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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Estética e Cosmética |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
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PROFESSOR |
Dhebora Mozena Dall Igna |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Seminários na Estética II |
0-20328 |
6º |
2 |
40 |
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EMENTA |
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Desenvolvimento e apresentação de seminários aplicados à estética. |
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OBJETIVO GERAL |
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Estruturar o estudo de caso pré-desenvolvido na disciplina de Seminários em Estética I nos moldes de uma pesquisa científica completa. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Compreender como se dá uma análise crítica de um artigo científico. Reconhecer cada etapa para o desenvolvimento de um trabalho científico. Aprimorar oratória e apresentação científica. Desenvolver resultados e discussão por meio de levantamento de dados das práticas estéticas. Fundamentar achados conclusivos de uma pesquisa científica. Compreender os processos de submissão de artigos científicos em revistas. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Apresentação do Plano de Ensino. Contrato pedagógico. |
2 |
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2 |
Construção de resultados de uma pesquisa científica I. |
2 |
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3 |
Construção de resultados de uma pesquisa científica II. Aula via classroom. |
2 |
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4 |
Construção de resultados de uma pesquisa científica III. |
2 |
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5 |
Construção de resultados de uma pesquisa científica IV. |
2 |
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6 |
Construção de discussão de resultados de uma pesquisa científica I. |
2 |
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7 |
Construção de discussão de resultados de uma pesquisa científica II. Aula via classroom. |
2 |
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8 |
Construção de discussão de resultados de uma pesquisa científica III. |
2 |
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9 |
Construção de discussão de resultados de uma pesquisa científica IV. |
2 |
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10 |
Construção de conclusões de uma pesquisa científica. Aula via classroom. |
2 |
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11 |
Construção de apresentações científicas I. Aula via classroom. |
2 |
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12 |
Construção de apresentações científicas II. |
2 |
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13 |
Avaliação I (Entrega do Artigo submetido Mostra). Processo de submissão do artigo científico nas diretrizes da Mostra Científica. |
2 |
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14 |
Apresentações dos estudos de caso para a Mostra Científica. Aula de treino de oratória. |
2 |
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15 |
XXVIII Mostra Científica. Avaliação II (oral). |
2 |
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16 |
Processo de submissão do artigo científico na Revista Labest I. Aula via classroom. |
2 |
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17 |
Processo de submissão do artigo científico na Revista Labest II. |
2 |
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18 |
Processo de submissão do artigo científico na Revista Labest III. |
2 |
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19 |
Avaliação III (Entrega do Artigo submetido Labest). |
2 |
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20 |
Recuperativas e encerramento da disciplina. |
2 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Aspectos gerais de processos científicos de pesquisa aplicada à Estética e à Cosmética. |
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HABILIDADES |
Identificar, reconhecer, reproduzir, interpretar, exemplificar, classificar, resumir, comparar, criticar, planejar. |
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ATITUDES |
Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, proatividade/participação, compromisso, solidariedade, comportamento, organização, autoavaliação. |
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OUTRAS |
Participação na Avaliação Institucional. Consulta na biblioteca das bibliografias sugeridas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
22/10/2025 |
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|
Avaliação I (artigo submetido Mostra) |
Todas |
x |
x |
x |
3.0 |
06/10/2025 |
x |
24/11/2025 |
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|
Avaliação II (oral) |
Todas |
x |
x |
x |
3.0 |
20/10/2025 |
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|
Avaliação III (artigo submetido Labest) |
Todas |
x |
x |
x |
3.0 |
17/11/2025 |
x |
24/11/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ISAAC GIL.; FABIO APPOLINÁRIO. Como escrever um texto científico. 1. São Paulo: Trevisan, 2013. PDF. ISBN 9788599519493. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788599519493. |
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2 |
VICKI L. P. CLARK.; JOHN W. CRESWELL. Pesquisa de métodos mistos. 2. Porto Alegre: Penso, 2013. PDF. ISBN 9788565848411. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788565848411. |
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3 |
EVA MARIA LAKATOS. Metodologia do trabalho científico. 9. São Paulo: Atlas, 2021. E-Book. ISBN 9788597026559. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788597026559. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
MARCELO KROKOSCZ. Outras palavras para autoria e plágio. 1. São Paulo: Atlas, 2015. PDF. ISBN 9788522497331. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522497331. |
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2 |
FARIAS FILHO, Milton Cordeiro; ARRUDA FILHO, Emílio J. M. Planejamento da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 157 p. ISBN 9788522495344. |
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3 |
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 296p. ISBN 9788536323008. |
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4 |
BAPTISTA, Makilim Nunes; CAMPOS, Dinael Corrêa de. Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. 2. ed. il. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 376 p. ISBN 9788521630449. |
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5 |
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação, 10ª edição. 10. São Paulo: Atlas, 2012. PDF. ISBN 9788522478392. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522478392. |
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obs:? A disciplina de seminários não contemplará provas teóricas tradicionais e sim entregas parciais dos projetos desenvolvidos ao longo das etapas da disciplina, bem como as avaliações orais, respeitando o “esqueleto” criado em Seminários I. As entregas deverão considerar avaliação de plágio/similaridade e devem respeitar normas para citações e referências ABNT. ? As entregas serão feitas via classroom nas datas pré-determinadas acima, na mesma sala dos Seminários I. Após encerramento do semestre, a sala no class será arquivada, não tendo o aluno mais acesso à mesma. ? Caso necessário, o aluno poderá requerer uma avaliação recuperativa ao fim do semestre. ? Teremos dois momentos de submissão que requerem respeito às datas, em especial: processo de submissão do artigo científico nas diretrizes da Mostra Científica e processo de submissão do artigo científico na Revista Labest. ? O contato com a professora deverá ser feito preferencialmente via google classroom e e-mail, canais oficiais de comunicação, ou nosso grupo de Whatsapp para assuntos exclusivos dos estudos de caso. ? Nossa interação ocorrerá via classroom; havendo necessidade de interações presenciais, ocorrerão às segundas, às 17h (horário oficial da disciplina). ? Atente-se para as datas já definidas e para os critérios de arredondamento do sistema! Não será feito qualquer “ajuste” de nota! Atente-se para as faltas também! Média final para aprovação: 7,0. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 10 faltas). ? É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. ? A professora conta com a colaboração e participação de todos, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre! ? O sucesso dos estudos de caso apresentados em Seminários II está condicionado ao trabalho desenvolvido em Seminários I e às práticas deste semestre. ? Bons estudos! |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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