PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par047/22 |
PROFESSOR |
Tarso Waltrick |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cinesioterapia I |
0-19903 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Introdução à cinesioterapia. Percepção corporal através do movimento. Estudo do movimento como forma de terapia. Aplicação dos diferentes tipos de exercícios físicos: passivo, ativo, ativo assistido, ativo-resistido, isocinético, concêntrico e excêntrico, cadeia cinética aberta e fechada. Exercícios proprioceptivos e pliométricos. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos acadêmicos a condição de atuar na prevenção, promoção, recuperação, manutenção de funções físicas e orgânicas do ser humano, com base em conhecimentos científicos e técnicos desenvolvidos dentro de princípios legais e éticos; visando socializar e desenvolver atividades fisioterapêuticas e interdisciplinares junto à comunidade no sentido de conceber a saúde como um direito às ações e serviços no processo saúde-patológico. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Manter atitude ético-profissional, durante as aulas e no exercício da profissão nas diferentes esferas de atuação do fisioterapeuta; - Capacitar a atuação científica e análise crítica no processo ensino-aprendizagem. - Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho. - Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças das condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução a Cinesioterapia I |
10 |
2 |
Manipulação e Mobilização das articulações periféricas |
30 |
3 |
Propriocepção e Pliometria |
20 |
4 |
Fortalecimento muscular |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Prova teórica e prática |
|||||||||||
HABILIDADES |
Ser hábil na aplicação dos conhecimentos adquiridos, conseguindo relacionar a teoria com a prática |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade e frequência nas aulas; Atitudes éticas perante o grupo e o material utilizado; Raciocínio crítico; |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação ativa nas aulas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Prova Prátiva |
1 e 2 |
x |
x |
x |
3 |
06/08/2025 |
x |
13/08/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
SILVA, Rafael Duarte; CAMPOS, Vinícius Castro Campos. Cinesioterapia: fundamentos teóricos para prática. Belo Horizonte: Coopmed, 2006. 145p. ISBN 978858500279 |
|||||||||||
2 |
PEGGY A. HOUGLUM. Exercícios terapêuticos para lesões musculoesqueléticas. 3. Barueri: Manole, 2015. PDF. ISBN 9788520448700. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788520448700. |
|||||||||||
3 |
GAINO, Marta Regiane Corrocher, MOREIRA, Rosania Terezinha. Manual prático de cinesioterapia : terapia pelo movimento. Roca |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
VERÔNICA F. VARGAS.; DIEGO S. FAGUNDES. Cinesioterapia. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2018. PDF. ISBN 9788595026186. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595026186. |
|||||||||||
2 |
MARQUES, Daniele Burigo. UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE. O movimento humano e a ler/dort: causas e prevenções. Lages, 2002. 42 p. |
|||||||||||
3 |
KISNER, Carolyn; COLBY, Lynn Allen. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1998. 746 p. ISBN 852040746-3. |
|||||||||||
4 |
HANSEN, John T.; LAMBERT, David R. Anatomia clínica de Netter. Porto Alegre: Artmed, 2007. 667 p. ISBN 9788536307404 |
|||||||||||
5 |
SILVA, Duarte Rafael. Cinesioterapia : fundamentos teóricos para prática. Coopmed |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |