UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Enfermagem - Cuidado de Enfermagem à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal (DI) - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Enfermagem

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem - Bacharelado Par042/22

PROFESSOR

Suian de Liz Gonzaga dos Santos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cuidado de Enfermagem à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal (DI)

0-19888

6

120


EMENTA

Características e cuidados de enfermagem no ciclo gravídico- puerperal. Características e cuidados

de enfermagem ao recém – nascido. Práticas Extensionistas de Atenção à Saúde voltadas às

necessidades da gestante/puérpera/família/recém-nascido. Atividades práticas supervisionadas em

serviços de saúde. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Instrumentalizar o estudante com conhecimento técnico e científico para prestar o cuidado integral humanizado de enfermagem à mulher/família/comunidade durante o Ciclo Gravídico Puerperal, e ao recém-nascido sadio e/ou com intercorrências comuns.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Planejar e executar o cuidado integral humanizado de enfermagem à gestante/puérpera/recém-nascido/família/comunidade; - Instrumentalizar o aluno para a prevenção, identificação e combate à violência obstétrica. - Executar procedimentos de enfermagem, aplicando os conhecimentos técnico-científicos necessários para o cuidado integral; - Identificar os sinais de presunção, probabilidade e de certeza da gestação; - Utilizar a nomenclatura obstétrica e realizar a classificação da gestante conforme antecedentes obstétricos; - Realizar cálculos de Idade Gestacional e Data Provável do Parto; - Identificar as fases do ciclo gestatório normal; - Identificar as características específicas da gestante - Conhecer e acompanhar o calendário vacinal da gestante de acordo com o Ministério da Saúde; - Conhecer e interpretar os resultados dos exames laboratoriais de acompanhamento da gestante preconizados pelo Ministério da Saúde; - Conhecer os métodos auxiliares de acompanhamento da gestação; - Conhecer e compreender os ritos que envolvem o Processo de Gestação/parto/puerpério; - Identificar cuidados humanizados à gestante/família/comunidade durante o trabalho de parto; - Reconhecer métodos de controle e avaliação da DU e BCF nos diferentes períodos do parto; - Reconhecer indicações e preparo, controle e avaliação da infusão de ocitocina e demais medicamentos utilizados rotineiramente no Centro Obstétrico; - Acompanhar parto normal sem distócia; - Prestar os cuidados imediatos do recém-nascido; - Prestar cuidado integral de enfermagem à puérpera de acordo com a evolução dos fenômenos puerperais; - Prestar cuidado integral de enfermagem ao recém-nascido sadio e nas intercorrências mais comuns - Reconhecer a fisiologia da lactação; - Realizar o cuidado integral preparando à gestante/família/comunidade para a promoção do Aleitamento Materno Exclusivo; - Realizar consulta de enfermagem pré-natal e puerperal; - Desenvolver em projetos de extensão, atividades educativas e assistenciais visando o cuidado integral à gestante/puérpera e recém-nascido.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Considerações sobre a saúde materno infantil no Brasil.
Planejamento Familiar e Violência Obstétrica.

3

2

Ciclos sexuais e ovarianos
Ovulação, fertilização e anexos do embrião
Período Embrionário e Desenvolvimento fetal

3

3

Características do ciclo gravídico-puerperal
O Ciclo Gestatório Normal
- Terminologia;
- Antecedentes Obstétricos;
- Duração da Gravidez;
- Diagnóstico da Gravidez – sinais de presunção, probabilidade ou certeza;
- Cálculo da idade gestacional;
- Movimentação Fetal;
- Modificações Gerais e Locais da Gravidez;
- Desconfortos da Gravidez,
- Nutrição na Gravidez;

9

4

Cuidado integral de Enfermagem à gestante/família/comunidade durante o Pré-natal
- Consulta de Enfermagem Pré-natal;
- Exame físico geral;
- Exame físico obstétrico – técnicas específicas;
- Parâmetros para avaliar o estado da gestante;
- Ações educativas durante o Pré-natal;

9

5

A Promoção do Aleitamento Materno
- Revisão da Anatomia da Glândula mamária;
- Fisiologia da lactação;
- O Preparo da Gestante/família/comunidade para o aleitamento materno
- O manejo do aleitamento;
- Prevenindo complicações puerperais (Desmame precoce, Fissuras mamilares, ingurgitamento mamário, mastite puerperal)

9

6

Cuidado Integral humanizado à gestante/família no trabalho de parto
Contração uterina
Tipos de parto
Fenômenos mecânicos e plásticos do parto
Períodos clínicos do parto – Partograma e cardiotocografia
Sinais e sintomas do trabalho de parto

9

7

Cuidado Integral de Enfermagem ao Recém-nascido sem intercorrências
Características do Recém-nascido
Cuidados Imediatos ao RN em Sala de Parto e Mediatos em Alojamento Conjunto
Programa de Triagem Neonatal

6

8

Cuidado Integral de Enfermagem à Puérpera/família/comunidade no puerpério
- O Puerpério Normal
Conceito; Duração; Caracterização Geral; Classificação; Modificações gerais; Modificações locais; Exame físico da puérpera; O planejamento familiar; O cuidado integral à puérpéra/família/comunidade
- Patologias puerperais
Principais patologias puerperais

6

9

Alto Risco em Obstetrícia - principais patologias da gestação: Sífilis, Diabetes gestacional, Pré-eclâmpsia, Eclâmpsia, Síndrome de Hellp, Trabalho de Parto Prematuro, Amniorrexe prematura, Abortamento, Placenta prévia e Descolamento prematuro de placenta, HIV na gestação e parto, Patologias do líquido Amniótico, Prolapso de Cordão, Sofrimento Fetal Agudo

6

10

Cuidado Integral à gestante/recém-nascido/família/comunidade durante o pré-natal, parto, puerpério.

60

 

TOTAL DE HORAS

120 h

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES: Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 7 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: - Mínimo de 7 horas de estudos extraclasse, nos Laboratórios de Prática Profissional (LPP)**, para revisão dos procedimentos de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem do 3º e 4º semestre. O valor desta atividade é de 0,5 (zero vírgula cinco) pontos e será atribuído somente ao aluno que completar a carga horária de 7 horas (não será emitida nota parcial). ** A participação em estudos extraclasse no LPP deverá ser comprovada através da ficha de presença da disciplina, carimbada e assinada pelo funcionário ou monitor do LPP. O aluno deverá cumprir a carga horária de 7 horas no LPP até a data limite de seu grupo, conforme cronograma de APSSS – a data limite será o primeiro dia de APSSS. A ficha de presença de atividades extraclasse deverá ser entregue à Professora de APSSS, impreterivelmente NO PRIMEIRO DIA DE APSSS NO CCS.


Estratégias:AED - aula expositiva dialogada APSSS - Atividades Práticas Supervisionadas em Serviços de Saúde – CCS, Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto e Ambulatório de Gestação de Alto RiscoHospitalar. SAE - Aplicação do Processo de Enfermagem com a gestante/família/comunidade baseado na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Aguiar Horta DC - discussão circular ED - estudo dirigido EX - exercícios de fixação LPP - aula prática em laboratório de práticas profissionais LTA - leitura de textos de apoio complementares aos assuntos abordados. Podem ser sugeridas pelo professor ou pelos estudantes REV - revisão de conteúdos de disciplinas afins SEM - seminário desenvolvido a partir das vivências em APSSS VD - vídeos educativos


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os conteúdos serão avaliados através de avaliações teóricas escritas presenciais, avaliações orais e avaliações teórico-práticas presenciais em Atividades Práticas Supervisionadas em Serviços de Saúde (APSSS), avaliações individuais presenciais nos trabalhos em grupo; estudos individuais; estudos dirigidos; estudos de caso; seminários. Durante as APSSS, o estudante será avaliado através de sua capacidade de associação dos conteúdos teóricos com a prática assistencial. O estudante deverá realizar o cuidado integral humanizado de enfermagem baseado em princípios éticos e técnico-científicos adquiridos individualmente ou em grupo durante todos os momentos de suas atividades práticas.

HABILIDADES

Nas APSSS, o aluno será acompanhado pelo supervisor durante a execução do cuidado integral nas situações de simulação realística no CCS bem como junto às Gestantes/famílias/comunidade nos campos de APSSS, onde será possível verificar a capacidade de associação dos conteúdos, sendo que o grau de exigência será solicitado de forma progressiva, conforme as oportunidades oferecidas e vivenciadas pelo aluno. A avaliação do aluno se dará de forma individualizada, mesmo durante as atividades realizadas em grupo. Ao final do semestre o aluno deve estar apto a: - Planejar e executar o cuidado integral humanizado de enfermagem à gestante/puérpera/recém-nascido/família/comunidade; - Identificar, denunciar e prevenir a violência obstétrica durante todo o ciclo gravídico-puerperal; - Executar procedimentos de enfermagem, aplicando os conhecimentos técnico-científicos necessários ao cuidado integral; - Identificar os sinais de presunção, probabilidade e de certeza da gestação; - Utilizar a nomenclatura obstétrica e realizar a classificação da gestante conforme antecedentes obstétricos; - Realizar cálculos de Idade Gestacional e Data Provável do Parto; - Identificar as fases do ciclo gestatório normal; - Identificar as características específicas da gestante; - Conhecer e acompanhar o calendário vacinal da gestante de acordo com o Ministério da Saúde; - Conhecer e interpretar os resultados dos exames laboratoriais de acompanhamento da gestante preconizados pelo Ministério da Saúde; - Conhecer os métodos auxiliares de acompanhamento da gestação; - Conhecer e compreender os ritos que envolvem o Processo de Gestação/parto/puerpério; - Identificar cuidados humanizados à gestante/família/comunidade durante o trabalho de parto - Reconhecer métodos de controle e avaliação da DU e BCF nos diferentes períodos do parto; - Reconhecer indicações e preparo, controle e avaliação da infusão de ocitocina e demais medicamentos utilizados rotineiramente no Centro Obstétrico; - Identificar diferentes modalidades de parto normal sem distócia; - Prestar os cuidados imediatos do recém-nascido; - Prestar cuidado integral de enfermagem à puérpera de acordo com a evolução dos fenômenos puerperais; - Prestar cuidado integral de enfermagem ao recém-nascido sadio e nas intercorrências mais comuns; - Reconhecer a fisiologia da lactação; - Realizar o cuidado integral preparando à gestante/família/comunidade para a promoção do Aleitamento Materno Exclusivo; - Realizar consulta de enfermagem pré-natal e puerperal; - Desenvolver atividades educativas visando o apoio e promoção ao aleitamento materno e cuidados com a puérpera e com o recém-nascido.

ATITUDES

O estudante deve agir de forma Ética e cidadã. Serão avaliados a assiduidade, pontualidade, responsabilidade, participação em sala de aula, tanto voluntariamente como quando solicitado pelo professor, participação durante as APSSS, humanização no atendimento, interesse, companheirismo, sinceridade, comprometimento, equilíbrio emocional em situações difíceis, zelo pelos materiais e equipamentos, respeito com todos os quais se relaciona, apresentação pessoal, uniforme e material de bolso e postura ética.

OUTRAS

ATIVIDADES DE EXTENSÃO: A disciplina desenvolve o Projeto de Extensão "CUIDE-SE" destinado a Promoção da Saúde da Gestante/recém-nascido/família no Ciclo Gravídico Puerperal através de atividades educativas e assistenciais com carga horária de 20 horas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1 a 9

x

x

1.0

A definir

CÁLCULO IG E DPP

3

x

x

x

1.0

01/09/2025

x

13/10/2025

AVALIAÇÃO TEÓRICA INDIVIDUAL

1 a 8

x

x

x

2.0

17/11/2025

x

01/12/2025

GESTAÇÕES DE ALTO RISCO

9

x

x

x

1.0

24/11/2025

AVALIAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA

1 a 10

x

x

x

1.5

A definir

ESTUDOS EXTRACLASSE

1 a 10

x

x

x

0.5

A definir

APSSS

1 a 10

x

x

x

3.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MONTENEGRO, Carlos Antonio Barbosa; REZENDE FILHO, Jorge de. Rezende Obstetrícia fundamental. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1002 p. ISBN 978-85-277-3257-4.

2

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. 199 p. ISBN 853340355-0

3

MARCELO ZUGAIB. Zugaib obstetrícia. 5. Barueri: Manole, 2023. E-Book. ISBN 9786555769340. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786555769340.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LARA, Sonia Regina Godinho de; CESAR, Mônica Bimbatti Nogueira (coord.). Enfermagem em obstetrícia e ginecologia.

2

CHAVES NETTO, Hermógenes; SÁ, Renato Augusto Moreira de. Obstetrícia básica. São Paulo: Editora Atheneu, 2007. 890 p. ISBN 97885737899545.

3

LEBOYER, Frederic. Nascer sorrindo. 14.ed. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 1999. 153 p. ISBN 85111705-4

4

WILLIAMS, J. Whitridge; CUNNINGHAM, F. Gary et al. Obstetrícia de Williams. 24. ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2016. 1242 p. ISBN 978-85-8055-525-7.

5

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada. Brasília: Minitério Da Educação Esplanada Dos Ministérios, 2006. 160 p. (Manual Técnico) ISBN 8533408854

obs:Publicações do Ministério da Saúde e demais publicações de interesse da disciplina: BRASIL, Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Cadernos de Atenção Básica, 32. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_saude_recem_nascido_v1.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém-nascido: Método Canguru: manual técnico. – 3. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_humanizada_metodo_canguru_manual_3ed.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2018/07/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Aten%C3%A7%C3%A3o-Integral-%C3%A0-Sa%C3%BAde-da-Crian%C3%A7a-PNAISC-Vers%C3%A3o-Eletr%C3%B4nica.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais – Brasília: Conitec, 2020. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-prevencao-da-transmissao-vertical-do-hiv-sifilis-e-hepatites-virais/ Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas. Manual de gestação de alto risco [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2022. 692p.:il. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/gestacao-de-alto-risco-manual-tecnico/ BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Protocolo de Notificação e Investigação: Toxoplasmose gestacional e congênita [recurso eletrônico]. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_notificacao_toxoplasmose_gestacional.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar. 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 184 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica; n. 23). Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/cab-no-23-saude-da-crianca-aleitamento-materno-e-alimentacao-complementar/ BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção técnica para prevenção, avaliação e conduta nos casos de abortamento. 1 ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. 69p. DOU. Diário Oficial da União. Portaria GM/MS Nº 5.350, DE 12 de setembro de 2024. Altera a Portaria de Consolidação GM/MS nº 3, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre a Rede Alyne. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2024/prt5350_13_09_2024.html RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Saúde. Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde. Divisão das Políticas dos Ciclos de Vida. Divisão da Atenção Primária em Saúde. Guia do Pré-natal e puerpério na Atenção Primária à Saúde (APS)/Célia Adriana Nicolotti, Franciele Masiero Vasconcellos, Gabriela Dalenogare, Isaine Hoffmann Vargas, Luciane da Silva, Paulo Sergio da Silva Mario, Talita Donatti (organizadores) – Porto Alegre: Secretaria de Estado da Saúde/RS, 2024. 97p. il. Disponível em: https://atencaoprimaria.rs.gov.br/upload/arquivos/202404/25124004-guia-do-pre-natal-2024.pdf SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Saúde. Protocolo regional da rede de atenção ao pré-natal e puerpério da Serra Catarinense. Lages (SC), 2021 (edição revisada). UNICEF. Daphne Rattner (org.) Assistência ao parto e nascimento: uma agenda para o século 21. 1 ed. Brasília: Unicef: ReHuNa, 2021. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1348126 O estudante poderá realizar buscas de artigos, resumos, dissertações, teses referentes à saúde materno infantil também através da internet (site do Ministério da Saúde, bases de dados como SCIELO, LILACS, MEDLINE, etc) Estão disponíveis na Biblioteca Central Trabalhos de Conclusão de Curso da Enfermagem, na área materno infantil. Os periódicos listados a seguir estão disponíveis na Biblioteca Central para consulta e podem fazer parte das leituras complementares sugeridas durante as aulas: RADIS Cadernos de Saúde Pública Vida e Saúde Nursing Up date Revista da Escola de Enfermagem da USP Saúde em Debate Revista Latino Americana de Enfermagem Revista Gaúcha de Enfermagem Revista Brasileira de Enfermagem Journal Advanced Nursing Revista Texto e Contexto RECENF - Revista técnico-científica de enfermagem Conhecer em Enfermagem Saúde Coletiva Revista Brasileira de Medicina

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