UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Enfermagem - Pesquisa e Extensão em Enfermagem - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Enfermagem

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem - Bacharelado Par042/22

PROFESSOR

Silvia Regina Moraes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Pesquisa e Extensão em Enfermagem

0-19886

4

80


EMENTA

Evolução da pesquisa na enfermagem no Brasil. Aplicação dos enfoques teóricos, filosóficos na

pesquisa em enfermagem. Extensão universitária e pesquisa convergente assistencial (PCA).

Atividades Práticas Supervisionadas em Serviços de Saúde. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Propiciar ao aluno o conhecimento necessário sobre pesquisa e produção científica, podendo assim, contribuir com a construção de projetos de pesquisa e/ou outras formas de produção de conhecimento em enfermagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Estimular a reflexão sobre as questões históricas e contemporâneas no processo de construção do conhecimento em Enfermagem e Saúde; - Propiciar condições pedagógicas para o reconhecimento das bases filosóficas, epistemológicas e éticas dos paradigmas que influenciaram e/ou têm influenciado a construção do conhecimento em Enfermagem; - Fomentar a identificação e análise da produção de trabalhos científicos; - Estimular a leitura e interpretação de produções científicas de maneira crítica e reflexiva; - Propiciar a identificação das formas de publicação da pesquisa em enfermagem e saúde.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução a disciplina;
Pesquisa em enfermagem;
Bases históricas da pesquisa

04

2

Métodos de Pesquisa;
Estrutura de uma pesquisa;
Natureza da pesquisa;
Abordagem;
Objetivos;
Métodos.

08

3

Métodos de pesquisa (qualitativa, quantitativa, descritiva, exploratória, explicativa e bibliográfica)

16

4

Pesquisa convergente assistencial (PCA)

04

5

Artigos Científicos
- Anatomia de um artigo científico
1.Título;
2.Autor;
3.Epígrafe;
4.Resumo e Abstract;
5.Palavras-chave;
6.Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão);
7.Referências

- Bases de Dados e Softwares para pesquisa

04

6

Estudo e Relato de Caso

04

7

Comunicação de Trabalho Científico na Enfermagem

04

8

Ética na pesquisa
Comitês de Ética

04

9

Revisão de Literatura
- Estrutura
- Conversa de Autores
- Citações
- ABNT

04

10

Plataforma Brasil e Currículo Lattes
- Conceitos e Explanações
- Atualização Currículo Lattes

08

11

Planejamento e execução da APSS

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Objetiva-se que o aluno através do conhecimento adquirido seja capaz de realizar leitura crítica de artigos científicos, ter entendimento acerca das etapas intrínsecas ao processo de pesquisa científica, conhecimento sobre os variados tipos de pesquisa e sua aplicabilidade, compreensão sobre as bases de dados e softwares de pesquisa científica, diferenciação de conceitos científicos e empíricos. Espera-se entendimento sobre a postura ética frente a pesquisa, comitês e demais relacionados.

HABILIDADES

Desenvolver a capacidade de raciocínio e coerência lógico dialética diante dos fatos e desenvolvimento nas atividades propostas. Desenvolver uma formação técnico científica que confira qualidade ao futuro profissional. Desenvolver comportamento ético, digno e respeitoso. Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática enquanto futuro profissional. Promover o desenvolvimento pessoal e profissional respeitando os valores morais e éticos da sociedade. Desenvolver o domínio do conhecimento sobre os aspectos teórico e metodológicos que possibilitem o suporte ao processo de pesquisar e produzir trabalhos científicos. Promover coerência e capacidade de argumentação e criatividade na produção das atividades desenvolvidas.

ATITUDES

Comprometimento, responsabilidade social e consciência da importância da sua ação como futuro profissional para a melhoria da vida do outro e de si mesmo. Cooperação e socialização do saber produzido. Respeito e maturidade para a convivência em grupos. Participação e postura ética-política frente às diferentes atividades desenvolvidas durante as aulas. Responsabilidade e comprometimento com a formação profissional e da interação com o contexto da futura profissão.

OUTRAS

Será verificada através do raciocínio lógico, objetividade, coerência e capacidade de argumentação e criatividade na produção das atividades desenvolvidas. Participação ativa do aluno tendo como atividades básicas: a) Leitura e interpretação de artigos científicos; b) Realização de atividades escritas com cumprimento dos prazos; c) Interação com a turma e com o professor no ambiente virtual; d) Elaboração e Atualização do Currículo na Plataforma Lattes; e) Planejamento e execução das atividades, f) Elaboração e desenvolvimento das atividades pedagógicas de recuperação.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

TODAS

1

30/10/2025

Avaliação 01 (Seminário)

3

2

08/10/2025

Avaliação 02 (PROVA)

1,2,3

1

27/08/2025

x

10/09/2025

Avaliação 03 (PROVA)

5,8,9

1.5

12/11/2025

x

26/11/2025

Avaliação 04 (Trabalho Mostra Científica)

todas

2.5

22/10/2025

Realização Currículo Lattes e plataforma Brasil - Participação em sala de aula

Todas

1

03/12/2025

APSSS

Todas

2

26/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 487 p. ISBN 8573079843

2

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010. 407 p. ISBN 9788527101813

3

MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3.ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2012. 154p. ISBN 97885522458615.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2002.

2

LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2001.

3

MAGALHÃES, Gildo. Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Editora Ática, 2005. 263 p. ISBN 8508097778

4

SOUSA, ValmiD.; DRIESSNACK, Martha; MENDES, Isabel Amélia Costa. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto.

5

TRENTINI, Mercedes; PAIM, Lygia. Assistência e pesquisa em enfermagem: uma abordagem convergente-assistencial. Texto e Contexto, Florianópolis.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática