PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Sandra Regina de Mello |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Farmacologia II |
0-19879 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Drogas anti-inflamatórias, Drogas Antimicrobianas, Drogas do SNC, Drogas Gastrointestinais, Drogas Sistema Pulmonar. Drogas Cardiovasculares. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender o mecanismo de ação, indicações, contra indicações, reações adversas e as interações medicamentosas das classes terapêutica abordadas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender o mecanismo de ação dos principais fármacos e suas ações fisiológicas. Agrupar os principais grupos de fármacos de acordo com suas propriedades farmacológicas e ação específica nos diversos sistemas. Indicar a natureza da aplicação terapêutica de cada grupo de fármacos/drogas. Averiguar os critérios utilizados para formulação da posologia e sua relação com o tratamento. Conhecer a importância da farmacologia na prática da enfermagem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino/ metodologia / Avaliação |
2 |
2 |
Fármacos que atuam como antimicrobianos |
6 |
3 |
|
6 |
4 |
Fármacos que atuam na função Gastrointestinais: |
6 |
5 |
Fármacos que atuam na função Respiratória |
4 |
6 |
Fármacos que atuam na função Cardiovascular: cardiotônicos, anti-hipertensivos, diuréticos e anticoagulantes. |
8 |
7 |
Fármacos que atuam o Sistema Nervoso Central(SNC): sedativos, ansiolíticos, anticonvulsivantes, antidepressivos, neurolépticos e opioides. |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 04 horas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo Dirigido com leitura e interpretação de textos/casos clínicos referente as unidades 2,3,4,5 e 6. |
Estratégias:Aula expositiva dialogada, Estudo Dirigido, Estudo de Caso, Estudo de Texto |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A avaliação do desempenho dos acadêmicos será realizada nas atividades proposta, através de avaliações (objetivas e discursivas), Estudo de Caso (Problem-Based Learning - PBL), Estudos Dirigidos, seminários, TBL (Aprendizagem Baseada em Equipes) verificando-se o domínio e compreensão conceitual. |
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HABILIDADES |
Estabelecer correlação entre a teoria e prática. Identificar problemas e formular questionamentos pertinentes. Desempenho da devolutiva das atividades encaminhadas pela professora. |
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ATITUDES |
Assiduidade, pontualidade e responsabilidade e autonomia nos trabalhos individuais e em grupos. |
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OUTRAS |
Resolução nº 619 , de 16 de dezembro de 2024.Normatiza a Justificativa de Falta, a Avaliação Fora de Prazo e a Concessão de Licença no âmbito do Ensino de Graduação da Uniplac. Art. 1º Os pedidos de Justificativa de Falta, Avaliação Fora de Prazo e Concessão de Licença, das atividades acadêmicas obrigatórias e não obrigatórias, deverão ser requeridos pelo discente ou terceiro por ele autorizado no portal do aluno, no prazo de 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao dia da falta, do dia da avaliação ou do início da licença, sob pena de indeferimento. A data da Avaliação Fora de Prazo /2ª chamada será marcada pela professora, respeitando sua disponibilidade de horário segundo os critérios e normas da Universidade. Atenção para as faltas!! Serão justificadas no prazo de 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao dia da falta, do dia da avaliação ou do início da licença, sob pena de indeferimento (Resolução nº 619/2024). Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 10 faltas). Fiquem atentos para os critérios de arredondamento das notas pelo sistema. Não será realizado qualquer “ajuste” de nota. Média final para aprovação: 7,0. "Em conformidade com as leis de direitos autorais( Lei nº 9.610/98), fica expressamente proibida filmar, fotografar ou captar a voz sem autorização do professor durante a aula." |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
30/10/2025 |
|
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Estudo Dirigido 1 |
2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 01: (objetiva/discursiva) |
2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Estudo Dirigido 2 |
4,5 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02: (objetiva/discursiva) |
4,5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Estudo Dirigido 3 |
6,7 |
x |
x |
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03: (objetiva/discursiva) |
6,7 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CRAIG, Charles R.; STITZEL, Robert E. Farmacologia moderna com aplicações clínicas. 6.ed Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2011. 815 p. ISBN 8527709716 |
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2 |
BRUNTON, Laurence L. (org.). As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman. 12. ed. Rio de Janeiro: AMGH, 2012. 1821 p. ISBN 978-85-8055-116-7. |
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3 |
KATZUNG, Bertram G.; TREVOR, Anthony J. Farmacologia básica e clínica. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017. 1202 p. ISBN 978-85-8055-596-7. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ASPERHEIM, Mary Kane. Farmacologia para enfermagem. 9.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2004. 256 p. ISBN 8527708507 |
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2 |
HOWLAND, Richard D. Farmacologia ilustrada. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2007. 551 p. ISBN 9788536307435 |
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3 |
JACOB, Leonard S. Farmacologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. |
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4 |
RANG, H. P.; DALE, M. M.; RITTER, J. M.; FLOWER, R. J. Rang & Dale: farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. |
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5 |
SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. |
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obs:Os conteúdos apresentados em aula (slides), textos para leitura e estudos, questões para aprendizagem do conteúdo e outros estarão disponíveis na plataforma do Google Classroom da disciplina.Código da turma: vfe6wp5r |
Para a atenticação do plano de ensino |
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