PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Caroliny Nunes Arruda, Keyse de Souza, Sonimary Nunes Arruda |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem II |
0-19880 |
4º |
8 |
160 |
EMENTA |
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Fundamentos teórico-práticos do cuidado de enfermagem: Semiologia e semiotécnica de enfermagem na atenção terciária de saúde. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Instrumentalizar o acadêmico para o cuidado integral de enfermagem ao ser humano, com base na semiologia e semiotécnica, com vistas a aquisição de competências teórico-práticas e ao desenvolvimento de uma postura ética e profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Identificar e aplicar as medidas de Biossegurança e Controle de Infecção Hospitalar; Identificar características anatômicas e fisiológicas do ser humano através do exame físico Adquirir conhecimentos sobre o cuidado integral de enfermagem nas eliminações vesicais (utilização de cateter vesical de demora e de alívio) Adquirir conhecimentos sobre Mecânica Corporal e Higiene e Conforto Adquirir conhecimentos sobre o cuidado integral de enfermagem nas eliminações intestinais (enemas, impactação fecal, cuidados com estomias) Aplicar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) Desenvolver o cuidado integral e humanizado de enfermagem ao ser humano hospitalizado com base nos fundamentos teórico práticos adquiridos, pautado em princípios éticos e técnico científicos. Adquirir habilidades e domínio teórico-prático na punção venosa de jugular externa Adquirir habilidades e domínio teórico-prático na punção arterial para gasometria Adquirir habilidades e domínio teórico-prático na realização de sutura simples |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
INTRODUÇÃO Á DISCIPLINA |
4 |
2 |
EXAME FÍSICO DO ADULTO |
20 |
3 |
CUIDADOS DE ENFERMAGEM NAS ELIMINAÇÕES VESICAIS- SONDAGEM VESICAL INTERMITENTE E DE DEMORA |
14 |
4 |
CUIDADO INTEGRAL DE ENFERMAGEM NAS ELIMINAÇÕES INTESTINAIS |
4 |
5 |
SEGURANÇA DO PACIENTE NA PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO – MECÂNICA CORPORAL E MOBILIZAÇÃO DO PACIENTE - |
14 |
6 |
PUNÇÃO VENOSA EM JUGULAR EXTERNA E PUNÇÃO ARTERIAL PARA GASOMETRIA |
20 |
7 |
SAE E EXPERIÊNCIAS DE CUIDADO NAS APSSS |
4 |
8 |
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE – APSSS |
80 |
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TOTAL DE HORAS |
160 h |
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Estratégias:Aulas expositivas dialogadas Seminários Estudos Pró-ativos em Laboratório de Práticas profissionais Aulas teórico práticas em LPP Vivências Práticas do Cuidado Integral no ambiente hospitalar Distribuição da Carga horária: 4 créditos em APSSS, 2 créditos teóricos e 2 créditos em LPP |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Os conteúdos serão avaliados através de: • avaliações teóricas escritas; • avaliações teórico-práticas em LPP; • durante a prática assistencial nos serviços de saúde(momento onde o estudante deve fazer a ligação da teoria com a prática; • trabalhos em grupo; • estudos individuais; • Rodas de conversa; • Outras estratégias propostas durante o semestre; O estudante deverá realizar cuidado integral de enfermagem baseado em princípios éticos e técnico-científicos adquiridos individualmente ou em grupo durante as aulas teóricas, atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde, em LPP e estudos extra-classe. |
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HABILIDADES |
Participação das discussões Desenvolvimento de atividades práticas nos LPPs e na APSSS com crescimento nas aptidões técnicas e destreza manual, respeito a semiotécnica do procedimento. Iniciativa, tomada de decisão, comunicação clara, assertiva e empática em LPP e APSSS Durante avaliações escritas demonstrar domínio da escrita gramatical e ortográfica correta, letra legível |
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ATITUDES |
• Participação ativa nas atividades desenvolvidas em sala de aula,LPP e APSSS Evitar consultas em material não permitido durante avaliações escritas. Iniciativa em buscar e trazer informações, novidades de conteúdos trabalhados e expor ao grupo Assiduidade, Pontualidade, Respeito e Comprometimento; Desenvolvimento de postura ética nas APSSS, com os colegas, orientadores, professores e profissionais dos campos de prática Atitude ética no desempenho das atividades práticas com os pacientes e família |
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OUTRAS |
• Avaliação Integrativa individual, integrando as demais disciplinas do semestre. • 16 horas de atividades complementares extra-classe, Estas atividades serão da seguinte forma: • 16 horas de estudos teórico práticos NOS LABORATÓRIOS DE PRÁTICA PROFISSIONAL – LPP- A frequência no LPP deverá ser comprovada através de assinatura na ficha individual de controle da Frequência próprio da disciplina, assinada pelo monitor ou funcionário responsável pelo LPP. Serão consideradas apenas as atividades devidamente comprovadas, e assinadas em única folha constando dia, ch e prática executada. A participação em estudos extra-classe no LPP deverá ser comprovada através de assinatura de presença no instrumento próprio da disciplina. E DEVERÁ SER ENTREGUE A PROFESSORA DA DISCIPLINA ATÉ DATA PREVISTA EM CRONOGRAMA, O NÃO CUMPRIMENTO DESTA , IMPLICARÁ EM DECRÉSCIMO DE 0,5 NA NOTA DA APSSS. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa² |
1-2-3-5-6-7 |
x |
x |
x |
1.0 |
30/10/2025 |
x |
13/10/2025 |
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Avaliação 1 – Teórico prática LPP – sondagem vesical de demora |
3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 2 – Teórico prática LPP – todas as práticas |
1-8 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
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Avaliação 4 – Roda de Conversa – SAE e experiências de Cuidado |
1-2-3-4-5-6-7-8 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 5 – Avaliação escrita individual – todos os conteúdos |
1-2-3-4-5-6-7- |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 6- seminário de mobilização e transferência |
5 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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APSSS |
1-2-3-4-5-6-7-8 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
POTTER, Patrícia A.; PERRY, Anne G. Grande tratado de enfermagem prática: clínica e prática hospitalar. 3.ed. São Paulo: Santos, 2005. 999 p. ISBN 8572881883 |
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2 |
TIMBY, Barbara K. Conceitos e habilidades fundamentais no atendimento de enfermagem. 6. ed.1.reimp. Porto Alegre: Artmed, 2002. 836 p. (Série enfermagem). ISBN 857307696-8. |
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3 |
KERRY H. CHEEVER.; KRISTEN J. OVERBAUGH; JANICE L. HINKLE. Brunner & Suddarth: Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 15. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2023. E-Book. ISBN 9788527739504. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788527739504. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
Teorias em enfermagem : instrumento para a prática |
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2 |
SOARES, Nelma Rodrigues. Administração de medicamentos na enfermagem 2004 / 2005: AME. 4. ed. rev. atual. São Paulo: SENAC SP, 2004. 619 p. ISBN 8573592907 |
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3 |
BARROS, Alba Lucia Botura Leite de; ANDRIOLO, Adagmar; ISABELLA, Adriana Paula Jordão; SÁ, Ana Cristina de. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. Porto Alegre: Artmed, 2003. 272 p. ISBN 8573078693 |
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4 |
ALBA L. B. L. BARROS. Anamnese & exame físico. 4. Porto Alegre: Artmed, 2021. E-Book. ISBN 9786558820284. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786558820284. |
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5 |
SEIDEL, Henry M. Et al. Mosby guia de exame físico. 6.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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