 |
TEREZA CRISTINA BRANT.; VERÔNICA FRANCO PARREIRA; RAQUEL RODRIGUES BRITTO. Recursos manuais e instrumentais em fisioterapia respiratória. 2. Barueri: Manole, 2014. PDF. ISBN 9788520459737. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788520459737. |
|||||||||||
5 |
GEORGE JERRE VIEIRA SARMENTO. Fisioterapia respiratória no paciente crítico. 4. Barueri: Manole, 2016. PDF. ISBN 9788520459584. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788520459584. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |