PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
André Roberto Faria |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cuidado de Enfermagem ao Adulto e Idoso Crítico |
0-18085 |
8º |
6 |
120 |
EMENTA |
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Cuidado de Enfermagem ao adulto, idoso e família em situações críticas. Cuidado de Enfermagem em UTI e EMG. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver junto aos acadêmicos, competências, habilidades, conhecimento e atitudes necessárias no cuidado de enfermagem ao paciente grave nas situações de urgência/emergência e cuidado intensivo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
*Conhecer o processo de trabalho da Unidade de Terapia Intensiva, Unidades de Pronto Atendimento e Portas de Entrada para Urgência e Emergência, segundo as portarias de Rede de Atenção às Urgências e Emergências; *Conhecer os princípios para o Cuidado/Assistência Pré-Hospitalar Móvel; *Desenvolver postura ética e sigilosa no enfretamento das situações críticas; *Reconhecer o traçado eletrocardiográfico identificando arritmias cardíacas básicas; *Compreender as circunstâncias da equipe de enfermagem frente as situações de urgência e emergência cardiovascular; *Conhecer e operar equipamentos de monitorização invasiva e ventilação mecânica invasiva e não invasiva; *Instrumentalizar os acadêmicos para a punção arterial e interpretação dos dados gasométricos; *Compreender a fisiologia dos agravos do sistema respiratório comuns no serviço de urgência, emergência e terapia intensiva; *Desenvolver assistência ventilatória com ênfase nos cuidados de enfermagem; *Conhecer os modos ventilatórios básicos e suas aplicabilidades *Conhecer e aplicar escala de avaliação neurológica e para vítimas de acidente vascular cerebral; *Conhecer testes para abertura do protocolo de morte encefálica *Reconhecer a complexidade dos cuidados aos pacientes nos diferentes estados de choque; *Compreender o cuidado de enfermagem no suporte nutricional avançado, controle glicêmico e distúrbios hidroeletrolíticos; *Construir algoritmos para cuidado de enfermagem segura aos pacientes com hemorragia digestiva, grande queimado e intoxicações exógenas; *Compreender as diretrizes estabelecidas para o tratamento da sepse *Contribuir para implantação de sistema de vigilância de riscos no SAMU, Emergência e UTI Adulto, oportunizando discussão de cultura de segurança do paciente entre as equipes de acordo com as metas do Programa SOS Emergência. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
*Introdução ao módulo |
4 |
2 |
*Cuidado de enfermagem nos agravos do sistema cardiovascular |
3 |
3 |
* Parada Cardiorrespiratória: Suporte Básico e Avançado de Vida. |
3 |
4 |
*Infarto Agudo do Miocárdio; |
3 |
5 |
* Monitorização hemodinâmica: PIC/PAI/PIA e Capnografia |
2 |
6 |
Avaliação Teórica 1 |
2 |
7 |
Recuperativa da Avaliação Teórica 1 |
2 |
8 |
*Doenças Neurológicas (Hidrocefalia, AVC e Aneurismas); |
3 |
9 |
*Cuidado de enfermagem ao Politraumatizado, Pré e Intra-hospitalar |
3 |
10 |
*Morte Encefálica e manutenção do potencial doador; |
3 |
11 |
Avaliação Teórica 2 |
2 |
12 |
Recuperativa da Avaliação Teórica 2 |
2 |
13 |
*Cuidado de enfermagem ao grande queimado |
2 |
14 |
*Cuidados de enfermagem nos agravos do sistema respiratório; |
3 |
15 |
*Suporte nutricional avançado; |
2 |
16 |
Choque |
2 |
17 |
Hemorragia digestiva |
2 |
18 |
Avaliação Teórica 3 |
2 |
19 |
Avaliação Recuperativa da Avaliação Teórica 3 |
2 |
20 |
Avaliação Integrativa |
1 |
21 |
*Cuidado de enfermagem ao paciente em situações agudas e crônicas agudizadas |
60 |
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TOTAL DE HORAS |
108 h |
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Estratégias:*Aula expositiva dialogada; *Dinâmica Interativa; *Exercícios escritos; *Sínteses reflexivas; *Estudo de caso; *Processo de enfermagem; *Debates e rodadas de discussão; *Dinâmica interativa; *Atividade prática com manuseio de manequim próprio; *Prova escrita pré-elaborada; *Atividade Prática Supervisionada em Serviços de Saúde (APSSS) - Emergências, UTI, SAMU. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de avaliações teóricas escritas e avaliações em serviços de saúde; nos trabalhos em grupos; estudos individuais, seminários e outros; durante a prática assistencial (momento em que o acadêmico deverá fazer a associação teoria x prática); acadêmico deverá realizar cuidado integral de enfermagem baseado nos princípios éticos e técnico-científicos adquiridos individualmente ou em grupo durante as: aulas teóricas, atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde (APSSS), em laboratórios de práticas e/ou estudos extraclasse. |
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HABILIDADES |
As habilidades serão desenvolvidas no decorrer das atividades práticas supervisionadas nos serviços de saúde (APSSS). O acadêmico terá acompanhamento de um supervisor durante a execução do cuidado integral ao ser humano adulto e ao adulto idoso, sendo o avanço de forma progressiva conforme as oportunidades vivenciadas pelo acadêmico. |
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ATITUDES |
Atitude e postura ética. Assiduidade. Pontualidade. Responsabilidade. Participação em sala de aula e em atividades supervisionadas em serviços de saúde. Interesse. Iniciativa. Ética. Companheirismo. Comprometimento. Equilíbrio emocional em situações difíceis. Zelo pelos materiais e equipamentos. Honestidade/sinceridade. Respeito. Apresentação pessoal e material de bolso. |
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OUTRAS |
As formas de avaliação serão: avaliações teóricas individuais; avaliação integrativa; atitudes; habilidades; seminários; postura ética; estudos extraclasse; iniciativa; participação em sala e APSSS (atividade prática supervisionada nos serviços de saúde). |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa² |
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|
1 |
A definir |
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Avaliação 1 |
01-05 |
x |
x |
x |
1 |
21/08/2025 |
x |
28/08/2025 |
||||
Avaliação 2 |
07-10 |
x |
x |
x |
|
02/10/2025 |
x |
09/10/2025 |
||||
Avaliação 3 |
13-15 |
x |
x |
x |
1 |
04/12/2025 |
x |
11/12/2025 |
||||
Avaliação 4: Estudo Extra Classe |
16-17 |
x |
x |
x |
1 |
18/12/2025 |
|
|
||||
APSS |
|
x |
x |
x |
5 |
17/12/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CUIDADOS críticos de enfermagem: uma abordagem holística. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2011. 1389 p. ISBN 9788527712675 |
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2 |
CINTRA, Eliane de Araújo; NISHIDE, Vera Médice; NUNES, Wilma Aparecida. Assistência de enfermagem ao paciente gravemente enfermo. 2.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2005. 671 p. ISBN 8573791446 |
|||||||||||
3 |
GOMES, Alice Martins. Enfermagem na unidade de terapia intensiva. 2. ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2004. 217 p. ISBN 8512121300 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BARROS, Alba Lucia Bottura Leite de. Anamnese e exame físico. 3. Porto Alegre ArtMed 2016. |
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2 |
CHEREGATTI, Aline; AMORIM, Carolina Padrão. Enfermagem em unidade de terapia intensiva. 2.ed. São Paulo: Martinari, 2011. 517p. ISBN 9788589788854 |
|||||||||||
3 |
GUIMARÃES, Deocleciano Torrieri (org.). Dicionário de termos médicos e de enfermagem. São Paulo: Rideel, 2002. 473 p. ISBN 9788533905252. |
|||||||||||
4 |
IRWIN, Richard S.; RIPE, James M. Manual de terapia intensiva. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. |
|||||||||||
5 |
KROGER, Marcia M. Araújo. Enfermagem em terapia intensiva: do ambiente da unidade à assistência ao paciente. São Paulo: Martinari, 2010. 432p. ISBN 9788589788748 |
|||||||||||
6 |
MARCIA M. ARAÚJO KRÖGER, Suzana Maria Bianchini, Acácia Maria Lima de Oliveira, Luciana Soares Costa Santos. Enfermagem em Terapia Intensiva: do ambiente da unidade à assistência ao paciente. São Paulo Martinari 2010 |
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7 |
MARTINS, Herlon Saraiva. Pronto-socorro: diagnóstico e tratamento em emergências. 2. ed.rev. e ampl. São Paulo: Manole, 2008 |
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8 |
MELTZER, Lawrence; PINNEO, Rose; KITCHELL, J. R. Enfermagem na unidade coronária: bases, treinamento, prática. São Paulo: Atheneu, 2001 |
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9 |
PEDREIRA, Larissa Chaves. Cuidados críticos em enfermagem. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 2016 1 recurso online |
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10 |
PORTELA, Cristina Rodrigues; CORREA, GladisTenenbojm. Manual de consulta para estágio em enfermagem. São Caetano do Sul: Yendis, 2007.. |
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11 |
SOARES, José Luiz Möller Flôres; LEITE, Veronica Ruttkay da Silva; PASQUALOTTO, Alessandro Comarú. Métodos diagnósticos: consulta rápida. Porto Alegre: Artmed, 2007. 1096 p. ISBN 8573078642 |
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obs: * 03 créditos teóricos (48hs sala e 12hs extraclasse), 03 créditos APSSS (60hs) |
Para a atenticação do plano de ensino |
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