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PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
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CURSO |
Engenharia Elétrica |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Elétrica Par045/22 |
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PROFESSOR |
Jhuan Kojitski Ribeiro |
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DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
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Resistência dos Materiais |
0-19807 |
4º |
4 |
80 |
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EMENTA |
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Sistemas de força equivalentes. Equilíbrio de um corpo rígido. Treliças. Centro de gravidade e centroide. Momentos de inércia. Tensão. Deformação. Propriedades mecânicas dos materiais. Carga axial. Torção. Flexão. Cargas combinadas. Análise de tensões. Deformações vigas. Flambagem. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
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OBJETIVO GERAL |
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Na disciplina de Resistência dos Materiais do 4º semestre de Engenharia Civil deve ser apresentado o conceito das propriedades mecânicas e elásticas dos materiais, sendo feitas análises de elementos estruturais e estruturas submetidas à esforços normais, de flexão, de torção e de cisalhamento. Esta disciplina é a base para disciplinas como concreto armado, estrutuas metálicas, estruturas de madeira, fundações, etc. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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1. Introdução: Estudo das propriedades mecânicas e elásticas dos materiais; 2. Estudo de estruturas e elementos estruturais submetidos à Esforço Normal (isostáticas e hiperestáticas); 3. Análise do material submetidos à esforço de Cisalhamento Puro e Torção; 4. Barras e vigas submetidas a esforço de Momento Fletor (Flexão inelástica); 5. Estudo do esforço de Cisalhamento na Flexão (inelástica). |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
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1 |
APRESENTAÇÃO: |
20 |
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2 |
ESFORÇO NORMAL: |
20 |
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3 |
CISALHAMENTO PURO E TORÇÃO: |
14 |
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4 |
FLEXÃO: -Momento Fletor |
14 |
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5 |
FLEXÃO - Cisalhamento na Flexão |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Apresentação oral da disciplina. Aula expositiva e dialogada. Resolução de exercícios em classe. Exercícios individuais. |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
1 - Teste escrito individual referente aos conteúdos das unidades 1, 2 e 3 (45% no conceito final); 2 - Teste escrito individual referente aos conteúdos das unidades 4 e 5 (45% no conceito final); 3 - Teste interdisciplinar, referente ao conteúdo das disciplinas cursadas pelo acadêmico durante o semestre corrente (10% no conceito final). |
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HABILIDADES |
De pesquisa, de estudo individual e de grupo. De apresentar trabalhos com criatividade. Capacidade de relacionar os conhecimentos de outras disciplinas com os abordados na disciplina de Resistência dos Materiais. |
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ATITUDES |
O aluno deverá apresentar comportamento adequado durante o semestre sendo que serão avaliados os seguintes quesitos: participação, envolvimento, disciplina, assiduidade, respeito, ordem, interação e trabalho em equipe. |
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OUTRAS |
Interatividade |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
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x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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Prova 1 |
1,2,3 |
x |
x |
x |
4.5 |
A definir |
x |
A definir |
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Prova 2 |
4,5 |
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4.5 |
A definir |
x |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
NASH, William A. Resistência dos materiais. 3. ed., rev. São Paulo: Editora Mcgraw-Hill do Brasil Ltda, 1990. 521 p. (Coleção Schaum) 2835 |
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2 |
GOMES, Sérgio Condi. Resistência dos materiais. 3. ed. São Paulo: UNISINOS, 1999. 259 p. |
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3 |
HIBBELER, R. C.; SILVA, Fernando Ribeiro da. Resistência dos materiais. 3.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 701 p. ISBN 8521612281 |
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BEER, Ferdinand Pierre; JOHNSTON JÚNIOR, E. Russel. Resistência dos materiais. 3. ed. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 2004. 1255 p. ISBN 853460344-8 |
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2 |
BOTELHO, Manoel Henrique Campos. Resistência dos materiais para entender e gostar: um texto curricular. São Paulo: Studio Nobel, 1998. 301 p. ISBN 858544570x |
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3 |
RESISTÊNCIA dos materiais. Porto Alegre: UFRGS, 1968. |
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4 |
TIMOSHENKO, Stephen P.; CARVALHO, José Rodrigues de. Resistência dos materiais. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1976. 16378 |
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5 |
HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 701 p. ISBN 8521612281 |
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obs: |
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| Para a atenticação do plano de ensino |
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