|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Fisioterapia |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par047/22 |
|
PROFESSOR |
Ediolane Hilbert Brati |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Histologia e Embriologia dos Sistemas |
0-19304 |
2º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Tecidos: epitelial, conjuntivo, ósseo, muscular e nervoso. Introdução ao estudo da embriologia. Sistemas: respiratório, digestivo, urinário e endócrino. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Proporcionar ao aluno conhecimentos básicos a respeito das características histológicas dos tecidos que compõem o corpo humano bem como os mecanismos que dão origem ao mesmo. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1 – Proporcionar ao aluno conhecimento acerca da histologia. 2 – Conhecer os tecidos e suas funções, bem como a sua formação e os mecanismos envolvidos. 3 – Elucidar os processos existentes dentro da embriologia e correlacioná-los com o estudo da fisioterapia |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
Apresentação: plano de ensino, da disciplina, dos professores e dos alunos. Introdução ao estudo da histologia. |
2 |
|
2 |
Tecido epitelial |
4 |
|
3 |
Tecido conjuntivo |
4 |
|
4 |
Tecido ósseo |
4 |
|
5 |
Tecido muscular |
4 |
|
6 |
Tecido nervoso |
4 |
|
7 |
Histologia do sistema respiratório |
4 |
|
8 |
Histologia do sistema digestório |
4 |
|
9 |
Histologia do sistema urinário |
4 |
|
10 |
Histologiado sistema endócrino |
4 |
|
11 |
Introdução ao estudo da embriologia |
2 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 12 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudos dirigidos - totalizando 12 horas extraclasse. |
||
|
Estratégias:AEX |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
|
x |
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 1 |
|
x |
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 2 |
|
x |
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 3 |
|
x |
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Avaliação 4 |
|
x |
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
Habilidades e atitudes |
|
|
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
GARTNER, Leslie P.; HIATT, James L. Tratado de histologia em cores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 456 p. ISBN 978-85-352-2347-7. |
|||||||||||
|
2 |
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, José. Histologia básica.. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan , 2013. |
|||||||||||
|
3 |
DE ROBERTIS, Eduardo D. P.; DE ROBERTIS, Eduardo M. F.; HIB, José. De Robertis bases da biologia celular e molecular. 4.ed.rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2010. 390p. ISBN 9788527712033. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
BERMAN, Irwin. Atlas colorido de histologia básica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 355 p. ISBN 85-277-0545-1. |
|||||||||||
|
2 |
GARTNER, Leslie P.; HIATT, James L. Atlas colorido de histologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 435 p. ISBN 978-85-277-1646-8. |
|||||||||||
|
3 |
KEITH L MOORE T V N PERSAUD MARK G TORCHIA. EMBRIOLOGIA BASICA. 9. ELSEVIER EDITORA LTDA 2016 ISBN ISBN: 853528382X |
|||||||||||
|
4 |
YOUNG, Barbara; LOWE, James. Wheater histologia funcional : texto e atlas em cores. 5.ed. Rio de Janeiro Elsevier 2007 |
|||||||||||
|
5 |
CATALA, Martin; VUGMAN, Ithamar. Embriologia: desenvolvimento humano inicial. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2003. 187 p. ISBN 852770732-2 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |