PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par776/17 |
PROFESSOR |
Nayara Lisboa Almeida Schönmeier |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Neurologia Infantil |
0-18193 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Desenvolvimento Neuropsicomotor normal e patológico. Conceitos neuroevolutivo Bobath. Técnicas e intervenção fisioterapêutica. Avaliação e minimização das sequelas neurológicas. |
OBJETIVO GERAL |
Adquirir conhecimento adequado das patologias neuropediátricas, assim como a avaliação e tratamento adequado referente as alterações clínicas relacionadas ao comportamento motor e cognitivo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Por meio de aulas teóricas e práticas, orientadas pelo professor da disciplina de Fisioterapia Neurológica tem como objetivos específicos, possibilitar o aluno (a):- Reconhecer as características das principais patologias neurológicas, correlacionando-as com a neurofisiologia;- Desenvolver habilidade de avaliar, programar os objetivos e as condutas fisioterapêuticas para o paciente neurológico pediátrica;- Executar o programa fisioterapêutico ao paciente neurológico, através dos métodos e técnicas específicas;- Subsidiar o trabalho com equipe multiprofissional com ações e cuidados básicos, auxiliando sua independência e suporte à família. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Paralisia cerebral e lesões neurológicas adquiridas na infância. |
4 |
2 |
Desenvolvimento motor típico e atípico. |
4 |
3 |
Avaliação e tratamento fisioterapêutico de quadriplegias espásticas, hipotonias, ataxias, atetoses e hemiplegias. |
12 |
4 |
Conceito Neuroevolutivo Bobath e seus manuseios. |
16 |
5 |
Controle motor e Neuroplasticidade. |
2 |
6 |
Técnicas complementares de tratamento em neuropediatria. |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
42 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A avaliação da aprendizagem do aluno será de forma contínua através de: Provas teóricas-práticas, objetivas e/ou subjetivas; Atividades complementares (relatórios parciais, seminários, estudos de casos, atividades em grupo). Participação e presença do aluno em sala e nas aulas práticas. |
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HABILIDADES |
O aluno deverá compreender a fisiopatologia das disfunções neurológicas da infância, suas repercussões a curto, médio e a longo prazo, bem como saber avaliar e traçar o plano de tratamento adequado. |
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ATITUDES |
Frequência nas aulas; - Postura ética em suas condutas; - Trabalho em grupo, - Organização do espaço em aulas práticas; |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 |
1 |
|
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2.0 |
06/08/2025 |
x |
13/08/2025 |
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Avaliação 02 |
2 |
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|
17/09/2025 |
x |
24/09/2025 |
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Seminários |
6 |
|
|
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2.0 |
19/11/2025 |
|
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Participação práticas |
3,4,5 |
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|
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2.0 |
15/10/2025 |
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Trabalho em aula |
1,2,3, |
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1.0 |
30/07/2025 |
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Integrativa |
1,2,3,4,5,6 |
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1.0 |
12/11/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MERRITT, H. Houston; ROWLAND, Lewis P.; PEDLEY, Timothy A. (ed.). Merritt tratado de neurologia. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 1171 p. ISBN 978-85-277-1835-6. |
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2 |
SANVITO, Wilson Luiz. Propedêutica neurológica básica. São Paulo: Livraria Atheneu, 2000. 162 p. ISBN 857379037-7. |
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3 |
ZAIDAT, Osama O.; LERNER, Alan J. Manual Mosby de neurologia. 5. ed. 2009. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BOBATH, Karel. Uma base neurofisiológica para o tratamento da paralisia cerebral. 2.ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, [200-]. 110 p. |
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2 |
CIBELLE KAYENNE MARTINS ROBERTO FORMIGA.; ELOISA TUDELLA. Fisioterapia neuropediátrica. 1. Barueri: Manole, 2021. E-Book. ISBN 9786555766059. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555766059. |
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3 |
LAHÓZ, Ana Lúcia Capelari. Fisioterapia em UTI pediátrica e neonatal. Barueri: Editora Manole Ltda, 2009. 160 p. ISBN 978852042860-3 |
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4 |
PRADO, Cristiane do; VALE, Luciana Assis. Fisioterapia neonatal e pediátrica. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2012. 562p. ISBN 9788520432334 |
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5 |
JAN STEPHEN TECKLIN. Fisioterapia pediátrica. 5. Barueri: Manole, 2019. PDF. ISBN 9788520462911. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788520462911. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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