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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Estética e Cosmética |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
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PROFESSOR |
Bruna Andersen Pereira de Jesus |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Práticas Extensionistas Corporais |
0-20327 |
6º |
4 |
80 |
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EMENTA |
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Desenvolvimento das técnicas de avaliação em estética corporal. Orientações sobre os protocolos estéticos. Práticas na clínica escola de Estética Corporal atendendo à comunidade, com supervisão do professor. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
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OBJETIVO GERAL |
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Proporcionar conhecimento, vivência e capacitar os alunos sobre as principais técnicas relacionadas a procedimentos intradérmicos, manuais e equipamentos tecnológicos voltados para tratamentos corporais. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Identificar e realizar procedimentos baseados na estética avançada a básica de acordo com a necessidade do paciente e saber resolver possíveis intercorrências e fazer planejamentos corretos. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Apresentação do plano de ensino. Introdução aos procedimentos estéticos corporais. |
4 |
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2 |
Revisão de técnicas e procedimentos a serem realizados no laboratório. |
4 |
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3 |
Técnicas corporais manuais |
30 |
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4 |
Técnicas corporais injetáveis |
30 |
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5 |
Elaboração de estudos de caso |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; LAB – Aula em Laboratório; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; TICS – Tecnologias de informação e comunicação. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Serão considerados contribuições pertinentes ao tema, coerência nas respostas orais solicitadas e domínio de conceitos estudados. O aluno será avaliado através de relatórios e estudos dirigidos, relatório de aulas práticas, tanto individuais como coletivos. Também será levado em conta a capacidade de sistematização, coerência e articulação das ideias em relação aos atendimentos realizados. |
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HABILIDADES |
-Desenvolver a capacidade de raciocínio e coerência lógico- dialética diante dos fatos e desenvolvimento nas atividades propostas. -Desenvolver uma formação técnico-científica que confira qualidade ao futuro profissional; -Desenvolver comportamento profissional, ético, digno e respeitoso; -Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática enquanto futuro profissional; |
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ATITUDES |
Iniciativa Cooperação Assiduidade Responsabilidade Interesse Participação |
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OUTRAS |
Postura ética e profissional. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
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1.0 |
A definir |
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Avaliação oral |
Todas |
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2.0 |
A definir |
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Estudos de caso desenvolvidos |
Todas |
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3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Seminário dos estudos de caso |
Todas |
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|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Participação |
Todas |
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1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
VARGAS, Anielle de; BORDIN, Marina. Análise de encaminhamento médico para procedimentos estéticos pós-operatórios de cirurgia plástica. Revista Personalité: a estética com ciência, São Paulo, v.14, n.74 , p. 84-93, set. 2011. |
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2 |
BORGES, Fábio dos Santos. Dermato-funcional: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 2.ed.rev. e ampl. São Paulo: Arqueiro, 2010. |
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3 |
KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg (ed.). Dermatologia estética. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atheneu, 2009. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3. ed.rev. e ampl. Barueri: Editora Manole Ltda, 2010. 560 p. ISBN 8520412440 |
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2 |
SOUZA, Valéria Maria de. Ativos dermatológicos: Dermocosméticos e nutracêuticos. São Paulo: Pharmabooks, 2013. 802p. ISBN 8589731626 |
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3 |
GOMES, Rosaline Kelly; DAMAZIO, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 3ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2009. 402 p. ISBN 978859930537-9 |
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4 |
DRAELOS, Zoe Diana. Cosmecêuticos. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 276 p. (Série Procedimentos em Dermatologia Cosmética) ISBN 9788535232325 |
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5 |
ANDRADE, Gisele et al. Métodos e técnicas de avaliação estética. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. |
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obs:As aulas ocorrerão de forma presencial seguindo as regras principais: - O acesso ao classroom deverão ser feitos EXCLUSIVAMENTE via e-mail institucional, não pessoal. - O contato com a professora será feito EXCLUSIVAMENTE via google classrrom e e-mail; portanto, não serão respondidas mensagens via WhatsApp ou qualquer outro canal de comunicação não oficial/institucional. - É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. - A média final para aprovação é de 7,0. A frequência é de acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (20 faltas disciplinas de 04 créditos), com 60 presenças. - Não serão feitos AJUSTES de nota no final do semestre, o sistema tem próprios critérios de arredondamento que serão seguidos. - As avaliações de recuperação ocorrerão entre 7 e 15 dias após a prova em data já agendada neste plano de ensino, por esse motivo é importante que os alunos estejam presentes ou acessem a correção/devolutiva das avaliações. - Avaliação fora de prazo só será disponibilizada para os alunos que solicitarem através da central de atendimento dentro do prazo previsto para tal (no máximo 10 dias corridos) sendo que será agendada fora do horário de aula conforme a disponibilidade de horários da professora. |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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