UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Estética e Cosmética - Seminários na Estética II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Estética e Cosmética

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22

PROFESSOR

Dhebora Mozena Dall Igna


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Seminários na Estética II

0-20328

2

40


EMENTA

Desenvolvimento e apresentação de seminários aplicados à estética.


OBJETIVO GERAL

Estruturar o estudo de caso pré-desenvolvido na disciplina de Seminários em Estética I nos moldes de uma pesquisa científica completa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender como se dá uma análise crítica de um artigo científico. Reconhecer cada etapa para o desenvolvimento de um trabalho científico. Aprimorar oratória e apresentação científica. Desenvolver resultados e discussão por meio de levantamento de dados das práticas estéticas. Fundamentar achados conclusivos de uma pesquisa científica. Compreender os processos de submissão de artigos científicos em revistas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do Plano de Ensino. Contrato pedagógico.

2

2

Construção de resultados de uma pesquisa científica I.

2

3

Construção de resultados de uma pesquisa científica II. Aula via classroom.

2

4

Construção de resultados de uma pesquisa científica III.

2

5

Construção de resultados de uma pesquisa científica IV.

2

6

Construção de discussão de resultados de uma pesquisa científica I.

2

7

Construção de discussão de resultados de uma pesquisa científica II. Aula via classroom.

2

8

Construção de discussão de resultados de uma pesquisa científica III.

2

9

Construção de discussão de resultados de uma pesquisa científica IV.

2

10

Construção de conclusões de uma pesquisa científica. Aula via classroom.

2

11

Construção de apresentações científicas I. Aula via classroom.

2

12

Construção de apresentações científicas II.

2

13

Avaliação I (Entrega do Artigo submetido Mostra). Processo de submissão do artigo científico nas diretrizes da Mostra Científica.

2

14

Apresentações dos estudos de caso para a Mostra Científica. Aula de treino de oratória.

2

15

XXVIII Mostra Científica. Avaliação II (oral).

2

16

Processo de submissão do artigo científico na Revista Labest I. Aula via classroom.

2

17

Processo de submissão do artigo científico na Revista Labest II.

2

18

Processo de submissão do artigo científico na Revista Labest III.

2

19

Avaliação III (Entrega do Artigo submetido Labest).

2

20

Recuperativas e encerramento da disciplina.

2

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Aspectos gerais de processos científicos de pesquisa aplicada à Estética e à Cosmética.

HABILIDADES

Identificar, reconhecer, reproduzir, interpretar, exemplificar, classificar, resumir, comparar, criticar, planejar.

ATITUDES

Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, proatividade/participação, compromisso, solidariedade, comportamento, organização, autoavaliação.

OUTRAS

Participação na Avaliação Institucional. Consulta na biblioteca das bibliografias sugeridas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

1.0

22/10/2025

Avaliação I (artigo submetido Mostra)

Todas

x

x

x

3.0

06/10/2025

x

24/11/2025

Avaliação II (oral)

Todas

x

x

x

3.0

20/10/2025

Avaliação III (artigo submetido Labest)

Todas

x

x

x

3.0

17/11/2025

x

24/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ISAAC GIL.; FABIO APPOLINÁRIO. Como escrever um texto científico. 1. São Paulo: Trevisan, 2013. PDF. ISBN 9788599519493. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788599519493.

2

VICKI L. P. CLARK.; JOHN W. CRESWELL. Pesquisa de métodos mistos. 2. Porto Alegre: Penso, 2013. PDF. ISBN 9788565848411. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788565848411.

3

EVA MARIA LAKATOS. Metodologia do trabalho científico. 9. São Paulo: Atlas, 2021. E-Book. ISBN 9788597026559. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788597026559.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MARCELO KROKOSCZ. Outras palavras para autoria e plágio. 1. São Paulo: Atlas, 2015. PDF. ISBN 9788522497331. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522497331.

2

FARIAS FILHO, Milton Cordeiro; ARRUDA FILHO, Emílio J. M. Planejamento da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 157 p. ISBN 9788522495344.

3

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 296p. ISBN 9788536323008.

4

BAPTISTA, Makilim Nunes; CAMPOS, Dinael Corrêa de. Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. 2. ed. il. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 376 p. ISBN 9788521630449.

5

MARIA MARGARIDA DE ANDRADE. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação, 10ª edição. 10. São Paulo: Atlas, 2012. PDF. ISBN 9788522478392. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522478392.

obs:? A disciplina de seminários não contemplará provas teóricas tradicionais e sim entregas parciais dos projetos desenvolvidos ao longo das etapas da disciplina, bem como as avaliações orais, respeitando o “esqueleto” criado em Seminários I. As entregas deverão considerar avaliação de plágio/similaridade e devem respeitar normas para citações e referências ABNT. ? As entregas serão feitas via classroom nas datas pré-determinadas acima, na mesma sala dos Seminários I. Após encerramento do semestre, a sala no class será arquivada, não tendo o aluno mais acesso à mesma. ? Caso necessário, o aluno poderá requerer uma avaliação recuperativa ao fim do semestre. ? Teremos dois momentos de submissão que requerem respeito às datas, em especial: processo de submissão do artigo científico nas diretrizes da Mostra Científica e processo de submissão do artigo científico na Revista Labest. ? O contato com a professora deverá ser feito preferencialmente via google classroom e e-mail, canais oficiais de comunicação, ou nosso grupo de Whatsapp para assuntos exclusivos dos estudos de caso. ? Nossa interação ocorrerá via classroom; havendo necessidade de interações presenciais, ocorrerão às segundas, às 17h (horário oficial da disciplina). ? Atente-se para as datas já definidas e para os critérios de arredondamento do sistema! Não será feito qualquer “ajuste” de nota! Atente-se para as faltas também! Média final para aprovação: 7,0. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 10 faltas). ? É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. ? A professora conta com a colaboração e participação de todos, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre! ? O sucesso dos estudos de caso apresentados em Seminários II está condicionado ao trabalho desenvolvido em Seminários I e às práticas deste semestre. ? Bons estudos!

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