UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Enfermagem - Cuidado de Enfermagem ao Adulto e Idoso Crítico - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Enfermagem

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem:Bacharel Par771/17

PROFESSOR

André Roberto Faria


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cuidado de Enfermagem ao Adulto e Idoso Crítico

0-18085

6

120


EMENTA

Cuidado de Enfermagem ao adulto, idoso e família em situações críticas. Cuidado de

Enfermagem em UTI e EMG. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver junto aos acadêmicos, competências, habilidades, conhecimento e atitudes necessárias no cuidado de enfermagem ao paciente grave nas situações de urgência/emergência e cuidado intensivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Conhecer o processo de trabalho da Unidade de Terapia Intensiva, Unidades de Pronto Atendimento e Portas de Entrada para Urgência e Emergência, segundo as portarias de Rede de Atenção às Urgências e Emergências; *Conhecer os princípios para o Cuidado/Assistência Pré-Hospitalar Móvel; *Desenvolver postura ética e sigilosa no enfretamento das situações críticas; *Reconhecer o traçado eletrocardiográfico identificando arritmias cardíacas básicas; *Compreender as circunstâncias da equipe de enfermagem frente as situações de urgência e emergência cardiovascular; *Conhecer e operar equipamentos de monitorização invasiva e ventilação mecânica invasiva e não invasiva; *Instrumentalizar os acadêmicos para a punção arterial e interpretação dos dados gasométricos; *Compreender a fisiologia dos agravos do sistema respiratório comuns no serviço de urgência, emergência e terapia intensiva; *Desenvolver assistência ventilatória com ênfase nos cuidados de enfermagem; *Conhecer os modos ventilatórios básicos e suas aplicabilidades *Conhecer e aplicar escala de avaliação neurológica e para vítimas de acidente vascular cerebral; *Conhecer testes para abertura do protocolo de morte encefálica *Reconhecer a complexidade dos cuidados aos pacientes nos diferentes estados de choque; *Compreender o cuidado de enfermagem no suporte nutricional avançado, controle glicêmico e distúrbios hidroeletrolíticos; *Construir algoritmos para cuidado de enfermagem segura aos pacientes com hemorragia digestiva, grande queimado e intoxicações exógenas; *Compreender as diretrizes estabelecidas para o tratamento da sepse *Contribuir para implantação de sistema de vigilância de riscos no SAMU, Emergência e UTI Adulto, oportunizando discussão de cultura de segurança do paciente entre as equipes de acordo com as metas do Programa SOS Emergência.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

*Introdução ao módulo
*Apresentação ementa
*Acolhimento em Situações Criticas
*Atendimento VIP (Volume, Infusão e Pressão)

4

2

*Cuidado de enfermagem nos agravos do sistema cardiovascular
* eventos mecânicos e elétricos;
*ECG: ondas, registro gráfico, cálculos e representações Infarto agudo do miocárdio.

3

3

* Parada Cardiorrespiratória: Suporte Básico e Avançado de Vida.

3

4

*Infarto Agudo do Miocárdio;
*Arritmias cardíacas: taquicardia e bradicardia; fibrilação atrial e ventricular; flütter atrial; bloqueio atrioventricular; assistolia.

3

5

* Monitorização hemodinâmica: PIC/PAI/PIA e Capnografia

2

6

Avaliação Teórica 1

2

7

Recuperativa da Avaliação Teórica 1

2

8

*Doenças Neurológicas (Hidrocefalia, AVC e Aneurismas);
*Cuidados de Enfermagem Pré e Intra-hospitalar.

3

9

*Cuidado de enfermagem ao Politraumatizado, Pré e Intra-hospitalar

3

10

*Morte Encefálica e manutenção do potencial doador;
*Segurança do paciente crítico.

3

11

Avaliação Teórica 2

2

12

Recuperativa da Avaliação Teórica 2

2

13

*Cuidado de enfermagem ao grande queimado

2

14

*Cuidados de enfermagem nos agravos do sistema respiratório;
*Distúrbio ácido básico, gasometria;
*Cuidado de enfermagem ao paciente em ventilação mecânica.

3

15

*Suporte nutricional avançado;
*Controle glicêmico do paciente grave;
*Distúrbios Endócrinos.

2

16

Choque
*Cuidado de enfermagem ao paciente em uso de drogas vasoativas.

2

17

Hemorragia digestiva
*Cuidado de enfermagem na Intoxicação exógena nas urgências.

2

18

Avaliação Teórica 3

2

19

Avaliação Recuperativa da Avaliação Teórica 3

2

20

Avaliação Integrativa

1

21

*Cuidado de enfermagem ao paciente em situações agudas e crônicas agudizadas

60

 

TOTAL DE HORAS

108 h


Estratégias:*Aula expositiva dialogada; *Dinâmica Interativa; *Exercícios escritos; *Sínteses reflexivas; *Estudo de caso; *Processo de enfermagem; *Debates e rodadas de discussão; *Dinâmica interativa; *Atividade prática com manuseio de manequim próprio; *Prova escrita pré-elaborada; *Atividade Prática Supervisionada em Serviços de Saúde (APSSS) - Emergências, UTI, SAMU.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O conhecimento será avaliado por meio de avaliações teóricas escritas e avaliações em serviços de saúde; nos trabalhos em grupos; estudos individuais, seminários e outros; durante a prática assistencial (momento em que o acadêmico deverá fazer a associação teoria x prática); acadêmico deverá realizar cuidado integral de enfermagem baseado nos princípios éticos e técnico-científicos adquiridos individualmente ou em grupo durante as: aulas teóricas, atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde (APSSS), em laboratórios de práticas e/ou estudos extraclasse.

HABILIDADES

As habilidades serão desenvolvidas no decorrer das atividades práticas supervisionadas nos serviços de saúde (APSSS). O acadêmico terá acompanhamento de um supervisor durante a execução do cuidado integral ao ser humano adulto e ao adulto idoso, sendo o avanço de forma progressiva conforme as oportunidades vivenciadas pelo acadêmico.

ATITUDES

Atitude e postura ética. Assiduidade. Pontualidade. Responsabilidade. Participação em sala de aula e em atividades supervisionadas em serviços de saúde. Interesse. Iniciativa. Ética. Companheirismo. Comprometimento. Equilíbrio emocional em situações difíceis. Zelo pelos materiais e equipamentos. Honestidade/sinceridade. Respeito. Apresentação pessoal e material de bolso.

OUTRAS

As formas de avaliação serão: avaliações teóricas individuais; avaliação integrativa; atitudes; habilidades; seminários; postura ética; estudos extraclasse; iniciativa; participação em sala e APSSS (atividade prática supervisionada nos serviços de saúde).

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

1

A definir

Avaliação 1

01-05

x

x

x

1

21/08/2025

x

28/08/2025

Avaliação 2

07-10

x

x

x

02/10/2025

x

09/10/2025

Avaliação 3

13-15

x

x

x

1

04/12/2025

x

11/12/2025

Avaliação 4: Estudo Extra Classe

16-17

x

x

x

1

18/12/2025

APSS

x

x

x

5

17/12/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CUIDADOS críticos de enfermagem: uma abordagem holística. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2011. 1389 p. ISBN 9788527712675

2

CINTRA, Eliane de Araújo; NISHIDE, Vera Médice; NUNES, Wilma Aparecida. Assistência de enfermagem ao paciente gravemente enfermo. 2.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2005. 671 p. ISBN 8573791446

3

GOMES, Alice Martins. Enfermagem na unidade de terapia intensiva. 2. ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2004. 217 p. ISBN 8512121300


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARROS, Alba Lucia Bottura Leite de. Anamnese e exame físico. 3. Porto Alegre ArtMed 2016.

2

CHEREGATTI, Aline; AMORIM, Carolina Padrão. Enfermagem em unidade de terapia intensiva. 2.ed. São Paulo: Martinari, 2011. 517p. ISBN 9788589788854

3

GUIMARÃES, Deocleciano Torrieri (org.). Dicionário de termos médicos e de enfermagem. São Paulo: Rideel, 2002. 473 p. ISBN 9788533905252.

4

IRWIN, Richard S.; RIPE, James M. Manual de terapia intensiva. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

5

KROGER, Marcia M. Araújo. Enfermagem em terapia intensiva: do ambiente da unidade à assistência ao paciente. São Paulo: Martinari, 2010. 432p. ISBN 9788589788748

6

MARCIA M. ARAÚJO KRÖGER, Suzana Maria Bianchini, Acácia Maria Lima de Oliveira, Luciana Soares Costa Santos. Enfermagem em Terapia Intensiva: do ambiente da unidade à assistência ao paciente. São Paulo Martinari 2010

7

MARTINS, Herlon Saraiva. Pronto-socorro: diagnóstico e tratamento em emergências. 2. ed.rev. e ampl. São Paulo: Manole, 2008

8

MELTZER, Lawrence; PINNEO, Rose; KITCHELL, J. R. Enfermagem na unidade coronária: bases, treinamento, prática. São Paulo: Atheneu, 2001

9

PEDREIRA, Larissa Chaves. Cuidados críticos em enfermagem. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 2016 1 recurso online

10

PORTELA, Cristina Rodrigues; CORREA, GladisTenenbojm. Manual de consulta para estágio em enfermagem. São Caetano do Sul: Yendis, 2007..

11

SOARES, José Luiz Möller Flôres; LEITE, Veronica Ruttkay da Silva; PASQUALOTTO, Alessandro Comarú. Métodos diagnósticos: consulta rápida. Porto Alegre: Artmed, 2007. 1096 p. ISBN 8573078642

obs: * 03 créditos teóricos (48hs sala e 12hs extraclasse), 03 créditos APSSS (60hs)

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