UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Estética e Cosmética - Práticas Extensionistas Capilares - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Estética e Cosmética

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22

PROFESSOR

Marcia Aparecida de Liz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas Capilares

0-20325

4

80


EMENTA

Desenvolvimento das técnicas de avaliação em estética capilar. Orientações sobre os protocolos estéticos. Práticas na clínica escola de estética capilar atendendo à comunidade, com supervisão do professor. Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Capacitar o aluno para aplicar técnicas de avaliação e execução de protocolos estéticos capilares por meio de atendimentos supervisionados na clínica escola, promovendo o desenvolvimento prático-profissional e o atendimento humanizado à comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar e aplicar corretamente os métodos de avaliação do couro cabeludo e haste capilar. - Elaborar protocolos personalizados de tratamento capilar, conforme diagnóstico individual. - Realizar atendimentos estéticos capilares com base nos conhecimentos teóricos adquiridos. - Desenvolver habilidades práticas e postura ética no ambiente clínico. - Promover o acolhimento e o cuidado integrativo no atendimento ao público.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução às Práticas Clínicas em Estética Capilar: Apresentação da clínica escola e normas de conduta. Ética e biossegurança no atendimento estético. Importância do acolhimento e escuta ativa no ambiente clínico

4

2

Avaliação Capilar: Anatomia e fisiologia do couro cabeludo e haste capilar. Ficha de anamnese capilar: coleta de dados e interpretação. Técnicas de avaliação visual, tátil e instrumental (lupa, tricoscopia)

4

3

Elaboração de Protocolos Capilares: Seleção de cosméticos e ativos específicos para diferentes disfunções. Montagem de protocolos personalizados: frequência, técnicas e produtos. Adaptação dos protocolos conforme evolução do cliente

4

4

Práticas Supervisionadas: Atendimento à comunidade com foco em: - Oleosidade excessiva (seborréia) - Dermatite seborreica - Queda capilar (eflúvio telógeno, alopecia androgenética) - Couro cabeludo sensível – Corte, Coloração, Clareamento e Descoloração - Registro e acompanhamento dos atendimentos - Discussões de casos clínicos com o professor

67

 

TOTAL DE HORAS

79 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse:


Estratégias:Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliações serão individuais em atividades laboratoriais e prova integrativa.

HABILIDADES

Capacidade de avaliar na prática os procedimentos passados em sala de aula e laboratório no decorrer dos 5 semestres.

ATITUDES

Responsabilidade, participação e interesse nas aulas práticas, pontualidade na entrega de trabalhos.

OUTRAS

Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir nas aulas práticas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1 a 4

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 01

1 a 4

x

x

x

4.0

A definir

x

A definir

Avaliação 02

1 a 4

x

x

x

4.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03 (frequência, responsabilidade e comprometimento)

1 a 4

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HALAL, John. Tricologia a química cosmética capilar. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 304p. ISBN 9788522110896

2

PEREIRA, José Marcos. Tratado das doenças dos cabelos e do couro cabeludo: tricologia. Rio de Janeiro: Dilivros, 2016. ISBN 9788580531077.

3

SHAPIRO, Jerry. Clínica dermatológica: distúrbios capilares : conceitos atuais em Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Rio de Janeiro: Dilivros, 2015. ISBN 9788580530797.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARAÚJO, Leusa. Livro do cabelo. São Paulo: Leya, 2012. ISBN 9788580440836.

2

BRAGA, Denise. Manual de instruções: terapia capilar. Brasília: Editora Senac, 2014. 121p. ISBN 9788562564451

3

HALAL, John. Dicionário de ingredientes de produtos para cuidados com o cabelo. São Paulo: Milady, 2010. 181p. ISBN 9788522108893

4

KAMISATO, Karina Kiyoto. Imagem pessoal e visagismo. São Paulo: Érica, 2014. ISBN 9788536506616.

5

ADINETE MARIA CAVALCANTE GIRÃO MOTA. Técnicas de alisamento: anatomia, fisiologia e transformação capilar. 3.ed. Fortaleza: Senac Ceará, 2014. 71p. ISBN 9788599733203

6

TOSTI, Antonella. Dermatoscopia: das doenças do couro cabeludo e dos cabelos com correlações clínicas e hispatológicas. Rio de Janeiro: Dilivros, 2014. ISBN 9788580530674.

obs:O plano de ensino e o cronograma poderão ser modificados no decorrer do semestre, a fim de adequá-los ao processo de ensino-aprendizagem. - O contato com a professora deverá ser feito de forma presencial ou e-mail, canais oficiais de comunicação. - É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. - A média final para aprovação é de 7,0. A frequência é de acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 20 faltas). - Não serão feitos ajustes de nota no final do semestre. - A professora conta com a colaboração e participação de todos, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre!

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