UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Enfermagem - Cotidiano de Enfermagem - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Enfermagem

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem:Bacharel Par771/17

PROFESSOR

Anne Caroline da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cotidiano de Enfermagem

0-18086

2

40


EMENTA

Reflexão e contribuição à transformação das práticas a partir da compreensão do processo

criativo e do uso imaginário na prática profissional de enfermagem. Enfrentamento das

questões inerentes a prática assistencial.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar ao estudante construir um novo olhar do processo criativo e do uso imaginário no desenvolvimento da prática cotidiana da enfermagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Favorecer a reflexão do estudante para que desenvolva o compromisso de que sua prática assistencial esteja aberta a novos conhecimentos e referenciais; - Estimular o debate e a reflexão do aluno na prática assistencial de enfermagem de modo humanizado; - Proporcionar o conhecimento do compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Cuidado Humano: Conceitos básicos

4

2

Compreensão e interpretação da comunicação como instrumento à prática assistencial em Enfermagem.



6

3

Perspectivas do cuidar/cuidado e do cuidador;
As dimensões e espaços do cuidado humano na Enfermagem;
Perspectiva do cuidado e não cuidado;
A ética do cuidar;
A estética do cuidar;
Enfrentamento das questões relacionadas a assistência de Enfermagem.

8

4

Os relacionamentos no cotidiano da Enfermagem;
O cotidiano de Enfermagem nas organizações de enfermagem hospitalar e saúde coletiva;

8

5

A família e a Enfermagem;
A dimensão psicológica da dor x perda x luto.

8

6

Análise do processo criativo e da imaginação na prática assistencial de Enfermagem.

6

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; PAL – Palestra; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

(Conhecimento) Comunicar-se de forma clara e objetiva oralmente e por escrito Visão sistêmica do conteúdo e coordenada de todo processo Raciocínio Lógico Capacidade de análise e síntese

HABILIDADES

(Psicomotora) Postura Corporal Organização Usar a Criatividade Ter senso investigativo

ATITUDES

Autocontrole, Comprometimento, Responsabilidade, Proatividade, Ética e Qualidade nas Relações Interpessoais.

OUTRAS

Pontualidade e frequência às aulas e atividades programadas. Leitura prévia da bibliografia indicada. Contribuição pertinente ao debate. Atitude ética perante o grupo. Curiosidade intelectual. 2 Avaliações Individuais com 1 Recuperação por Avaliação; Teatro; Trabalhos, Produções de Textos: Individual e em Grupo; Avaliação Integrativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5,6

x

x

x

1.0

30/10/2025

Avaliação Escrita

1,2

x

x

x

2.5

19/08/2025

x

02/09/2025

Avaliação Escrita

3

x

x

x

2.0

30/09/2025

x

14/10/2025

teatro

4,5,6

x

x

x

2.0

11/11/2025

Participações

1,2,3,4,5,6

x

x

x

2.5

02/12/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SILVA, Maria Júlia Paes da. Qual o tempo do cuidado@p0: humanizando os cuidados de enfermagem. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, Loyola editora, 2004. 180 p. ISBN 8515029987

2

WALDOW, Vera Regina. Cuidar: expressão humanizadora de enfermagem. Petrópolis: Editora Vozes, 2006. 190 p. (Série Enfermagem) ISBN 8532633110

3

ELSEN, Ingrid; MARCON, Sonia Silva; SILVA, Mara Regina Santos da. O viver em família e sua interface com a saúde e a doença. 2.ed. rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2004. 397 p. ISBN 8576280116


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MANUAL diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM 5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 948 p. ISBN 978-85-8271-088-3.

2

PARKES, Colin Murray. Luto: estudos sobre a perda na vida adulta. 2.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1998. 290p. ISBN 9788532306395

3

SILVA, Maria Júlia Paes da. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. 6. ed. São Paulo: Gente, 1996. 133 p. ISBN 85-7312-075-4.

4

SOUSA, Francisca Georgina Macêdo de; KOERICH, Magda Santos. Cuidar-cuidado: reflexões contemporâneas. Florianópolis: Papa-Livro, 2008. 109 p. ISBN 9788572911405

5

WALDOW, Vera Regina. O cuidado na saúde: as relações entre o eu, o outro e o cosmos. Petrópolis: Editora Vozes, 2004

6

ARANTES, Ana Claudia Quintana. A morte é um dia que vale a pena viver. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2016.

obs:

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