UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Enfermagem - Projetos Cuidado Integral em Enfermagem - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Enfermagem

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem:Bacharel Par771/17

PROFESSOR

Sonimary Nunes Arruda


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Projetos Cuidado Integral em Enfermagem

0-18084

4

80


EMENTA

Elaboração e implementação de Projetos de cuidado integral em enfermagem. Planejamento,

intervenção e avaliação em saúde nos diversos contextos profissionais. Atividades práticas

supervisionadas em serviços de saúde.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver competências para a implementação de projetos assistenciais/extensão em saúde/enfermagem por meio da articulação de conhecimentos e da integração ensino-serviço contribuindo com a produção científica do Curso de Enfermagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Propiciar ao aluno ferramentas para o planejamento, a intervenção e a avaliação em saúde, de forma crítica e reflexiva, a partir da participação em projetos de cuidado integral do Curso de Enfermagem; - Oportunizar ao aluno uma aproximação ao mundo do trabalho por meio das atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde com vistas à produção científica fundamentada na leitura crítica da realidade em saúde; -Desenvolver competências para a escrita científica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Acolhimento. Apresentação da Proposta do semestre por meio do Plano de Ensino. Divisão dos grupos de APSSS, apresentação do cronograma
Cuidado Integral em Enfermagem e Projeto de Cuidado Integral em Enfermagem / Conceito de Projeto de Extensão e Projeto de Pesquisa
Etapas de um Projeto de Extensão

10

2

Escrita Científica Normas de formatação de trabalhos; referências e citações.
Elaboração de resumo para Mostra Científica
Organização de resultados do projeto para apresentação.
RELATO DE EXPERIÊNCIA

10

3

Atividades Práticas Supervisionadas em Serviços de Saúde

60

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AULA EXPOSITIVA DIALOGADA EXERCÍCIOS DE ESCRITA CIENTÍFICA COM APLICAÇÃO DAS NORMAS DA ABNT DESENVOLVIMENTO E EXECUÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO SUBMISSÃO DE RESUMO NA MOSTRA CIENTÍFICA


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Participação do aluno com contribuições críticas em sala de aula, resposta aos temas problematizados. Produção científica de acordo com o Projeto desenvolvido no grupo de acordo com a formatação ABNT exigida e rigor científico. Elaboração de Resumo para submissão na mostra Científica

HABILIDADES

Raciocínio crítico e sintético a partir de leituras de textos e materiais bibliográficos, desenvolvimento da escrita em linguagem científica. Desenvolvimento de raciocínio analítico e interpretativo de dados levantados em campo de APSSS.

ATITUDES

• Assiduidade, pontualidade e responsabilidade; Participação ativa e respeitosa entre pares, professores, equipes das instituições de saúde e clientes. Desenvolvimento de postura ética nas relações e no desenvolvimento dos projetos. Assiduidade e pontualidade nos encontros de orientação individual. Retorno às solicitações do professor orientador.

OUTRAS

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão 8 HORAS DE Atividade Prática Extraclasse durante a execução da elaboração e implementação dos projetos de extensão

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1 Resumo para mostra científica

1-2-3

x

x

1.0

15/09/2025

x

13/10/2025

Avaliação Integrativa²

1-2

x

x

1.0

30/10/2025

Avaliação 2 – Projeto de Cuidado Integral no formato de Extensão

1-2-3

x

x

x

3.0

A definir

Avaliação 3 – Execução do Projeto-avaliação individual

1-2-3

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 4 – – Elaboração do Projeto de cuidado Integral- avaliação individual

1-2-3

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 5- construção da Estrutura de um Relato de experiência

1-2-3

x

x

x

1.5

A definir

x

A definir

AVALIAÇÃO 6- Seminário de socialização dos resultados do projeto de extensão

1-2-3

x

x

x

0.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da pesquisa: monografia, dissertação, tese. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2004. 160 p. ISBN 8522436975

2

POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 487 p. ISBN 8573079843

3

LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p. ISBN 85-224-2439-X.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23.ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

2

FRANCO, Jeferson; FRANCO, Ana. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT aplicando recursos de informática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006. 164 p. ISBN 8573935448

3

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas abnt sobre documentação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, [19--]. 15001

4

ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 5. ed.rev.e atual. Curitiba: Juruá, 2012. 98 p. ISBN 9788536219141.

5

BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da pesquisa: monografia, dissertação, tese. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2004. 160 p. ISBN 8522436975

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática