PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par047/22 |
PROFESSOR |
Camila Nara Moraes, Luísa Medeiros Carsten |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Fisiologia |
0-19305 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Fisiologia celular. Fisiologia dos sistemas muscular, ósseo, cardiorespiratório, nervoso, endócrino, reprodutor e digestório. |
OBJETIVO GERAL |
Demonstrar aos estudantes os mecanismos fisiológicos que regulam o funcionamento do organismo, suas interações e desenvolver no estudante o raciocínio fisiológico e associação dos sistemas no controle e desenvolvimento de ações do organismo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Demonstrar ao estudante os ambientes fisiológicos, mecanismos de controle neuronal, neuromuscular e endócrino que atuam no desenvolvimento das atividades dos sistemas cardiocirculatório, respiratório, digestório e reprodutivo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Fisiologia Celular Básica |
8 |
2 |
- Biofísica e Sistema Nervoso |
8 |
3 |
- Sistemas Cardiovascular |
8 |
4 |
- Sistemas Respiratório |
8 |
5 |
- Sistemas Renal |
8 |
6 |
- Sistemas Digestório |
8 |
7 |
- Sistema Endócrino |
8 |
8 |
- Sistema Reprodutor |
8 |
9 |
- Provas/Trabalhos |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Provas teóricas e seminários. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Desenvolver raciocínio associativo dos vários mecanismos utilizados nos sistemas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Postura, respeito, pontualidade, disciplina, frequência, argumentação. |
|||||||||||
OUTRAS |
Não há. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Prova 1 |
1 |
x |
x |
x |
3.0 |
26/08/2025 |
x |
09/09/2025 |
||||
Prova 2 |
1 |
x |
x |
x |
3.0 |
07/10/2025 |
x |
14/10/2025 |
||||
Prova 3 |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
26/11/2025 |
x |
02/12/2025 |
||||
Seminarios |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
29/10/2025 |
|
|
||||
Integrativa |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
28/10/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
COSTANZO, Linda S. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. 392p ISBN 85-277-0557-5. |
|||||||||||
2 |
CURI, Rui; ARAÚJO FILHO, Joaquim Procópio de. Fisiologia básica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 817 p. ISBN 9788527731966. |
|||||||||||
3 |
HALL, John E.; GUYTON, Arthur C. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 973 p. ISBN 9788535262858. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia |
|||||||||||
2 |
DONALD C. RIZZO. Fundamentos da anatomia e fisiologia. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2016. PDF. ISBN 9788522112968. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522112968. |
|||||||||||
3 |
SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 2. ed. São Paulo: Manole, 2003. 816 p. ISBN 85-204-1241-6. |
|||||||||||
4 |
TORTORA, Gerard J.; DERRIKSON, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. il. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1201 p. ISBN 9788527728621. |
|||||||||||
5 |
HERSHEL RAFF.; KEVIN T. STRANG; ERIC P. WIDMAIER. Vander Fisiologia humana. 16. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2024. E-Book. ISBN 9788527740104. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788527740104. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |