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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Estética e Cosmética |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
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PROFESSOR |
Marcia Aparecida de Liz |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Estética Capilar |
0-20316 |
4º |
4 |
80 |
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EMENTA |
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Teoria do corte. Corte Terapêutico. Fundamentos da Coloração. Clareamento e Descoloração. Ondulação e desondulação. Destinação de resíduos. |
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OBJETIVO GERAL |
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Promover o conhecimento dos conteúdos que envolvem a saúde capilar, as implicações do uso inadequado e adequado dos produtos químicos e oportunizar ao aluno condições para a construção do conhecimento específico sobre técnicas de corte, de forma que o aluno utilize o aprendizado para beneficiar e embelezar as pessoas com responsabilidade e profissionalismo. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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- Aplicar o conhecimento da anamnese capilar. - Reconhecer as técnicas e fundamentos básicos utilizadas para corte, relacionando com o visagismo. - Identificar tipos, estruturas e textura de fios, pigmento, melanogênese e formação dos pigmentos no cortéx capilar. - Descrever pigmentos e características eumelaninas (azul), feumelaninas (laranja ao amarelo) e tricosiderina (vermelho). - Reconhecer os tratamentos e aplicabilidade nas hidratações, cauterização e reconstrução dos fios. - Oportunizar o conhecimento do destino dos resíduos. - Reconhecer as técnicas e produtos de clareamento e descoloração dos fios. - Identificar tipos de mechas e seus métodos. - Analisar todas as formas de ondulação, relaxamento e alisamento. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Apresentação da disciplina, Visagismo: - tipos de temperamentos - tipos de comportamentos - constituição física - formatos de rosto, queixo, olhos, testa, boca e nariz. |
4 |
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2 |
Fundamentos e terminologia de cortes e penteados - Os sete procedimentos para esculpir um cabelo - Formas e figuras que representam um corte |
4 |
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3 |
As quatro formas básicas de corte. |
4 |
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4 |
Equipamentos e tipos de escovas: - tipos de tesouras e suas funções - tipos de navalhas - tipos de máquinas de corte - tipos de pentes de corte - tipos de escovas e seus diâmetros. |
4 |
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5 |
Práticas de corte e escovação - Lavação e massagem do couro cabeludo - Manobras de secagem e escovação do cabelo - Posição dos dedos/tesoura no corte de cabelo - Técnicas para a preparação do cabelo para o penteado - Procedimentos de atendimento ao cliente. |
8 |
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6 |
História, evolução e percepção da cor. Ciclo cromático, numeração das cores cosméticas fundamentais e fantasia. |
4 |
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7 |
Coloração: definição de coloração colorimetria específica - tipos de coloração (permanente, temporária, semipermanente ou por oxidação. Tipo, estrutura e textura do fio. |
4 |
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8 |
Tonalidades dos fios capilares. Fixadores do pigmento (peróxido de hidrogênio) cores quentes, cores frias e neutras. Composição da cor dos cabelos, formação dos pigmentos do córtex capilar, pigmentos e características: eumelaninas, feomelanina, tricosiderina e escala de descoloração da melanina. Associação dos pigmentos e diversas |
4 |
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9 |
Repigmentação. Fundamentos da altura de tom natural e cosmética |
12 |
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10 |
Tratamentos: estrutura do fio, diagnósticos. Hidratação, cauterização e reconstrução |
4 |
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11 |
Destinação de resíduos |
4 |
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12 |
Descoloração: Escala de descoloração de melanina até a altura de tom que consegue e pode chegar. |
4 |
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13 |
Tipos de mechas |
4 |
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14 |
Definição, tipos de estruturas de ondulação, desondulação, alisamentos e relaxamento. Produtos cosméticos na ondulação, desondulação, alisamento e relaxamento |
4 |
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15 |
Princípio Ativos: Tioglicolato de amônia e guanidina, ácidos; funções, características, formas de conservação, tolerância, interação com outros produtos: Ação e reação do princípio ativo do tioglicolato de amônia e incompatibilidade com outros produtos. |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse |
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Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliações serão teóricas individuais, atividades laboratoriais, apresentação de trabalhos em grupo ou individual e prova integrativa |
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HABILIDADES |
Capacidade de avaliar na teoria e prática os procedimentos passados em sala de aula. |
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ATITUDES |
Serão considerados os seguintes critérios: - Pontualidade e assiduidade e participação ativa nas aulas; - Manifestação de valores e atitudes éticas - respeito aos colegas, ao professor, à universidade, ao patrimônio. |
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OUTRAS |
Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir na avaliação. A avaliação será realizada de forma continuada, considerando os itens acima mencionados, avaliações teóricas, práticas e seminários |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1 a 15 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
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Avaliação 1 (trabalho) |
1 a 5 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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Avaliação 2 (teórica CORTE) |
1a 5 |
x |
x |
x |
|
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 3 (prática CORTE) |
1 a 5 |
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1.0 |
A definir |
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Avaliação 4 (teórica Coloração) |
6 a 9 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 5 (prática Coloração) |
6 a 9 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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Avaliação 6 (trabalhos) |
6 a 9 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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Avaliação 7 (frequência, participação, comprometimento) |
1 a 15 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BARSANTI, Luciano. Dr. Cabelo: saiba tudo sobre cabelos : estética, recuperação capilar e prevenção de calvície. São Paulo: Elevação, 2009. 190p. ISBN 9788575131541 |
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2 |
CAVALCANTI, Clóvis. Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 436 p. ISBN 8524906626 |
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3 |
HALAL, John. Tricologia a química cosmética capilar. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 304p. ISBN 9788522110896 |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BEDIN, Valcinir. Cabelo: tudo que você precisa saber. São Paulo: Editora Atheneu, 2009. 99 p. ISBN 9788538800422 |
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2 |
BRAGA, Denise. Manual de instruções: terapia capilar. Brasília: Editora Senac, 2014. 121p. ISBN 9788562564451 |
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|
3 |
HALAL, John. Dicionário de ingredientes de produtos para cuidados com o cabelo. São Paulo: Milady, 2010. 181p. ISBN 9788522108893 |
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4 |
LEONARDI, Gislaine Ricci. Cosmetologia aplicada. São Paulo: Santa Isabel, 2008. 230 p. ISBN 978856099602-5 |
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5 |
ADINETE MARIA CAVALCANTE GIRÃO MOTA. Técnicas de alisamento: anatomia, fisiologia e transformação capilar. 3.ed. Fortaleza: Senac Ceará, 2014. 71p. ISBN 9788599733203 |
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obs:- O plano de ensino e o cronograma poderão ser modificados no decorrer do semestre, a fim de adequá-los ao processo de ensino-aprendizagem. - Proibido o uso de celular durante as aulas, inclusive será deixado na mesa da professora os celulares enquanto ocorre as avaliações. |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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