|
PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
|
CURSO |
Engenharia de Produção |
|
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia de Produção Par775/17 |
|
PROFESSOR |
Cleveonei da Silva |
|
DISCIPLINA |
||||
|
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
|
Gestão de Projetos |
0-18116 |
8º |
4 |
80 |
|
EMENTA |
|||
|
Conceitos e objetivos da gerência de projetos. Metodologias para gestão de projetos. Metodologias tradicionais. Metodologias ágeis. Técnicas e ferramentas de gestão de projetos. Conhecimentos, habilidades e competências do gestor de projetos. Apresentação de projetos. |
|||
|
OBJETIVO GERAL |
|
Capacitar o acadêmico a compreender, aplicar e integrar metodologias, técnicas e ferramentas da gestão de projetos, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais à atuação como gestor de projetos em ambientes organizacionais diversos, com foco em planejamento, execução, controle e entrega de projetos eficientes e eficazes. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
1. Compreender os fundamentos da gestão de projetos; 2. Analisar e aplicar metodologias de gestão de projetos; 3. Planejar projetos com base em técnicas; 4. Desenvolver habilidades para liderar equipes e tomar decisões em ambientes complexos e dinâmicos; 5. Elaborar e apresentar um projeto completo, integrando conhecimentos técnicos e práticos. |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
|
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
|
1 |
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO PROGRAMA |
2 |
|
2 |
FUNDAMENTOS E CICLO DE VIDA DE PROJETOS |
8 |
|
3 |
ÁREAS DE CONHECIMENTO EM PROJETOS (PMBOK) |
8 |
|
4 |
PLANEJAMENTO E ESTRUTURAÇÃO DE PROJETOS |
8 |
|
5 |
GESTÃO DE RISCOS E COMUNICAÇÃO |
4 |
|
6 |
METODOLOGIAS DE GESTÃO DE PROJETOS |
10 |
|
7 |
FERRAMENTAS DE APOIO À GESTÃO DE PROJETOS |
16 |
|
8 |
LIDERANÇA, EQUIPES E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL |
8 |
|
9 |
VIABILIDADE E SUSTENTABILIDADE DE PROJETOS |
16 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Padronização para trabalhos referentes aos pedidos de justificativa de faltas O trabalho deverá ter no máximo 2 páginas. Contendo: Página 1: Fundamentação teórica sobre o conteúdo da aula, com citações diretas e/ou indiretas de autores indicados nas referências disponíveis no plano de ensino da disciplina. É necessário seguir as normas da ABNT (NBR 10520/2023 e NBR 6023/2023). Página 2: Análise crítica e reflexiva sobre do conteúdo correspondente à aula em que esteve ausente. O trabalho deve ser apresentado digitado, com: Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12; Espaçamento 1,5 entre linhas; Margens padrão (superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm). Texto justificado. Explanação oral em sala de aula: o(a) professor(a) poderá solicitar uma apresentação oral sucinta (3 a 5 minutos) sobre o conteúdo elaborado, a fim de validar a aprendizagem e justificar a ausência. Importante: O simples envio do trabalho não garante o abono. A análise será feita pelo(a) professor(a), considerando a qualidade e pertinência do conteúdo entregue, além da apresentação oral. É expressamente proibido o uso de cópias (plágio), bem como o uso de ferramentas de inteligência artificial para a produção total ou parcial do texto. A detecção de qualquer forma de cópia ou uso indevido de IA resultará na invalidade do trabalho apresentado. |
||
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EC – Estudo de Caso; EX – Exercício de Fixação; |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
|
CONHECIMENTOS |
Avaliação da compreensão teórica dos conceitos, metodologias e práticas da gestão de projetos. |
|||||||||||
|
HABILIDADES |
Avaliação da capacidade de aplicar técnicas, ferramentas e metodologias na gestão efetiva de projetos. |
|||||||||||
|
ATITUDES |
Avaliação do comportamento, postura profissional, ética, liderança, trabalho em equipe e comunicação. |
|||||||||||
|
OUTRAS |
As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional. |
|||||||||||
|
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
|
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
|
Sim |
Data |
|||||||||||
|
Avaliação Integrativa |
1 a 9 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
|
Avaliação 1 |
2 a 5 |
x |
x |
|
2.5 |
17/09/2025 |
x |
24/09/2025 |
||||
|
Avaliação 2 |
6 a 9 |
x |
x |
|
2.5 |
12/11/2025 |
x |
19/11/2025 |
||||
|
Trabalho Prático |
2 a 9 |
|
|
|
3.0 |
26/11/2025 |
|
|
||||
|
Envolvimento no processo de ensino e aprendizagem |
1 a 9 |
|
|
|
1.0 |
26/11/2025 |
|
|
||||
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
|
1 |
WARBURTON, Roger. Gestão de projetos. São Paulo: Saraiva, 2012. 1 recurso online. (Fundamentos). ISBN 9788502180109. |
|||||||||||
|
2 |
LYSSA ADKINS. Treinamento de equipes ágeis. 1. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. PDF. ISBN 9786555206340. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555206340. |
|||||||||||
|
3 |
ANTONIO MARQUES DUARTE JÚNIOR. Análise de investimentos em projetos: Viabilidade financeira e risco. 2. São Paulo: Saint Paul, 2024. E-Book. ISBN 9786586407587. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786586407587. |
|||||||||||
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
|
1 |
CARLOS COUTINHO. Resiliencia ágil. 1. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. E-Book. ISBN 9786555206081. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555206081. |
|||||||||||
|
2 |
LUIS FERNANDO TORRES. Fundamentos de gerenciamento de projetos. 5. São Paulo: Atlas, 2013. E-Book. ISBN 9788595155534. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595155534. |
|||||||||||
|
3 |
ARLETE SIMILE MARQUES.; ROBERT K. WYSOCKI. Gestão eficaz de projetos, v. 1. 1. São Paulo: Saraiva Uni, 2020. PDF. ISBN 9788571441002. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788571441002. |
|||||||||||
|
4 |
CAVALCANTI, Francisco Rodrigo P.; SILVEIRA, Jarbas Aryel Nunes da. Fundamentos de gestão de projetos: gestão de riscos. São Paulo: Atlas, 2016. 327 p. ISBN 9788597003451. |
|||||||||||
|
5 |
PAULO CESAR DE MACEDO.; JOSÉ HENRIQUE TEIXEIRA DE CARVALHO SBROCCO. Metodologias ágeis. 1. São Paulo: Érica, 2012. PDF. ISBN 9788536519418. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536519418. |
|||||||||||
|
obs: |
||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |