PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Fisioterapia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Fisioterapia Par047/22 |
PROFESSOR |
Miguel Achylles Nucci |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Biofísica |
0-19306 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Agentes físicos no organismo humano; líquidos do organismo; Princípios físicos básicos da circulação e respiração; Radioatividade e radiações em biofísica. |
OBJETIVO GERAL |
- Compreender os conceitos e princípios básicos da disciplina - Embasar-se teoricamente para as disciplinas das fases posteriores. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- A disciplina fornecerá ao aluno conhecimento sobre os princípios e conceitos físicos envolvidos em sistemas biológicos, de forma a compreender e explicar o funcionamento de estruturas do corpo humano. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução à Biofísica |
02 |
2 |
Agentes físicos |
06 |
3 |
líquidos do organismo |
06 |
4 |
Princípios físicos da circulação e respiração |
06 |
5 |
Ondas |
06 |
6 |
Radiações |
06 |
7 |
Avaliações e trabalhos |
08 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Aula expositiva dialogada; de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital; auxílio de projetor multimídia; trabalhos individuais ou em grupos. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Provas teóricas e trabalhos realizados em sala de aula |
|||||||||||
HABILIDADES |
Instigar o aluno para o conteúdo do estudo de Biofísica, através da sua atenção, dedicação, assimilação e interpretação dos conceitos, para que haja um entendimento da importância da disciplina, necessária à sua formação profissional |
|||||||||||
ATITUDES |
Atitudes éticas perante o grupo e o material utilizado; Raciocínio crítico; Participação ativa nas aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
|
x |
|
|
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 |
|
x |
|
|
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Trabalhos em sala |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
HENEINE, Ibrahim Felippe. Biofísica Básica. 2.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2010. 391p. ISBN 97888573791225 |
|||||||||||
2 |
DURÁN, José Enrique Rodas. Biofísica: conceitos e aplicações. 2.ed. São Paulo: Pearson Education, 2011. 390p. ISBN 9788576059288 |
|||||||||||
3 |
TYMOCZKO, John L.; BERG, Jeremy M.; STRYER, Lubert. Bioquímica fundamental. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 748p. ISBN 9788527717120. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
DURÁN, José Enrique Rodas. Biofísica: conceitos e aplicações. 2.ed. São Paulo: Pearson Education, 2011. (04 ex.) |
|||||||||||
2 |
BERG, Jeremy M.; TYMOCZKO, John L.; STRYER, Lubert. Bioquímica. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2008. (13 ex.) |
|||||||||||
3 |
COMPRI-NARDY, Mariane; STELLA, Mércia Breda; OLIVEIRA, Carolina de. Práticas de laboratório de bioquímica e biofísica: uma visão integrada. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2009. (07 ex.) |
|||||||||||
4 |
CURI, Rui; ARAÚJO FILHO, Joaquim Procópio de. Fisiologia básica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2009. (05 ex.) |
|||||||||||
5 |
KOEPPEN, Bruce M.; STANTON, Bruce A.; BERNE, Robert M. Berne & Levy: fisiologia. 6.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. (02 ex.) |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |