 
    | PLANO DE ENSINO | 2025/2 | 
| CURSO | Engenharia de Produção | 
| ESTRUTURA CURRICULAR | Engenharia de Produção Par775/17 | 
| PROFESSOR | Carlos Eduardo de Liz | 
| DISCIPLINA | ||||
| Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária | 
| Estágio Supervisionado | 0-18127 | 10 | 8 | 160 | 
| EMENTA | |||
| 
	 Projeto de estágio. Desenvolvimento de atividades de estágio em empresas e instituições de forma aplicada, contemplando a articulação teoria e pratica de ensino, pesquisa e extensão. Relatório final. | |||
| OBJETIVO GERAL | 
| O Estágio Supervisionado em Engenharia de Produção objetiva o complemento do ensino diante da realidade profissional, constituindo-se num instrumento de aperfeiçoamento técnico-científico e de treinamento prático. Permitindo ao aluno integrar prática e teoria, obtendo uma visão ampla das estruturas empresariais privadas ou públicas. Proporcionando uma relação importante entre Universidade e Empresa. | 
| OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
| 1) Despertar a vocação profissional em diferentes áreas de conhecimento o qual possibilite uma visão global das diversas atividades desenvolvidas pelo engenheiro de produção 2) Proporcionar o contato com outras pessoas de diferentes níveis sociais, culturais, formação profissional e níveis hierárquicos. Devendo interagir com os operários, técnicos, pessoal de nível superior, dirigentes da empresa e outros profissionais. Propiciando experiência no campo do relacionamento humano; 3) Prover os alunos de capacidade técnica, interpretativa e construtiva do relatório de estágio, compreendendo estratégias metodológicas, estrutura e desenvolvimento; 4) Estreitar a relação campo de estágio e teoria acadêmica, devendo o aluno utilizar os conhecimentos adquiridos na Universidade e aplicá-los no estágio. | 
| CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
| UN. | CONTEÚDOS | C.H. | 
| 1 | Estágio supervisionado, acompanhado pelo supervisor de estágios do curso de engenharia de produção, por orientador com conhecimento na área de estudo e do supervisor de estágio da empresa.  | 
 | 
| 
 | TOTAL DE HORAS | 0 h | 
| 
 | ||
| Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ET – Estudo de Texto; SE –Seminário; SI – Trabalho Individual; | 
| SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||||||
| CONHECIMENTOS | O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina e das práticas no campo de estágio. | |||||||||||
| HABILIDADES | Será observado pelo supervisor da empresa, orientador e supervisor de estágios a habilidade do aluno em comunicar-se verbal ou de forma escrita, em realizar leituras e refletir sobre os temas propostos, bem como de relacionamento com demais colegas de estágio na empresa e sala de aula | |||||||||||
| ATITUDES | Será observado a assiduidade e pontualidade do aluno, bem como seu interesse e comprometimento em cumprir as atividades individuais apresentadas pelo orientador e supervisor de estágio e relatadas em ficha de avaliação. | |||||||||||
| OUTRAS | Avaliação pelo orientador; Avaliação pelo supervisor na empresa; Avaliação pelo supervisor de estágios nas aulas presenciais; Avaliação da apresentação no seminário. | |||||||||||
| DATAS PREVISTAS | ||||||||||||
| Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | |||||
| Sim | Data | |||||||||||
| Avaliação do projeto de estágio | 1 | x | x | x | 5 | 24/09/2025 | 
 | 
 | ||||
| Avaliação relatório final | 2 | x | x | x | 5 | 26/11/2025 | 
 | 
 | ||||
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA | ||||||||||||
| 1 | ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 3. ed.rev.e atual. Curitiba: Juruá, 2008. 98 p. ISBN 9788536219141. | |||||||||||
| 2 | BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos: (TCC) : ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação lato-sensu. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2009. 116 p. ISBN 9788522450800. | |||||||||||
| 3 | KESTRING, Silvestre; BRANCHER, Almerindo; SCHWAB, Aparecida Beduschi. Metodologia do trabalho acadêmico: orientações para a sua elaboração. Blumenau: Editora Acadêmica, 2001. 81 p. ISBN 8587357085. | |||||||||||
| BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||||||||||||
| 1 | SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico: diretrizes para o trabalho didático-científico na universidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1980. 159 p. | |||||||||||
| 2 | SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 335 p. ISBN 85-249-0050-4. | |||||||||||
| 3 | ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 308 p. ISBN 85-224-4049-2. | |||||||||||
| 4 | CORTEZ, Julpiano Chaves. O estágio de estudantes na empresa. São Paulo: Ltr Editora Ltda., [19--]. 96 p. 6351 | |||||||||||
| 5 | EMÍLIO J. M. ARRUDA FILHO.; MILTON CORDEIRO FARIAS FILHO. Planejamento da pesquisa científica, 2ª edição. 2. São Paulo: Atlas, 2015. PDF. ISBN 9788522495351. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522495351. | |||||||||||
| obs: | ||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |  |