UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Enfermagem - Trabalho de Curso II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Enfermagem

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem:Bacharel Par771/17

PROFESSOR

Denise Krieger


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Trabalho de Curso II

0-18128

10

2

40


EMENTA

Desenvolvimento e execução de trabalho de conclusão de curso.


OBJETIVO GERAL

Propiciar aos alunos conhecimentos teóricos para executar e finalizar o Plano de Trabalho (implementação do Projeto de Pesquisa) estabelecido juntamente com o professor orientador.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Incentivar o aluno para que domine o processo de organização, critérios básicos e apresentação de trabalhos em formato de Artigo Científico; * Estimular o aluno para que possa compreender, discutir e considerar os aspectos éticos e legais sobre a pesquisa envolvendo seres humanos na escrita final do TC; *Estimular o aluno para que possa compreender os aspectos éticos, morais e jurídicos da propriedade intelectual na elaboração final do TC.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Acolhimento, apresentação do plano de ensino; introdução à disciplina e contrato de trabalho.

Expectativas dos estudantes com relação à disciplina e validação do cronograma do semestre.

Ressignificando as Bancas de Qualificação do 9º semestre

1

2

Revisão Regulamento do TC do curso de Enfermagem;

Plano de Atividades de implementação do TC.

3

3

Revisão do Projeto de TC após considerações da Banca de Qualificação

4

4

Revisão das Normas de formatação de citações e referências da ABNT

2

5

Análise de dados: Diferentes métodos de organização e análise de dados de pesquisa científica, quali e quantitativos

8

6

Aspectos essenciais na elaboração do resumo para apresentação em evento científico e do Artigo Científico

4

7

Pesquisa : Trabalho de campo: a coleta e o registro dos dados, entrada e saída de campo + ATIVIDADES EXTRACLASSE

8

8

Bancas de Avaliação de TC
Apresentação oral e escrita do TC

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

-Elaboração e apresentação do plano de trabalho para implementação do TC; Apresentação do TC em evento científico e em Banca Avaliadora; Finalização e entrega do TC conforme Regulamento do TC.

HABILIDADES

-Desenvolver e aplicar os conceitos referentes à metodologia da pesquisa, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à coleta e análise de dados, no projeto de pesquisa e ou extensão;-Consultar Legislação, Normas e Regulamentos relativos ao projeto de pesquisa.-Aplicar instrumentos de pesquisa de campo;-Registrar e analisar as etapas de implementação do projeto de pesquisa;-Analisar e organizar os dados obtidos no desenvolvimento do projeto de pesquisa desenvolvendo raciocínio analítico e interpretativo de dados levantados; -Demonstrar clareza na exposição dos questionamentos e desafios suscitados pelo estudo, em sua apresentação oral;-Estabelecer relações entre o conhecimento científico e atuação como futuro profissional;-Desenvolver investigação científica e revisão da literatura sobre o tema para elaboração do TC;-Redigir o TC em formato de artigo científico utilizando pressupostos da linguagem científica e normas da ABNT.

ATITUDES

-Assiduidade, pontualidade e responsabilidade, interesse, respeito, comprometimento e equilíbrio emocional em situações difíceis;-Interagir coletivamente sempre respeitando a opinião e pontos de vistas diferentes;-Comportamento ético e moral em relação a responsabilidade e o comprometimento com a formação profissional e na interação com o campo de pesquisa;-Maturidade, criatividade e criticidade para solucionar questões relacionadas ao processo de orientação e desenvolvimento do projeto de pesquisa;-Retorno às solicitações do professor orientador;-Preservar o respeito à normas de propriedade intelectual.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

REVISÃO PROJETO DE TC

1,2,3

1.5

A definir

APRESENTAÇÃO DO TC EM EVENTO CIENTÍFICO

3,4,5

1.0

A definir

BANCA AVALIAÇÃO DE TC

4,5,6,7,8

6.0

A definir

PROCESSO ELABORAÇÃO DO TC

4,5,6,7,8,9

1.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. 354 p. ISBN 978-85-97-02656-6.

2

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010. 407 p. ISBN 9788527101813

3

POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 487 p. ISBN 8573079843


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: 70, 200-. 277 p. ISBN 9789724415062.

2

BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 29.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. 312 p. ISBN 9788532601544

3

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 3. ed. São Paulo: Pontes, 2001. 100 p.

4

AVALIAÇÃO POR TRIANGULAÇÃO DE MÉTODOS : ABORDAGEM DE PROGRAMAS SOCIAIS. FIOCRUZ 2005

5

SOUSA, Valmi D.,; DRIESSNACK, Martha; MENDES, Isabel Amélia Costa. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa.. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.3, maio 2007, p.502-507.

obs:UNIPLAC. Regulamento do Trabalho de Curso de Enfermagem - Bacharelado. Parecer nº 1352/2015. CONSUNI/CE. Aprovado em 10/12 /2015.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática