 
    | PLANO DE ENSINO | 2025/2 | 
| CURSO | Engenharia de Produção | 
| ESTRUTURA CURRICULAR | Engenharia de Produção Par044/22 | 
| PROFESSOR | Nathielle Waldrigues Branco | 
| DISCIPLINA | ||||
| Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária | 
| Práticas Extensionistas | 0-19291 | 2º | 3 | 60 | 
| EMENTA | |||
| 
	 Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras   e articuladas de acordo com o perfil do egresso. | |||
| OBJETIVO GERAL | 
| Oportunizar uma perspectiva da extensão universitária como processo acadêmico envolvendo aluno e professor, num constante intercâmbio com a sociedade, oportunizando uma relação multi, e interdisciplinares entre as partes, refletindo em ações articuladas interferindo na realidade local. | 
| OBJETIVOS ESPECÍFICOS | 
| Estimular projetos e ou atividades de extensão sob a orientação de um professor, possibilitando novas ações e processos numa perspectiva multidisciplinar. Promover vivencias e a aplicação do conhecimento visando o aprimoramento da autonomia intelectual e acadêmica, assim como o desenvolvimento das questões comportamentais. Compreender e estimular a utilização das tecnologias da informação disponíveis para melhorar a qualificação dos negócios locais. | 
| CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
| UN. | CONTEÚDOS | C.H. | 
| 1 | Apresentação da disciplina. Introdução ao conceito de extensão universitária. Diretrizes e metodologias para elaboração de projetos. | 10 | 
| 2 | Modalidades de práticas extensionistas. | 20 | 
| 3 | Desenvolvimento de prática extensionista | 30 | 
| 
 | TOTAL DE HORAS | 60 h | 
| 
 | ||
| Estratégias: | 
| SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||||||
| CONHECIMENTOS | Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos. | |||||||||||
| HABILIDADES | Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos. | |||||||||||
| ATITUDES | As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional. | |||||||||||
| OUTRAS | 
 | |||||||||||
| DATAS PREVISTAS | ||||||||||||
| Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | |||||
| Sim | Data | |||||||||||
| Avaliação 1 | 1,2,3 | x | x | x | 4.5 | A definir | x | A definir | ||||
| Avaliação 2 | 1,2,3 | x | x | x | 
 | A definir | x | A definir | ||||
| Integrativa | 1,2,3 | x | x | x | 1.0 | A definir | 
 | 
 | ||||
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA | ||||||||||||
| 1 | POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p. | |||||||||||
| 2 | CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785 | |||||||||||
| 3 | VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 15.ed. São Paulo: Libertad, 2004. 141 p. (Cadernos Pedagógicos do Liberdad) ISBN 8585819014 | |||||||||||
| BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||||||||||||
| 1 | HUNGER, Dagmar; NOZAKI, Joice Mayumi; PEREIRA, Juliana Martins; ROSSI, Fernanda. O dilema da extensão universitária. In: Educação em Revista. Belo Horizonte, v.30, n.03, p.335-354, julho-setembro 2014. | |||||||||||
| 2 | FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2.ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1995. 193 p. (Coleção Magistério) 10762 ISBN 853080307-8 | |||||||||||
| 3 | SERVA, Fernanda Mesquita. A extensão universitária e sua curricularização. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023. 192 p. ISBN 978-85-519-2383-2. | |||||||||||
| 4 | PROEXT: Programa de apoio à extensão universitária voltado para as políticas públicas. Brasília: Min. da Educação,. | |||||||||||
| 5 | UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ. Fórum de extensão universitária da Acafe (6.: 2005 : Chapecó,SC): a extensão universitária : fator de ampliação da ação comunitária e pública. Chapecó: Argos, 2005. 279 p. | |||||||||||
| obs: | ||||||||||||
| Para a atenticação do plano de ensino |  |