PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Jamile Perin |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Administração da Assistência de Enfermagem |
0-19887 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Funções gerenciais do enfermeiro. Instrumentos para o cuidado. Gestão de estabelecimentos de saúde e de enfermagem. Estrutura física e organizacional dos estabelecimentos. |
OBJETIVO GERAL |
Instrumentalizar os alunos sobre conceitos e instrumentos de gestão do cuidado e gestão em saúde, com vistas à compreensão e aplicação dos mesmos no processo de trabalho do enfermeiro, frente a equipe de enfermagem, a clientes e a familiares. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar as competências para compor o perfil gerencial do enfermeiro; - Reconhecer e aplicar a comunicação como instrumento de cuidado, nos diferentes campos e contextos da assistência de enfermagem. - Discutir e analisar conceitos relacionados a trabalho em equipe, liderança e processo decisório em enfermagem. - Compreender a aplicabilidade da criatividade e da observação como instrumentos do cuidado; - Compreender a inter-relação do planejamento e da avaliação como funções inerentes à administração da assistência de enfermagem. - Compreender a sistematização da assistência de enfermagem como método científico de trabalho do enfermeiro, nos diversos contextos assistenciais; - Conhecer as teorias da administração aplicadas à enfermagem, com vistas a subsidiar a gestão do enfermeiro. - Compreender o conceito e a diversidade dos processos de gestão em saúde e enfermagem. - Reconhecer a complexidade das estruturas física e organizacional dos estabelecimentos de saúde. - Conhecer as bases dos processos de gestão de recursos humanos, financeiros e materiais em saúde e enfermagem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução a disciplina - Competências gerenciais do enfermeiro |
4 |
2 |
Instrumentos básicos do cuidado - o que são@p0 |
4 |
3 |
Observação em Enfermagem |
4 |
4 |
Comunicação em Enfermagem |
8 |
5 |
Trabalho em equipe em enfermagem e saúde |
8 |
6 |
Liderança e processo decisório em enfermagem |
8 |
7 |
Criatividade em enfermagem |
6 |
8 |
Planejamento e avaliação como instrumentos do cuidado |
6 |
9 |
Introdução ao estudo das teorias administrativas aplicadas à Enfermagem: processo histórico. Componentes funcionais e estruturais das teorias administrativas: bases conceituais. |
8 |
10 |
Processos de gestão nos estabelecimentos de saúde e enfermagem: estrutura física e organizacional nos estabelecimentos de saúde. |
8 |
11 |
Gestão de recursos humanos: recrutamento e seleção de pessoal |
8 |
12 |
Gestão de recursos financeiros e recursos materiais em saúde e enfermagem |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 HORAS DE Atividade Prática Extraclasse: Entrevista com enfermeiro gestor. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A verificação da aprendizagem será feita com base na qualidade científica e metodológica dos trabalhos apresentados, sendo que todos os conteúdos serão considerados para fins de avaliação, em análise processual, por meio de provas, seminários e atividades de leitura e síntese, bem como a pertinência das contribuições individuais dos alunos. |
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HABILIDADES |
Serão consideradas habilidades de: comunicação, capacidade de síntese, trabalho em grupo, organização pessoal, lógica, capacidade criativa, interação em grupo. |
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ATITUDES |
Serão consideradas como atitudes essenciais durante para as atividades: pontualidade e assiduidade, interesse e participação em sala de aula e nas atividades propostas, iniciativa, responsabilidade, respeito com o docente e colegas, postura ética e trabalho em equipe. |
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OUTRAS |
Adaptação e participação nas atividades propostas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa² |
todas |
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|
|
1.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 01- escrita |
1,2,3,4,5 |
x |
|
x |
1.0 |
29/08/2025 |
x |
A definir |
||||
Seminário |
1,2,3,4,5,6,7 |
x |
x |
x |
2.0 |
24/10/2025 |
|
|
||||
Avaliação 2 |
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10 |
x |
|
x |
1.0 |
07/11/2025 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 - Entrega do plano de ação do Hospital Jaguá |
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12 |
x |
|
x |
3.0 |
14/11/2025 |
|
|
||||
Avaliação 05- Apresentação da entrevista com enfermeiro gestor |
6,10 |
x |
x |
x |
2.0 |
28/11/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CIANCIARULLO, Tamara Iwanow. Instrumentos básicos para o cuidar: um desafio para a qualidade de assistência. 1. ed. 3. reimp. São Paulo: Editora Atheneu, 2003. 154 p. ISBN 857379219-1 |
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2 |
CHAVES, Lucimara Duarte; SOLAI, Cibele Andres. SAE: sistematização da assistência de enfermagem : considerações teóricas e aplicabilidade. São Paulo: Martinari, 2015. 168 p. ISBN 9788527713719 |
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3 |
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed.rev.atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 633 p. ISBN 8535213481. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CHAVES, Lucimara Duarte; SOLAI, Cibele Andres. SAE: sistematização da assistência de enfermagem : considerações teóricas e aplicabilidade. São Paulo: Martinari, 2015. 168 p. ISBN 9788527713719 Número de chamada: 610.07231 T166s |
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2 |
ABRAMCZUK, André A. A prática da tomada de decisão. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2009. 151 p. Número de Chamada: 658.403 A158p |
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3 |
CUNHA, Káthia de Carvalho. Gerenciamento na enfermagem: novas práticas e competências. São Paulo: Martinari, 2005. |
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4 |
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7.ed.rev.atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 633 p. ISBN 8535213481 Número de Chamada: 658.001 C532i |
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5 |
KURCGANT, Paulina. Administração em enfermagem. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1991. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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