|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Engenharia Elétrica |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Elétrica Par773/17 |
|
PROFESSOR |
Natasha Zimmer Heidrich |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Geração de Energia Elétrica |
0-18152 |
8º |
2 |
40 |
|
EMENTA |
|||
|
Energia hidráulica e térmica. Implantação de centrais hidro e termoelétricas. Meio ambiente e hidrologia aplicados às centrais. Componentes de centrais. Operação de centrais. Custo e avaliação. Novo quadro institucional do setor elétrico. Conservação de energia elétrica. Planejamento integrado de recursos. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
A disciplina de Geração de Energia Elétrica tem por objetivo garantir que o acadêmico conheça as principais formas de geração de energia elétrica para abastecimento do pais, buscando compreender quais são as novas tendências do mercado de tecnologias e os impactos econômico e ambiental. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
- Conhecer as matrizes energéticas do pais; - Compreender o princípio de geração e conversão de energia; - Saber avaliar o mercado baseado nos principais pilares de influência: ambiental, social, econômico e político; - Compreender o sistema integrado nacional; |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
História da eletricidade e conceitos iniciais de geração de energia |
4 |
|
2 |
Geração hídrica. |
4 |
|
3 |
Geração térmica |
4 |
|
4 |
Demais formas de geração de energia. |
4 |
|
5 |
Sistema interligado nacional |
4 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
20 h |
|
|
||
|
Estratégias:Aulas expositivas, dinâmicas de grupo, estudo de caso, seminário e trabalho individual. |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Domínio do conhecimento específico do tema; Comunicação oral e escrita. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Aptidão para relacionar o conteúdo teórico com a prática, tirar dúvidas sobre o conteúdo e resolver problemas matemáticos; |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Interesse; Cooperação; Assiduidade; Participação; Iniciativa; Responsabilidade; Resolução de exercícios fora da aula. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
|
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Estudo de caso |
1 |
x |
x |
|
2 |
20/08/2025 |
|
|
||||
|
Seminário - Formas de geração de energia |
4 |
x |
x |
x |
3 |
08/10/2025 |
x |
15/10/2025 |
||||
|
Avaliação |
1, 2, 3 e 5 |
x |
x |
|
2 |
19/11/2025 |
x |
26/11/2025 |
||||
|
Debate - Energias renováveis e não renovais |
4 |
x |
x |
x |
1 |
29/10/2025 |
|
|
||||
|
Relatório de visita técnica |
2 ou 3 |
x |
x |
x |
1 |
19/11/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
REIS, Lineu Belico dos. Geração de energia elétrica: tecnologia, inserção ambiental, planejamento, operação e análise de viabilidade. Barueri: Editora Manole Ltda, 2003. 323 p. ISBN 8520415369 |
|||||||||||
|
2 |
NASCIMENTO, Marco Antonio Rosa do; LORA, Electo Eduardo Silva. Geração Termelétrica: Planejamento, Projeto e Operação (2 Volumes).. Interciencia 2004 |
|||||||||||
|
3 |
FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY JÚNIOR, Charles; UMANS, Stephen D. Máquinas elétricas/ com introdução à eletrônica de potência. São Paulo: Mc Graw Hill, 2006. 623 p. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
TOLMASQUIM, Maurício Tiommo; SZKLO, Alexandre Salem. A matriz energética brasileira na virada do milênio. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. 541 p. ISBN 852850039x |
|||||||||||
|
2 |
PANESI, André R. Quinteros. Fundamentos de eficiência energética: industrial, comercial e residencial. São Paulo: Ensino Profissional Editora, 2006. 185p. ISBN 8599823035 |
|||||||||||
|
3 |
TOLMASQUIM, Maurício Tiommo. Fontes renováveis de energia no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda, 2003. 515 p. ISBN 8571930953 |
|||||||||||
|
4 |
LOPEZ, Ricardo Aldabó. Energia eólica. São Paulo: Artliber, 2012. ISBN 9788588098701 |
|||||||||||
|
5 |
DEL TORO, Vincent. Fundamentos de máquinas elétricas. Rio de Janeiro: LTC, 2013. 541p. ISBN 9788521611844 |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |