PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Silvia Regina Moraes |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Pesquisa e Extensão em Enfermagem |
0-19886 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Evolução da pesquisa na enfermagem no Brasil. Aplicação dos enfoques teóricos, filosóficos na pesquisa em enfermagem. Extensão universitária e pesquisa convergente assistencial (PCA). Atividades Práticas Supervisionadas em Serviços de Saúde. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Propiciar ao aluno o conhecimento necessário sobre pesquisa e produção científica, podendo assim, contribuir com a construção de projetos de pesquisa e/ou outras formas de produção de conhecimento em enfermagem. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Estimular a reflexão sobre as questões históricas e contemporâneas no processo de construção do conhecimento em Enfermagem e Saúde; - Propiciar condições pedagógicas para o reconhecimento das bases filosóficas, epistemológicas e éticas dos paradigmas que influenciaram e/ou têm influenciado a construção do conhecimento em Enfermagem; - Fomentar a identificação e análise da produção de trabalhos científicos; - Estimular a leitura e interpretação de produções científicas de maneira crítica e reflexiva; - Propiciar a identificação das formas de publicação da pesquisa em enfermagem e saúde. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução a disciplina; |
04 |
2 |
Métodos de Pesquisa; |
08 |
3 |
Métodos de pesquisa (qualitativa, quantitativa, descritiva, exploratória, explicativa e bibliográfica) |
16 |
4 |
Pesquisa convergente assistencial (PCA) |
04 |
5 |
Artigos Científicos |
04 |
6 |
Estudo e Relato de Caso |
04 |
7 |
Comunicação de Trabalho Científico na Enfermagem |
04 |
8 |
Ética na pesquisa |
04 |
9 |
Revisão de Literatura |
04 |
10 |
Plataforma Brasil e Currículo Lattes |
08 |
11 |
Planejamento e execução da APSS |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Objetiva-se que o aluno através do conhecimento adquirido seja capaz de realizar leitura crítica de artigos científicos, ter entendimento acerca das etapas intrínsecas ao processo de pesquisa científica, conhecimento sobre os variados tipos de pesquisa e sua aplicabilidade, compreensão sobre as bases de dados e softwares de pesquisa científica, diferenciação de conceitos científicos e empíricos. Espera-se entendimento sobre a postura ética frente a pesquisa, comitês e demais relacionados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Desenvolver a capacidade de raciocínio e coerência lógico dialética diante dos fatos e desenvolvimento nas atividades propostas. Desenvolver uma formação técnico científica que confira qualidade ao futuro profissional. Desenvolver comportamento ético, digno e respeitoso. Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática enquanto futuro profissional. Promover o desenvolvimento pessoal e profissional respeitando os valores morais e éticos da sociedade. Desenvolver o domínio do conhecimento sobre os aspectos teórico e metodológicos que possibilitem o suporte ao processo de pesquisar e produzir trabalhos científicos. Promover coerência e capacidade de argumentação e criatividade na produção das atividades desenvolvidas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Comprometimento, responsabilidade social e consciência da importância da sua ação como futuro profissional para a melhoria da vida do outro e de si mesmo. Cooperação e socialização do saber produzido. Respeito e maturidade para a convivência em grupos. Participação e postura ética-política frente às diferentes atividades desenvolvidas durante as aulas. Responsabilidade e comprometimento com a formação profissional e da interação com o contexto da futura profissão. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será verificada através do raciocínio lógico, objetividade, coerência e capacidade de argumentação e criatividade na produção das atividades desenvolvidas. Participação ativa do aluno tendo como atividades básicas: a) Leitura e interpretação de artigos científicos; b) Realização de atividades escritas com cumprimento dos prazos; c) Interação com a turma e com o professor no ambiente virtual; d) Elaboração e Atualização do Currículo na Plataforma Lattes; e) Planejamento e execução das atividades, f) Elaboração e desenvolvimento das atividades pedagógicas de recuperação. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
TODAS |
|
|
|
1 |
30/10/2025 |
|
|
||||
Avaliação 01 (Seminário) |
3 |
|
|
|
2 |
08/10/2025 |
|
|
||||
Avaliação 02 (PROVA) |
1,2,3 |
|
|
|
1 |
27/08/2025 |
x |
10/09/2025 |
||||
Avaliação 03 (PROVA) |
5,8,9 |
|
|
|
1.5 |
12/11/2025 |
x |
26/11/2025 |
||||
Avaliação 04 (Trabalho Mostra Científica) |
todas |
|
|
|
2.5 |
22/10/2025 |
|
|
||||
Realização Currículo Lattes e plataforma Brasil - Participação em sala de aula |
Todas |
|
|
|
1 |
03/12/2025 |
|
|
||||
APSSS |
Todas |
|
|
|
2 |
26/11/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 487 p. ISBN 8573079843 |
|||||||||||
2 |
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010. 407 p. ISBN 9788527101813 |
|||||||||||
3 |
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3.ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2012. 154p. ISBN 97885522458615. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2002. |
|||||||||||
2 |
LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2001. |
|||||||||||
3 |
MAGALHÃES, Gildo. Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Editora Ática, 2005. 263 p. ISBN 8508097778 |
|||||||||||
4 |
SOUSA, ValmiD.; DRIESSNACK, Martha; MENDES, Isabel Amélia Costa. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto. |
|||||||||||
5 |
TRENTINI, Mercedes; PAIM, Lygia. Assistência e pesquisa em enfermagem: uma abordagem convergente-assistencial. Texto e Contexto, Florianópolis. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |