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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Estética e Cosmética |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
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PROFESSOR |
Dhebora Mozena Dall Igna |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Cosmetologia II |
0-19367 |
2º |
4 |
80 |
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EMENTA |
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Cosméticos para limpeza, tonificação e esfoliação. Peelings cosméticos. Cosméticos despigmentantes. Cosméticos antienvelhecimento. Cosméticos hidratantes, nutritivos e dessensibilizantes. Cosméticos antiacneicos. Nutricosmética facial. |
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OBJETIVO GERAL |
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Identificar, analisar e compreender os ativos, aditivos e veículos cosméticos quanto as suas funções na pele e suas diferentes aplicações. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Conhecer os principais ativos cosméticos, formas farmacêuticas e as tendências do mercado cosmético de produtos destinados à limpeza, tonificação, esfoliação hidratação e nutrição da pele. Compreender os mecanismos de ação e as finalidades de produtos destinados aos tratamentos de acne, discromias pigmentares, olheiras, peles sensíveis/sensibilizadas, inflamadas e peles envelhecidas. Diferenciar os tipos de peeling cosmético. Conhecer a ação dos nutricosméticos com aplicabilidade em estética facial. Pesquisar ativos cosméticos, interpretar fórmulas e sugerir produtos em construções de protocolos. Aplicabilidade do marketing cosmético. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
Apresentação do Plano de Ensino. Contrato pedagógico. Resgate de conhecimentos. Ativos cosméticos para limpeza, tonificação e esfoliação. |
4 |
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2 |
Ativos para peelings cosméticos I. |
4 |
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3 |
Ativos para peelings cosméticos II. |
4 |
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4 |
Fisiopatologia da acne. Ativos cosméticos antiacneicos. |
4 |
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5 |
Avaliação I (Teórica). |
4 |
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6 |
Fisiopatologia do melasma. Ativos cosméticos despigmentantes I. |
4 |
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7 |
Ativos cosméticos despigmentantes II. |
4 |
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8 |
Ativos cosméticos para a região periorbital. Atividade avaliativa II. |
4 |
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9 |
Fisiopatologia do processo inflamatório, desidratação e cicatrização. Ativos cosméticos hidratantes, nutritivos, dessensibilizantes, calmantes e antiinflamatórios I. |
4 |
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10 |
Ativos cosméticos hidratantes, nutritivos, dessensibilizantes, calmantes e antiinflamatórios II. |
4 |
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11 |
Avaliação III (Teórica). |
4 |
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12 |
Avaliação Recuperativa I (Teórica). |
4 |
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13 |
Fisiopatologia do envelhecimento cutâneo. Ativos cosméticos anti-aging I. |
4 |
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14 |
Ativos cosméticos anti-aging II. |
4 |
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15 |
XXVIII Mostra Científica. |
4 |
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16 |
Ativos cosméticos antipoluição e outras funcionalidades específicas. Temas Projeto Integrador. |
4 |
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17 |
Nutricosméticos aplicados à cosmética facial. |
4 |
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18 |
Avaliação IV (Projeto). |
4 |
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19 |
Avaliação V (Teórica). |
4 |
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20 |
Avaliação Recuperativa II (Teórica). Encerramento da disciplina. |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Aspectos gerais e básicos sobre mecanismos de ação de ativos cosméticos em diferentes aplicabilidades, vinculados à estética facial. |
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HABILIDADES |
Identificar, reconhecer, reproduzir, interpretar, exemplificar, classificar, resumir, comparar, criticar, planejar. |
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ATITUDES |
Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, proatividade/participação, compromisso, solidariedade, comportamento, organização. |
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OUTRAS |
Participação na Avaliação Institucional. Consulta das bibliografias sugeridas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
21/10/2025 |
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Avaliação I |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
12/08/2025 |
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Atividade avaliativa II |
8 |
x |
x |
x |
1.0 |
02/09/2025 |
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|
Avaliação III |
6,7,8,9,10 |
x |
x |
x |
2.5 |
23/09/2025 |
x |
30/09/2025 |
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|
Avaliação IV (Projeto) |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
11/11/2025 |
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|
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|
Avaliação V |
13,14,16,17 |
x |
x |
x |
2.5 |
18/11/2025 |
x |
25/11/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CINTIA CRISTINA SANTI MARTIGNAGO.; ANA CLÁUDIA MUNIZ RENNÓ. Manual prático de cosmetologia e estética. 1. Barueri: Manole, 2022. E-Book. ISBN 9786555768268. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555768268. |
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2 |
ROZANA CASTORINA DA SILVA.; SANDRA LYON. Dermatologia estética. 1. Rio de Janeiro: Medbook, 2015. PDF. ISBN 9786557830314. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786557830314. |
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|
3 |
CLAUDIA S. SAHD.; DANIELE SIMÃO; ALINE A. MATIELLO. Cosmetologia aplicada, v. 2. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2019. PDF. ISBN 9788595029965. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595029965. |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CRISTINA PIRES.; SARA BENTLER VANZIN. Entendendo cosmecêuticos. 2. Rio de Janeiro: Santos, 2011. PDF. ISBN 978-85-412-0046-2. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-412-0046-2. |
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2 |
RIBEIRO, Jorge Claudio. Cosmetologia Aplicada a Dermoestética. 2. Pharmabooks 2016 |
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3 |
REBELLO, Tereza. Guia de produtos cosméticos. 12 ed. rev. ampl. São Paulo: Ed. SENAC, 2017. 320 p. ISBN 978-85-396-2085-2. |
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4 |
GOMES, Rosaline Kelly; DAMAZIO, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 3ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2009. 402 p. ISBN 978859930537-9 |
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5 |
PATRICIA V. ROSA.; VIVIANE C. K. N. DEUSCHLE; DANIELE SIMÃO. Cosmetologia aplicada 1. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2018. PDF. ISBN 9788595028722. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595028722. |
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obs:? As bibliografias acima são sugestões. Explorem a biblioteca online para mais literaturas. ? As devolutivas/correção das avaliações ocorrerão no mesmo dia da data prevista para aplicação das mesmas. É fundamental a presença do aluno nas devolutivas para discussão das dúvidas e encaminhamentos para as avaliações recuperativas que ocorrerão em 07 dias após as devolutivas. São duas recuperativas. ? Durante as avaliações teóricas, os celulares ficarão sob a posse da professora, retirados quando as avaliações forem entregues. Em caso de questões com rasura, as mesmas não serão consideradas. ? Os pedidos de Justificativa de Falta, Avaliação Fora de Prazo e Concessão de Licença, das atividades acadêmicas obrigatórias e não obrigatórias, deverão ser requeridos pelo discente ou terceiro por ele autorizado no portal do aluno, no prazo de 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao dia da falta, do dia da avaliação ou do início da licença, sob pena de indeferimento. Avaliações fora do prazo serão realizadas em 10 dias úteis. Dúvidas sobre abonos e/ou justificativas, consultar Resolução nº 619, de 16 de dezembro de 2024. ? Link de sala no classroom: yjowbw6s ? Após encerramento do semestre, a sala no class será arquivada, não tendo o aluno mais acesso à mesma. ? O acesso ao classroom deverá ser feito exclusivamente via e-mail institucional. ? O contato com a professora deverá ser feito preferencialmente via google classroom e/ou e-mail institucional, canais oficiais de comunicação. ? Mensagens via Whatsapp serão só respondidas através dos líderes de turma. ? Média final para aprovação: 7,0. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 20 faltas). ? Atente-se para as datas já definidas e para os critérios de arredondamento do sistema! Não será feito qualquer “ajuste” de nota! Atente-se para as faltas também! ? É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. ? A professora conta com a colaboração e participação de todos, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre! Bons estudos! |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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