UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Enfermagem - Ética Geral e Profissional - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Enfermagem

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem - Bacharelado Par042/22

PROFESSOR

Caroline Beatriz Schons


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Ética Geral e Profissional

0-19889

2

40


EMENTA

Princípios do desenvolvimento da conduta ética. Ser humano, a ética e o mundo científico.

Responsabilidade profissional: ética, civil e penal. Dilemas éticos. Pressupostos básicos da

conduta profissional. Legislação profissional: Lei do exercício profissional e Código de Ética.

Órgãos de classe.


OBJETIVO GERAL

Compreender os conceitos de ética, focados na ação profissional do enfermeiro, visando uma atuação comprometida com as demandas de saúde da população, pautada nos princípios e no código de ética da enfermagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer os princípios do desenvolvimento da conduta ética, considerando o ser humano, a ética e o mundo científico. Discutir questões inerentes à responsabilidade profissional, nos aspectos da ética, civil e penal. Refletir sobre os dilemas éticos profissionais da área da saúde e enfermagem. Conhecer os pressupostos básicos da conduta profissional decorrentes da Lei do exercício profissional e do Código de Ética de enfermagem. Contextualizar os marcos históricos da profissão de Enfermagem no Brasil em Santa Catarina, considerando os órgãos de classe.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conceito de ética e princípios do desenvolvimento da conduta ética.
O ser humano, a ética e o mundo científico.

4

2

Responsabilidade profissional, nos aspectos da
ética, civil e penal.

4

3

Dilemas éticos profissionais da área da saúde e enfermagem.
Conceito de bioética

4

4

Pressupostos básicos da conduta profissional.
Lei do exercício profissional.

8

5

Código de Ética dos profissionais de enfermagem.
principais resoluções relacionadas a atuação do enfermeiro

14

6

Marcos históricos da profissão de Enfermagem no Brasil em Santa Catarina.
Órgãos de classe

4

7

Entrevistas com participação do COREN -SC

2

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliações teórico práticas; Seminários; Serão considerados os seguintes critérios: contribuições pertinentes ao tema; coerência nas respostas orais/escritas solicitadas. domínio de conceitos estudados e aplicação dos conhecimentos através de atividades práticas supervisionadas, provas com questões objetivas e/ou dissertativas, ou orais, nas avaliações parciais e integrativas que comporão o conceito final.

HABILIDADES

Avaliação individual e em grupos; Estabelecimento de relação entre os diferentes conteúdos vistos na disciplina; Retomada de conteúdos afins vistos em semestres anteriores; Desenvolvimento de textos e técnicas de apresentação de seminários; Habilidades de raciocínio do acadêmico, capacidade de análise, síntese, abstração, indução, dedução, durante sua participação na aulas teórico práticas e respostas dadas aos questionamentos; Habilidades para análise das fontes de busca de informações/conhecimento utilizadas pelo acadêmico; Habilidades de comunicação e expressão manifestadas pela expressão escrita, nas provas e trabalhos, no fórum de discussão e nas atividades práticas.

ATITUDES

Participação presencial nas aulas bem como no ambiente virtual Google Class. Contribuição nas aulas e seminários com leituras e pesquisas de outras referências atualizadas; Participação ativa nos seminários e trabalhos em grupo; Participação ativa e passiva na apresentação dos seminários como ouvinte capacidade de argumentação verbal e escrita; Ética, compromisso, responsabilidade, trabalho em equipe, respeito a diversidade de opiniões; Serão considerados os seguintes critérios: Pontualidade e assiduidade; Manifestação de valores e atitudes éticas; Respeito aos colegas, ao professor, à comunidade em que interage, à universidade, ao patrimônio.

OUTRAS

Avaliações teórico práticas; Atividade mobilizadora; Atividade integradora do semestre; Atitudes e habilidades: apresentação de seminário; Participação; Assiduidade;

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

todas

x

x

x

1

13/11/2025

Avaliação 01

1,2

x

x

x

2

21/08/2025

x

28/08/2025

avaliação 02-

4

x

x

x

2

25/09/2025

avaliação 03

5

2.5

09/10/2025

avaliação 4

todas

x

x

x

2.5

06/11/2025

x

20/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SOUZA, Herbert de; RODRIGUES, Carla. Ética e cidadania. 2.ed.reformul. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2009. 71 p. (Polêmica) ISBN 8516045870

2

FORTES, Paulo Antônio de Carvalho. Ética e saúde: questões éticas, deontológicas e legais: autonomia e direitos do paciente, estudo de casos. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2002. 119 p. ISBN 8512480300

3

OGUISSO, Taka; SCHMIDT, Maria José. O exercício da enfermagem: uma abordagem ético-legal. São Paulo: Ltr Editora Ltda., 1999. 232 p. 23838 ISBN 857322696X


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

PESSINI, Léo; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. Problemas atuais de bioética

2

ANGERAMI - CAMON, Valdemar Augusto. A ética na saúde. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002. 182 p. ISBN 8522100675

3

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. 14º ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. 199p. ISBN 9788532621627

4

VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. 9.ed. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 2004. 82 p. (Coleção Primeiros Passos) ISBN 8511011773

5

OGUISSO, Taka; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone. Ética e bioética: desafios para a enfermagem e a saúde. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2006. 233 p. ISBN 8520423396

obs:

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