PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem - Bacharelado Par042/22 |
PROFESSOR |
Bruna Andersen Pereira de Jesus |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Microbiologia Geral e Imunologia |
0-19280 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Morfologia, citologia e fisiologia das bactérias e fungos. Morfologia e dependência metabólica dos vírus. Fenômenos genéticos das bactérias e vírus. Ecologia geral dos microrganismos. Agentes antimicrobianos. Imunidade inata e adaptativa. Imunidade celular e humoral. Tecidos e órgãos. Linfóides. Antígeno. Anticorpo. Cooperação celular. Sistema fagocitário mononuclear. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer os aspectos morfológicos, fisiológicos, citológicos de bactérias, vírus e fungos. Conhecer o mecanismo de Imunidade inata a adaptativa e as reações de hipersensibilidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Reconhecer as bactérias em relação a sua forma, princípios de nutrição, crescimento, obtenção de energia, alteração genética, influências ambientais, as características macro e microscópicas e os mecanismos dos agentes antimicrobianos. Compreender o metabolismo, patogênese e a ecologia dos fungos. Compreender as características dos vírus e os mecanismos de patogenicidade viral. Conhecer a Imunidade inata e adaptativa. Conhecer dos mecanismos de defesa do organismo com a finalidade de proteção contra doenças infecciosas. Compreender os mecanismos de Hipersensibilidade, o aparecimento de efeitos sistêmicos durante o processo inflamatório. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino. Introdução à Bacteriologia Básica. Morfologia, citologia, fisiologia, metabolismo e genética bacterianos. Microbiota normal de pele e mucosas. Mecanismos de patogenicidade bacteriana e defesas do hospedeiro. Cultura bacteriana. |
20 |
2 |
Micologia: Biologia geral dos fungos. |
12 |
3 |
Virologia. Biologia geral dos vírus. Características físico-químicas dos vírus. Principais viroses de interesse clínico (rubéola, caxumba, sarampo, hepatite, AIDS, raiva, citomegalovírus). Vírus patogênicos. Vírus carcinogênicos. |
8 |
4 |
Imunologia (Infecção e resistência). |
20 |
5 |
CONTEÚDO TEÓRICO-PRÁTICO: |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
As aulas ocorrerão de forma presencial seguindo as regras principais: - O acesso ao classroom deverão ser feitos EXCLUSIVAMENTE via e-mail institucional, não pessoal. - O contato com a professora será feito EXCLUSIVAMENTE via google classrrom e e-mail; portanto, não serão respondidas mensagens via WhatsApp ou qualquer outro canal de comunicação não oficial/institucional. - As devolutivas serão realizadas no mesmo dia da prova após sua correção. - É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. - A média final para aprovação é de 7,0. A frequência é de acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (20 faltas disciplinas de 04 créditos), com 60 presenças. - Não serão feitos AJUSTES de nota no final do semestre, o sistema tem próprios critérios de arredondamento que serão seguidos. - É proibido estar de posse bem como utilizar o telefone celular durante as avaliações. - As avaliações de recuperação ocorrerão entre 7 e 15 dias após a prova em data já agendada neste plano de ensino, por esse motivo é importante que os alunos estejam presentes ou acessem a correção/devolutiva das avaliações. - Avaliação fora de prazo só será disponibilizada para os alunos que solicitarem através da central de atendimento dentro do prazo previsto para tal (no máximo 10 dias corridos) sendo que será agendada fora do horário de aula conforme a disponibilidade de horários da professora. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A avaliação do desempenho dos acadêmicos será realizada através de provas escritas, e/ou laboratorial e estudos dirigidos. Domínio de conteúdo. |
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HABILIDADES |
Estabelecer correlação entre a teoria e prática. Identificar problemas e formular questionamentos pertinentes. Comunicação ativa no grupo. Desempenho nas apresentações de trabalhos e debates. |
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ATITUDES |
Interesse; Responsabilidade; Autonomia nos trabalhos individuais; Observação; Participação na elaboração nos trabalhos dirigidos, seminários e nos exercícios em aula e participação durante as aulas teóricas e práticas. Pontualidade e assiduidade registrada em diário de classe, o respeito ao professor e aos colegas. Em relação ao uso de computador, celular, tablet: somente deverão ser usados para fins didáticos. Devem permanecer em modo silencioso. Nas avaliações (provas, seminários etc.), os aparelhos devem ser desligados. |
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OUTRAS |
Caso o aluno perca alguma prova escrita, amparados na legalidade dos fatos, poderão recorrer ao protocolo e solicitar parecer favorável por parte da professora e da coordenação de curso. A data da 2ª chamada será marcada pela professora, respeitando sua disponibilidade de horário |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
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1.0 |
30/10/2025 |
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Avaliação 1 |
1 |
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|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
2 e 3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 3 |
4 e 5 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Seminário |
3 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
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Trabalhos em sala, relatórios de aulas práticas, Desenvolvimento e participação nas aulas |
Todas |
|
|
|
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BLACK, Jacquelyn G. Microbiologia: fundamentos e perspectivas. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2002. 829 p. ISBN 8527706989. |
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2 |
BRAUDE, Abraham. Microbiologia clínica. Buenos Aires: Editorial Médica Panamericana S/a, 1984. 972 p. |
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3 |
STITES, Daniel P.; TERR, Abba I. Imunologia básica. Rio de Janeiro: Prentice Hall Regents, 1992. 187 p. ISBN 8570540396 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BERDELL R. FUNKE.; CHRISTINE L. CASE; DEREK WEBER; WARNER B. BAIR III; GERARD J. TORTORA. Microbiologia. 14. Porto Alegre: Artmed, 2025. E-Book. ISBN 9786558822585. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786558822585. |
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2 |
KONEMAN, Elmer W.; WINN, Washington C et al. Koneman diagnóstico microbiológico: texto e atlas colorido. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 1565p. ISBN 9788527713771. |
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3 |
JAWETZ, Ernest; MELNICK, Joseph L.; ADELBERG, Edward A. Microbiologia médica. 21. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 611 p. ISBN 0838563163. |
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4 |
ABBAS, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H.; PILLAI, Shiv. Imunologia: celular e molecular. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 564 p. ISBN 9788535222449 |
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5 |
CAMPBEL, Iphis; MARQUES, Silvio Alencar; RUIZ, Ligia Rangel B.; SOUZA, Valéria Maria de; ZAITZ, Clarisse. Compêndio de micologia médica. São Paulo: Medsi, 1998. 434 p. ISBN 8571991650 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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