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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Estética e Cosmética |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
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PROFESSOR |
Marcia Aparecida de Liz |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Práticas Extensionistas Capilares |
0-20325 |
6º |
4 |
80 |
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EMENTA |
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Desenvolvimento das técnicas de avaliação em estética capilar. Orientações sobre os protocolos estéticos. Práticas na clínica escola de estética capilar atendendo à comunidade, com supervisão do professor. Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
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OBJETIVO GERAL |
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Capacitar o aluno para aplicar técnicas de avaliação e execução de protocolos estéticos capilares por meio de atendimentos supervisionados na clínica escola, promovendo o desenvolvimento prático-profissional e o atendimento humanizado à comunidade. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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- Identificar e aplicar corretamente os métodos de avaliação do couro cabeludo e haste capilar. - Elaborar protocolos personalizados de tratamento capilar, conforme diagnóstico individual. - Realizar atendimentos estéticos capilares com base nos conhecimentos teóricos adquiridos. - Desenvolver habilidades práticas e postura ética no ambiente clínico. - Promover o acolhimento e o cuidado integrativo no atendimento ao público. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Introdução às Práticas Clínicas em Estética Capilar: Apresentação da clínica escola e normas de conduta. Ética e biossegurança no atendimento estético. Importância do acolhimento e escuta ativa no ambiente clínico |
4 |
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2 |
Avaliação Capilar: Anatomia e fisiologia do couro cabeludo e haste capilar. Ficha de anamnese capilar: coleta de dados e interpretação. Técnicas de avaliação visual, tátil e instrumental (lupa, tricoscopia) |
4 |
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3 |
Elaboração de Protocolos Capilares: Seleção de cosméticos e ativos específicos para diferentes disfunções. Montagem de protocolos personalizados: frequência, técnicas e produtos. Adaptação dos protocolos conforme evolução do cliente |
4 |
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4 |
Práticas Supervisionadas: Atendimento à comunidade com foco em: - Oleosidade excessiva (seborréia) - Dermatite seborreica - Queda capilar (eflúvio telógeno, alopecia androgenética) - Couro cabeludo sensível – Corte, Coloração, Clareamento e Descoloração - Registro e acompanhamento dos atendimentos - Discussões de casos clínicos com o professor |
67 |
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TOTAL DE HORAS |
79 h |
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Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
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Estratégias:Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliações serão individuais em atividades laboratoriais e prova integrativa. |
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HABILIDADES |
Capacidade de avaliar na prática os procedimentos passados em sala de aula e laboratório no decorrer dos 5 semestres. |
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ATITUDES |
Responsabilidade, participação e interesse nas aulas práticas, pontualidade na entrega de trabalhos. |
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OUTRAS |
Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir nas aulas práticas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1 a 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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Avaliação 01 |
1 a 4 |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 02 |
1 a 4 |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 03 (frequência, responsabilidade e comprometimento) |
1 a 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
HALAL, John. Tricologia a química cosmética capilar. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 304p. ISBN 9788522110896 |
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2 |
PEREIRA, José Marcos. Tratado das doenças dos cabelos e do couro cabeludo: tricologia. Rio de Janeiro: Dilivros, 2016. ISBN 9788580531077. |
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3 |
SHAPIRO, Jerry. Clínica dermatológica: distúrbios capilares : conceitos atuais em Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Rio de Janeiro: Dilivros, 2015. ISBN 9788580530797. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ARAÚJO, Leusa. Livro do cabelo. São Paulo: Leya, 2012. ISBN 9788580440836. |
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2 |
BRAGA, Denise. Manual de instruções: terapia capilar. Brasília: Editora Senac, 2014. 121p. ISBN 9788562564451 |
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3 |
HALAL, John. Dicionário de ingredientes de produtos para cuidados com o cabelo. São Paulo: Milady, 2010. 181p. ISBN 9788522108893 |
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4 |
KAMISATO, Karina Kiyoto. Imagem pessoal e visagismo. São Paulo: Érica, 2014. ISBN 9788536506616. |
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5 |
ADINETE MARIA CAVALCANTE GIRÃO MOTA. Técnicas de alisamento: anatomia, fisiologia e transformação capilar. 3.ed. Fortaleza: Senac Ceará, 2014. 71p. ISBN 9788599733203 |
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6 |
TOSTI, Antonella. Dermatoscopia: das doenças do couro cabeludo e dos cabelos com correlações clínicas e hispatológicas. Rio de Janeiro: Dilivros, 2014. ISBN 9788580530674. |
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obs:O plano de ensino e o cronograma poderão ser modificados no decorrer do semestre, a fim de adequá-los ao processo de ensino-aprendizagem. - O contato com a professora deverá ser feito de forma presencial ou e-mail, canais oficiais de comunicação. - É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. - A média final para aprovação é de 7,0. A frequência é de acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 20 faltas). - Não serão feitos ajustes de nota no final do semestre. - A professora conta com a colaboração e participação de todos, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre! |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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