PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
Denise Krieger |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Trabalho de Curso II |
0-18128 |
10 |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Desenvolvimento e execução de trabalho de conclusão de curso. |
OBJETIVO GERAL |
Propiciar aos alunos conhecimentos teóricos para executar e finalizar o Plano de Trabalho (implementação do Projeto de Pesquisa) estabelecido juntamente com o professor orientador. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
* Incentivar o aluno para que domine o processo de organização, critérios básicos e apresentação de trabalhos em formato de Artigo Científico; * Estimular o aluno para que possa compreender, discutir e considerar os aspectos éticos e legais sobre a pesquisa envolvendo seres humanos na escrita final do TC; *Estimular o aluno para que possa compreender os aspectos éticos, morais e jurídicos da propriedade intelectual na elaboração final do TC. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Acolhimento, apresentação do plano de ensino; introdução à disciplina e contrato de trabalho. |
1 |
2 |
Revisão Regulamento do TC do curso de Enfermagem; |
3 |
3 |
Revisão do Projeto de TC após considerações da Banca de Qualificação |
4 |
4 |
Revisão das Normas de formatação de citações e referências da ABNT |
2 |
5 |
Análise de dados: Diferentes métodos de organização e análise de dados de pesquisa científica, quali e quantitativos |
8 |
6 |
Aspectos essenciais na elaboração do resumo para apresentação em evento científico e do Artigo Científico |
4 |
7 |
Pesquisa : Trabalho de campo: a coleta e o registro dos dados, entrada e saída de campo + ATIVIDADES EXTRACLASSE |
8 |
8 |
Bancas de Avaliação de TC |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
-Elaboração e apresentação do plano de trabalho para implementação do TC; Apresentação do TC em evento científico e em Banca Avaliadora; Finalização e entrega do TC conforme Regulamento do TC. |
|||||||||||
HABILIDADES |
-Desenvolver e aplicar os conceitos referentes à metodologia da pesquisa, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à coleta e análise de dados, no projeto de pesquisa e ou extensão;-Consultar Legislação, Normas e Regulamentos relativos ao projeto de pesquisa.-Aplicar instrumentos de pesquisa de campo;-Registrar e analisar as etapas de implementação do projeto de pesquisa;-Analisar e organizar os dados obtidos no desenvolvimento do projeto de pesquisa desenvolvendo raciocínio analítico e interpretativo de dados levantados; -Demonstrar clareza na exposição dos questionamentos e desafios suscitados pelo estudo, em sua apresentação oral;-Estabelecer relações entre o conhecimento científico e atuação como futuro profissional;-Desenvolver investigação científica e revisão da literatura sobre o tema para elaboração do TC;-Redigir o TC em formato de artigo científico utilizando pressupostos da linguagem científica e normas da ABNT. |
|||||||||||
ATITUDES |
-Assiduidade, pontualidade e responsabilidade, interesse, respeito, comprometimento e equilíbrio emocional em situações difíceis;-Interagir coletivamente sempre respeitando a opinião e pontos de vistas diferentes;-Comportamento ético e moral em relação a responsabilidade e o comprometimento com a formação profissional e na interação com o campo de pesquisa;-Maturidade, criatividade e criticidade para solucionar questões relacionadas ao processo de orientação e desenvolvimento do projeto de pesquisa;-Retorno às solicitações do professor orientador;-Preservar o respeito à normas de propriedade intelectual. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
REVISÃO PROJETO DE TC |
1,2,3 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
||||
APRESENTAÇÃO DO TC EM EVENTO CIENTÍFICO |
3,4,5 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
BANCA AVALIAÇÃO DE TC |
4,5,6,7,8 |
|
|
|
6.0 |
A definir |
|
|
||||
PROCESSO ELABORAÇÃO DO TC |
4,5,6,7,8,9 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. 354 p. ISBN 978-85-97-02656-6. |
|||||||||||
2 |
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010. 407 p. ISBN 9788527101813 |
|||||||||||
3 |
POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 487 p. ISBN 8573079843 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: 70, 200-. 277 p. ISBN 9789724415062. |
|||||||||||
2 |
BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 29.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. 312 p. ISBN 9788532601544 |
|||||||||||
3 |
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 3. ed. São Paulo: Pontes, 2001. 100 p. |
|||||||||||
4 |
AVALIAÇÃO POR TRIANGULAÇÃO DE MÉTODOS : ABORDAGEM DE PROGRAMAS SOCIAIS. FIOCRUZ 2005 |
|||||||||||
5 |
SOUSA, Valmi D.,; DRIESSNACK, Martha; MENDES, Isabel Amélia Costa. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa.. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.3, maio 2007, p.502-507. |
|||||||||||
obs:UNIPLAC. Regulamento do Trabalho de Curso de Enfermagem - Bacharelado. Parecer nº 1352/2015. CONSUNI/CE. Aprovado em 10/12 /2015. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |